O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters

    Últimas

  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Fact Check

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Prémios Auto 2021

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Explicadores
  • Especiais
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2021 Observador

214kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

  • Newsletters /
  • Auto
Subscrever

Melhor que nunca e com um preço-canhão. Os trunfos (e o problema) do novo Dacia Sandero

17 Dez 2020, 07:09
Rádio Observador
Ver no browser
Observador
Observador

Auto

Fotografia de Alfredo Lavrador
Alfredo Lavrador
Jornalista
Quinta, 17 Dez 2020
Foto da Newsletter

Agora que o Natal está à porta, a Dacia coloca no sapatinho uma prenda para aqueles que não são de pedir muito, mas gostam de ter tudo o que é essencial – indo até para além disso. O Sandero, que já é um sucesso de vendas entre nós, apresenta-se numa nova geração com argumentos a que será difícil resistir: por fora, tem um look mais crossover; a bordo, há mais tecnologia e um evidente salto na qualidade percebida. Mas se tudo isto é de saudar, o melhor – certamente, na perspectiva dos potenciais compradores – é que os preços continuam imbatíveis. Tivemos um primeiro contacto com o crossover romeno, pouco antes da abertura das encomendas em Portugal, e reunimos neste artigo aqueles que consideramos ser os seus maiores trunfos e, aquele que, antecipamos, poderá vir a ser o problema – não para a Dacia, mas para a Renault.

Os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway vão chegar no final de Janeiro, mês este em que haverá outra novidade a mexer com o mercado. Trata-se da integração da Seat e da Cupra na SIVA, que assim passará a representar oito marcas do Grupo Volkswagen em Portugal, não estando previsto que a operação afecte concessionários.

A semana ficou ainda marcada pela (renovada) confirmação de que os veículos eléctricos estão cada vez mais no foco dos construtores. A prova disso passa pela Mercedes que, no horizonte de dois anos, vai apresentar meia dúzia de novos modelos exclusivamente a bateria. A Volvo, por seu turno, fez saber que vai investir 680 milhões de euros para produzir motores eléctricos.

Já a Volkswagen, que foi das primeiras a “mergulhar de cabeça” na ofensiva puramente eléctrica, pode daí retirar algumas vantagens sobre a concorrência. No imediato, porque a família ID. do fabricante de Wolfsburg não se pode queixar da procura – basta ver que o ID.4 First Edition, que vai chegar a Portugal para o ano, já esgotou. A prazo, porque a gama está desenhada para “atacar” primeiro os segmentos com maior potencial de vendas, mas a intenção da marca é fazer-se representar em todos – entrando, inclusivamente, no território do BMW i4 e do Mercedes EQE. E, lá mais para frente, convém ter presente que o construtor alemão conta tirar proveito do investimento que fez na QuantumScape, duplicando a autonomia dos seus eléctricos. Ainda há pontos por esclarecer a este respeito, da mesma forma que o anúncio da Toyota e das suas baterias sólidas, capazes de recarregar em 10 minutos, também continuará a ser um tema para acompanhar.

Nos próximos tempos, os fãs dos motores de combustão podem preparar-se para o pior, pois já há quem vaticine a morte dos blocos térmicos com a entrada em vigor da norma Euro 7. Nada que impeça a Bugatti de manter vivo, “o máximo tempo possível”, o glorioso W16 que monta no Chiron: é que, afinal, polui menos que os VW Golf… Seja como for, não há dúvida que o presente da marca francesa para animar esta quadra não podia ser melhor – está bem à vista, mas longe da mão.

Até para a semana.

A semana em marcha-atrás

Fotografia
Supercarros

Venom F5. Tornado da Hennessey ultrapassa 500 km/h

Ambicionando o título de hiperdesportivo de produção em série mais veloz do mundo, eis o Hennessey Venom F5. Tem 1842 cv, classificação de tornado no nome e vai de 0-200 km/h em menos de 5 segundos.

Fotografia
Maserati

Maserati MC20 com um cheirinho a Ferrari

Maserati e Ferrari têm (em parte) donos comuns e são ambos fabricantes de desportivos com as sedes separadas por 16 km. Mas daí a dois MC20 rodarem em Fiorano, a pista da Ferrari, vai um grande passo.

Fotografia
Toyota

GR Yaris mostra que ninguém o agarra na classe

A Toyota concebeu um desportivo a partir de um pequeno utilitário, com apenas 4 metros. Equipou-o com um motor de 261 cv e tracção integral, para o aproximar de um carro de ralis. E conseguiu.

Fotografia
Jaguar

Só para 60. Jaguar faz homenagem ao E-Type

A marca do felino assinala o 60º aniversário de um dos seus automóveis mais emblemáticos, o E-Type, modelo icónico muito apreciado entre coleccionadores. Há nova edição especial com base no F-Type R.

Em modo eléctrico

Fotografia
Tesla

Produção dos Model S e X pára. Vêm aí mudanças?

A Tesla anunciou a interrupção da produção dos Model S e Model X durante 18 dias. O motivo não foi avançado, pelo que não falta quem espere a introdução de algumas modificações nos topo de gama.

Fotografia
Mercedes-Benz

Mercedes está pronta a arrancar com os eléctricos

A Mercedes está pronta a iniciar a produção da nova gama de veículos eléctricos. Nos próximos dois anos vão ser seis os modelos que vão chegar ao mercado, fabricados de ambos os lados do Atlântico.

