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Agora que o Natal está à porta, a Dacia coloca no sapatinho uma prenda para aqueles que não são de pedir muito, mas gostam de ter tudo o que é essencial – indo até para além disso. O Sandero, que já é um sucesso de vendas entre nós, apresenta-se numa nova geração com argumentos a que será difícil resistir: por fora, tem um look mais crossover; a bordo, há mais tecnologia e um evidente salto na qualidade percebida. Mas se tudo isto é de saudar, o melhor – certamente, na perspectiva dos potenciais compradores – é que os preços continuam imbatíveis. Tivemos um primeiro contacto com o crossover romeno, pouco antes da abertura das encomendas em Portugal, e reunimos neste artigo aqueles que consideramos ser os seus maiores trunfos e, aquele que, antecipamos, poderá vir a ser o problema – não para a Dacia, mas para a Renault. |
Os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway vão chegar no final de Janeiro, mês este em que haverá outra novidade a mexer com o mercado. Trata-se da integração da Seat e da Cupra na SIVA, que assim passará a representar oito marcas do Grupo Volkswagen em Portugal, não estando previsto que a operação afecte concessionários. |
A semana ficou ainda marcada pela (renovada) confirmação de que os veículos eléctricos estão cada vez mais no foco dos construtores. A prova disso passa pela Mercedes que, no horizonte de dois anos, vai apresentar meia dúzia de novos modelos exclusivamente a bateria. A Volvo, por seu turno, fez saber que vai investir 680 milhões de euros para produzir motores eléctricos. |
Já a Volkswagen, que foi das primeiras a “mergulhar de cabeça” na ofensiva puramente eléctrica, pode daí retirar algumas vantagens sobre a concorrência. No imediato, porque a família ID. do fabricante de Wolfsburg não se pode queixar da procura – basta ver que o ID.4 First Edition, que vai chegar a Portugal para o ano, já esgotou. A prazo, porque a gama está desenhada para “atacar” primeiro os segmentos com maior potencial de vendas, mas a intenção da marca é fazer-se representar em todos – entrando, inclusivamente, no território do BMW i4 e do Mercedes EQE. E, lá mais para frente, convém ter presente que o construtor alemão conta tirar proveito do investimento que fez na QuantumScape, duplicando a autonomia dos seus eléctricos. Ainda há pontos por esclarecer a este respeito, da mesma forma que o anúncio da Toyota e das suas baterias sólidas, capazes de recarregar em 10 minutos, também continuará a ser um tema para acompanhar. |
Nos próximos tempos, os fãs dos motores de combustão podem preparar-se para o pior, pois já há quem vaticine a morte dos blocos térmicos com a entrada em vigor da norma Euro 7. Nada que impeça a Bugatti de manter vivo, “o máximo tempo possível”, o glorioso W16 que monta no Chiron: é que, afinal, polui menos que os VW Golf… Seja como for, não há dúvida que o presente da marca francesa para animar esta quadra não podia ser melhor – está bem à vista, mas longe da mão. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Supercarros
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Ambicionando o título de hiperdesportivo de produção em série mais veloz do mundo, eis o Hennessey Venom F5. Tem 1842 cv, classificação de tornado no nome e vai de 0-200 km/h em menos de 5 segundos.
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Maserati
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Maserati e Ferrari têm (em parte) donos comuns e são ambos fabricantes de desportivos com as sedes separadas por 16 km. Mas daí a dois MC20 rodarem em Fiorano, a pista da Ferrari, vai um grande passo.
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Toyota
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A Toyota concebeu um desportivo a partir de um pequeno utilitário, com apenas 4 metros. Equipou-o com um motor de 261 cv e tracção integral, para o aproximar de um carro de ralis. E conseguiu.
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Jaguar
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A marca do felino assinala o 60º aniversário de um dos seus automóveis mais emblemáticos, o E-Type, modelo icónico muito apreciado entre coleccionadores. Há nova edição especial com base no F-Type R.
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Em modo eléctrico
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Tesla
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A Tesla anunciou a interrupção da produção dos Model S e Model X durante 18 dias. O motivo não foi avançado, pelo que não falta quem espere a introdução de algumas modificações nos topo de gama.
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Mercedes-Benz
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A Mercedes está pronta a iniciar a produção da nova gama de veículos eléctricos. Nos próximos dois anos vão ser seis os modelos que vão chegar ao mercado, fabricados de ambos os lados do Atlântico.
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SEAT
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A Seat arrancou com a produção da sua primeira moto eléctrica, a MÓ eScooter 125, fabricada em colaboração com a Silence. Chega a Portugal no segundo semestre de 2021, anunciando 137 km de autonomia.
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Volkswagen
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O ID.4, o SUV eléctrico da VW, chega a Portugal só no início de 2021, mas todas as unidades da First Edition alocadas ao nosso país já têm dono. Possuem uma bateria de 77 kWh e 520 km de autonomia.
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Hyundai
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Ioniq é a nova marca eléctrica da Hyundai e o futuro Ioniq 5 será o seu primeiro modelo da nova vaga. Surgirá já no início de 2021, promete muitas novidades e será baseado no protótipo EV 45.
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Muito à frente
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Toyota
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A Toyota, a marca que mais vende no mundo, é líder nos híbridos, mas figura entre as mais atrasadas nos eléctricos. Daí a surpresa ao anunciar um SUV com baterias sólidas que carrega em 10 minutos.
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Segurança
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O Euro NCAP revelou os resultados dos últimos sete veículos que submeteu a "crash tests", para determinar a protecção que fornecem aos ocupantes. Cinco obtiveram pontuação máxima, dois ficaram aquém.
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Tech Auto
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A QuantumScape é dos fabricantes de baterias de que mais se fala. Esta semana afirmou que estará em condições de lançar no mercado as primeiras baterias sólidas em 2025. E a VW conta com elas.
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Ponha os olhos nisto
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Bugatti
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O Natal despertou o lado negro da Bugatti. Para animar a época em tempo de pandemia, a marca pôs na rua, ao alcance de todos, o carro mais caro do mundo, La Voiture Noire - uma "prenda" de 11 milhões.
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Ambiente
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A norma Euro 7 será implementada em breve. Muitas marcas acreditam que o grau de exigência, em relação às emissões, tornará os custos dos motores de combustão proibitivos, a ponto de acabar com eles.
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Bugatti
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O responsável pela Bugatti admite a electrificação a prazo do seu hiperdesportivo, mas não acredita num Chiron 100% eléctrico nesta década. Tanto mais que polui menos do que o VW Golf.
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Bugatti
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O Bugatti Chiron, provavelmente o melhor automóvel do mundo em potência, complexidade e luxo, exige 2,5 milhões de euros, antes de impostos. Mas não consegue evitar alguns defeitos… complicados.
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Tesla
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A pedido dos ambientalistas, os tribunais alemães suspenderam a construção da fábrica da Tesla em Berlim, para não incomodar as cobras em hibernação. Mas os trabalhos já foram retomados.
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