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Será difícil, muito difícil, encontrar quem não aprecie superdesportivos. O roncar do motor, a silhueta esguia, a curta distância ao solo… Enfim, esta é uma paixão que facilmente nos conquista e que anima discussões entre entusiastas. Contudo, o que não se discute é que os superdesportivos só são dignos do “super” porque são um autêntico concentrado de tecnologia, em que nada é deixado ao acaso, do peso à escolha dos materiais para o chassi e carroçaria, da aerodinâmica à motorização. |
Ora, num modelo que custa umas boas centenas de milhares de euros, que oferece potência a rodos, um comportamento eficaz e uma estética que vira cabeças à sua passagem, qual é a justificação para não ter uma caixa com marcha-atrás? Se ouviu a última edição da Operação Stop, já sabe que é precisamente isto que acontece com o recém-apresentado McLaren Artura e com o Ferrari SF90 Stradale. O tema justifica uma exploração mais profunda, pelo que neste artigo explico por que razão, com esta estranha opção, é mais o que se ganha do que o que se perde. |
A Bugatti, que está num patamar acima da McLaren e da Ferrari (o dos hiperdesportivos), ainda não abraçou a electrificação e essa poderá ser uma das razões que levam a Volkswagen a ponderar vendê-la aos croatas da Rimac. A decisão será tomada em breve e beneficiaria a Porsche que, por sua vez, deve ser lançada em bolsa para que a Volkswagen obtenha o financiamento de que precisa para avançar com a sua ofensiva eléctrica. Isto porque as novidades a bateria do conglomerado alemão sucedem-se a grande ritmo, sendo a última o ID.5, um ID.4 com ar de coupé. |
A Cupra, o mais jovem construtor a integrar o grupo alemão, está num claro momento de afirmação. E a prova disso é que, de uma assentada, apresentou o novo Formentor VZ5 com 390 cv e mergulhou na indústria náutica com um barco de 8,5 metros – o que até nem surpreende, considerando que o iate eléctrico que a VW vai fazer tem design Cupra. |
A semana foi recheada de novidades, em termos de produto, como pode confirmar abaixo. Mas há dois que merecem destaque pelo potencial que encerram: os novos Nissan Qashqai e Ioniq 5. Pelo que foi revelado, o Hyundai reúne bons argumentos para triunfar entre os eléctricos. Mas, até lá, é bom que a marca resolva o problema das baterias que podem arder. E também a BMW está com o mesmo problema no Série 3, o que vai obrigar à chamada à oficina de 545 mil carros na Europa. |
A terminar, recordo que está a decorrer a votação da 3.ª categoria nos Prémios Auto Observador 2021, reservada a novidades entre 30.000€ e 37.000€. São muitas e cabe-lhe a si eleger a que merece ser distinguida, podendo com o seu voto habilitar-se a ganhar um carro novo. |
Até para a semana, sempre aqui. |
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A semana em marcha-atrás
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Nissan
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A Nissan revelou o seu novo Qashqai, SUV que cresce, melhora em espaço, equipamento e sistemas de ajuda à condução. Não há diesel e os motores são apenas dois, um deles muito "estranho".
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Citroën
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Para combater modelos como o Renault Captur e o Peugeot 2008, a Citroën renovou o C3 Aircross. As mexidas são particularmente evidentes na frente, mas o conforto e o equipamento não foram esquecidos.
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Hyundai
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O Kauai, um dos modelos mais populares da Hyundai entre nós, está mais apetecível. A estética foi renovada, há mais equipamento e as mecânicas são mais eficientes. Mas as surpresas não ficam por aqui.
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SEAT
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O Leon, um dos modelos mais populares da Seat, aposta em todos os tipos de combustível, da gasolina ao diesel, sem esquecer os PHEV. Mas não abre mão do gás natural, a solução mais económica.