Fotografia
SEAT

Moto eléctrica da Seat chega no 2º semestre

A Seat arrancou com a produção da sua primeira moto eléctrica, a MÓ eScooter 125, fabricada em colaboração com a Silence. Chega a Portugal no segundo semestre de 2021, anunciando 137 km de autonomia.

Fotografia
Volkswagen

VW ID.4 chega a Portugal em 2021 e já esgotou

O ID.4, o SUV eléctrico da VW, chega a Portugal só no início de 2021, mas todas as unidades da First Edition alocadas ao nosso país já têm dono. Possuem uma bateria de 77 kWh e 520 km de autonomia.

Fotografia
Hyundai

Hyundai mostra um pouco do novo eléctrico Ioniq 5

Ioniq é a nova marca eléctrica da Hyundai e o futuro Ioniq 5 será o seu primeiro modelo da nova vaga. Surgirá já no início de 2021, promete muitas novidades e será baseado no protótipo EV 45.

Muito à frente

Fotografia
Toyota

Toyota promete eléctrico que carrega em 10 minutos

A Toyota, a marca que mais vende no mundo, é líder nos híbridos, mas figura entre as mais atrasadas nos eléctricos. Daí a surpresa ao anunciar um SUV com baterias sólidas que carrega em 10 minutos.

Fotografia
Segurança

Avaliada segurança de 7 modelos. 5 foram aprovados

O Euro NCAP revelou os resultados dos últimos sete veículos que submeteu a "crash tests", para determinar a protecção que fornecem aos ocupantes. Cinco obtiveram pontuação máxima, dois ficaram aquém.

Fotografia
Tech Auto

VW espera duplicar a autonomia à custa da Quantum

A QuantumScape é dos fabricantes de baterias de que mais se fala. Esta semana afirmou que estará em condições de lançar no mercado as primeiras baterias sólidas em 2025. E a VW conta com elas.

Ponha os olhos nisto

Fotografia
Bugatti

A prenda de Natal da Bugatti não podia ser melhor

O Natal despertou o lado negro da Bugatti. Para animar a época em tempo de pandemia, a marca pôs na rua, ao alcance de todos, o carro mais caro do mundo, La Voiture Noire - uma "prenda" de 11 milhões.

Fotografia
Ambiente

Euro 7 pode acabar com os motores de combustão

A norma Euro 7 será implementada em breve. Muitas marcas acreditam que o grau de exigência, em relação às emissões, tornará os custos dos motores de combustão proibitivos, a ponto de acabar com eles.

Fotografia
Bugatti

Afinal, os Bugatti Chiron poluem menos que os Golf

O responsável pela Bugatti admite a electrificação a prazo do seu hiperdesportivo, mas não acredita num Chiron 100% eléctrico nesta década. Tanto mais que polui menos do que o VW Golf.

Fotografia
Bugatti

No melhor pano cai a nódoa: Bugatti com defeitos

O Bugatti Chiron, provavelmente o melhor automóvel do mundo em potência, complexidade e luxo, exige 2,5 milhões de euros, antes de impostos. Mas não consegue evitar alguns defeitos… complicados.

Fotografia
Tesla

Tesla avança em Berlim. Cobras vão para “hotel”

A pedido dos ambientalistas, os tribunais alemães suspenderam a construção da fábrica da Tesla em Berlim, para não incomodar as cobras em hibernação. Mas os trabalhos já foram retomados.

Acompanhe as novidades Auto

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2020 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Auto diretamente no seu email

Gosta de automóveis? O Alfredo Lavrador também. E traz-lhe, às quartas-feiras, uma seleção do que de melhor roda por aí.

  • Auto
  • Newsletter
  • Observador
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Mais newsletters

Auto

McLaren e Ferrari "sem" marcha-atrás: eis o porquê

25/2/2021, 1:08
Auto

Depois da Tesla, será a Apple a nova ameaça?

17/2/2021, 23:59
Auto

Este pudim é a receita que faltava aos eléctricos

11/2/2021, 2:50
Auto

As radicais mudanças nos Model S e X vistas à lupa

4/2/2021, 2:42

O melhor do Premium

TVI

“Demorei dois anos para me sentir em casa na TVI” /premium

27/2/2021, 10:01
PS

Autarca do PS contrata presidente de Junta do PS /premium

28/2/2021, 16:03 298
Pandemia

Maior é o perigo onde maior é o medo /premium

Alberto Gonçalves
27/2/2021, 0:10 362
Moda

Armário cápsula: uma nova relação com a roupa /premium

25/2/2021, 16:53

Populares

História

À lei da bala. Os 25 anos sobre a amnistia às FP

28/2/2021, 18:41 7216
FC Porto

"Para o Sporting empate aqui é ganhar a Champions"

27/2/2021, 23:18 3470
Sondagens

Marcelo e Costa mais populares mesmo com pandemia

28/2/2021, 9:46 4000
Ministério Público

Procuradores avançam com queixa contra CSMP

28/2/2021, 10:08 2045

Últimas

Acidentes e Desastres

Homem de 76 anos morre em despiste

1/3/2021, 19:10
Coronavírus

28 mil profissionais infetados, 19 morreram

1/3/2021, 19:09
Noticiário

As notícias das 19h

1/3/2021, 19:05
Tempestade Perfeita

Certezas, omissões e uma dúvida: o PRR vai func...

1/3/2021, 19:02
A página está a demorar muito tempo.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2021

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

Apple Watch mockup
  • Descarregar na App Store
  • Disponível no Google Play