|
|
|
|
Boa noite! |
Desta vez trago-lhe não um, não dois, mas três novos modelos da Renault que vão chegar ao mercado nacional já em Setembro. É certo que a marca francesa tem vindo a registar um interesse crescente pelo Zoe, 100% eléctrico, mas a estratégia é levar a electrificação para os segmentos com maior procura. E assim, de uma assentada, tive oportunidade de conduzir os novos Clio E-TECH Hybrid, Captur E-TECH Plug-in Hybrid e Mégane E-TECH Plug-in Hybrid, todos eles a usufruir da magia da Fórmula 1 para maximizar a eficiência e impor frugalidade. Se está interessado em gastar apenas 3,5l/100 km, por exemplo, e ter um carro com uma das mais inovadoras caixas do mercado (com 15 velocidades), encontra aqui um registo das minhas primeiras impressões ao volante, o que achei da dita caixa e, como não poderia deixar de ser, consumos e preços. |
Nem tudo são boas notícias, pois a marca que produz as melhores jantes do mundo faliu (pela terceira vez) e há cinco construtores de automóveis na lista das 10 empresas mais endividadas, sendo praticamente garantido que as contas vão piorar ainda mais por causa da pandemia. |
Para os lados da Tesla, também há novidades boas e menos boas. Os Model S e X já recarregam a 250 kW e o Modo Sentinela voltou a ser decisivo para resolver um crime, agora ajudando a recuperar um Porsche roubado. Porém, a tecnologia do fabricante norte-americano continua a ser questionada: o cerco ao Autopilot estendeu-se ao Reino Unido, depois de um tribunal alemão ter dado razão a uma associação da indústria germânica, considerando abusivos alguns dos anúncios ao referido sistema de condução semiautónoma. Isto na mesma Alemanha que se está a posicionar para ser a primeira nos automóveis autónomos… |
A terminar, dois Ford que estão a dar que falar: o Mustang Mach-E voltou a surpreender – até assusta com a brutalidade de 1400 cv e sete motores eléctricos – e o Bronco continua a despertar reacções. Os chineses, com uma rapidez em nada equiparada à criatividade, já estão a tratar da cópia e a Jeep respondeu com um Wrangler de 450 cv e o lembrete de que a versão PHEV está a caminho. Em vez de disparar em duas direcções, talvez lhe bastasse apenas apontar para baixo. É que, ironicamente, o Bronco monta pneus… Wrangler. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Maserati
|
|
Finalmente, a Maserati revelou o seu primeiro modelo electrificado. O Ghibli Hybrid oferece 330 cv, atinge 255 km/h e os 100 km/h em 5,7 segundos, mas consome apenas 8,5 litros, uma redução de 23%.
|
|
|
|
Jeep
|
|
Depois de algumas afirmações e de outras tantas insinuações, por parte da Ford, a Jeep mostra até onde pode ir o Wrangler. Ei-lo com um V8 de 450 cv, que o leva de 0-100 km/h em menos de 5 segundos.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A nova versão do Mercedes AMG GT, o Black Series, extrai 730 cv do motor 4.0 V8 biturbo, o que lhe permite atingir 325 km/h. Mas a imensa asa traseira e o "splitter" frontal prometem-lhe outros voos.
|
|
|
|
Jeep
|
|
Com os novos Defender e Bronco a caminho, a Jeep faz questão de manter o Wrangler na crista da onda. Daí que, depois do Rubicon 392 Concept, com motor V8, venha agora promover a versão PHEV.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Ford
|
|
A Ford ainda não começou a entregar o Mustang Mach-E, o seu primeiro veículo eléctrico, mas isso não impede o fabricante de continuar a mostrar versões mais apimentadas para promover a imagem do SUV.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes está a preparar-se para lançar no mercado o seu EQS, a berlina eléctrica correspondente ao Classe S a combustão. A surpresa tem a ver com a autonomia, que o CEO afirma que rondará 700 km.
|
|
|
|
BMW
|
|
O cobalto é uma das matérias-primas essenciais para a fabricação de células de iões de lítio, sem as quais os planos para a mobilidade eléctrica ficam em risco. BMW volta-se para Marrocos e Austrália.
|
|
|
|
|
Vendas
|
|
A venda de automóveis em Portugal anda pelas ruas da amargura, tendo caído 48,2% nos primeiros seis meses de 2020. Mas não os eléctricos, que “tropeçaram” apenas 6,4%. Sabe quem mais vendeu?
|
|
|
|
Dacia
|
|
A Dacia comercializará em breve o eléctrico mais barato do mercado, mas as imagens enviadas para o registo de patentes revelam as formas definitivas do Dacia Spring, com base no Renault K-ZE City.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Skoda
|
|
Além de treinar alunos, a Academia da Skoda serve para recrutar os que revelam mais potencial. Este ano, a marca checa deu-lhes um Scala para trabalhar e recebeu um descapotável com nome de bicicleta.
|
|
|
|
Porsche
|
|
Ninguém aprecia chegar ao local onde deixou o carro estacionado e descobrir que foi roubado. A única coisa que pode ajudar a elevar a moral é uma ajuda de um bom samaritano, que o traga de volta.
|
|
|
|
Cupra
|
|
O novo Cupra Leon Competición fez a sua estreia este fim-de-semana no campeonato TCR italiano. Entregue a Salvatore Tavano, o modelo construído pela Cupra Racing Factory venceu a prova inaugural.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Ford
|
|
Os fabricantes de automóveis chineses são conhecidos, entre outras razões, por não se inibirem de copiar o que de melhor se faz fora de portas. O Bronco nem aqueceu o lugar e já tem réplica na forja.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
As jantes da BBS até poderiam nem ser as melhores do mundo, mas são decididamente as mais conhecidas, as mais belas e as mais reputadas. Nem isso salvou a empresa da falência, vítima da pandemia.
|
|
|
|
|
MINI
|
|
Imagine-se a receber o carro dos seus sonhos, em pleno período de confinamento. Resistiria a pô-lo à prova, tratando-se de um John Cooper Works GP com 306 cv? Este proprietário sucumbiu à tentação.
|
|
|
|
Ford
|
|
Nova acha na fogueira da rivalidade entre Bronco e Wrangler. O primeiro esteve ausente tempo suficiente para o segundo ter pneus com o seu nome. E há coisas que não se apagam, mesmo que a Ford peça.
|
|
|
|
|
|
|
|