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Honda
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O construtor japonês revelou a 3ª geração do HR-V, SUV compacto que será exclusivamente proposto como híbrido não recarregável. Promete um espaço interior líder no segmento e chegará no final de 2021.
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Renault
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A Renault reforça a lista de argumentos do Captur com a introdução da linha R.S. Line, sinónimo de um “look” mais desportivo, por dentro e por fora. Com um ar mais radical, é proposto desde 24.980€.
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Em modo eléctrico
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Hyundai
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A Hyundai apresentou o seu novo Ioniq 5. É atraente, maior do que parece, possui “frunk”, versão 4x2 ou 4x4 e uma distância entre eixos enorme para privilegiar a habitabilidade. Chega no final do ano.
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Daimler
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A Mitsubishi Fuso, que fabrica os camiões eléctricos eCanter, já comercializou 200 destes veículos, a maioria produzida em Portugal, no Tramagal. Muitos rumam ao Japão, Europa e EUA.
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Citroën
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O pequeno Citroën Ami, o eléctrico com apenas 2,41 m de comprimento e 485 kg de peso, que deverá ser proposto por um preço próximo dos 6.900€, vai chegar a Portugal no 2º trimestre de 2021.
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Vendas
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A Peugeot liderou folgadamente o mercado dos veículos eléctricos no primeiro mês do ano. Com quase o dobro do segundo classificado do ranking, a Renault, a Peugeot teve no 2008 o seu principal trunfo.
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Volkswagen
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Depois de lançar o ID.4, o SUV eléctrico de características mais familiares que já está à venda entre nós, a VW anuncia o arranque da produção do ID.5, a versão com ar de coupé do mesmo modelo.
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Muito à frente
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Supercarros
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Depois de lançar o Murray T.50 de estrada e a versão T.50s só para pista, o engenheiro de F1 apresenta o T.50s Niki Lauda, que está limitado igualmente aos circuitos, mas é ainda mais radical.
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Aston Martin
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O novo CEO da Aston Martin fez questão de perceber o que torna o Valkyrie, o hiperdesportivo com 1176 cv, um dos mais aguardados do momento. Testou-o em pista e revelou quando será entregue.
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Cupra
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A Cupra vai passar a oferecer uma versão mais musculada do Formentor. O VZ5, de Veloz com 5 cilindros, monta um motor turbo com 2,5 litros e alia à estética mais desportiva 390 cv.
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Cupra
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A Cupra é a marca de desportivos da Seat, sempre com veículos de quatro rodas. Agora aposta decididamente em saltar da estrada para as ondas, propondo embarcações com o mesmo espírito.
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Toyota
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A empresa afirmou esperar que a infraestrutura sirva "para criar um ambiente em que se desenvolvam oportunamente invenções com o potencial de resolver problemas sociais".
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Ponha os olhos nisto
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BMW
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A BMW volta a estar a braços com riscos de incêndio em alguns dos seus veículos. Depois do que aconteceu há 3 anos nos EUA, a crise chega agora à Europa, com um recall de 545.000 unidades do Série 3.
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KIA
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Apesar do tema parecer ter saído de um (mau) filme de James Bond, a realidade é que alguém se apossou de uma série de dados da marca sul-coreana e diz que só os devolverá em troca de 17 milhões.
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Segurança
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Dezenas de milhares de carros eléctricos da Hyundai deverão ser chamados à oficina para substituir a bateria, devido a risco de incêndio espontâneo. A informação é avançada pelos media sul-coreanos.
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Ferrari
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Vettel foi piloto da equipa de F1 da Ferrari durante seis anos, tendo chegado ao fim de 2020 sem campeonatos e com apenas 14 vitórias. Agora que muda para a Aston Martin, vendeu os Ferrari (e não só).
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Tesla
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A autoridade alemã que controla os transportes rodoviários, a KBA, anunciou uma chamada global à oficina de 12.300 unidades do Model X. O objectivo é substituir uma peça colada ao tejadilho.
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