|
|
As portas do Salão de Xangai, na China, abriram ao público a 21 de Abril e vão continuar abertas até ao próximo dia 28. Este certame, que se realiza a cada dois anos, tem na sua 19.ª edição um significado muito especial, pois a pandemia vitimou muitas outras feiras, pelo que esta surge como uma manifestação de que faz sentido alimentar a esperança do regresso à “normalidade”… |
Sendo a China o maior mercado automóvel mundial, não é de estranhar que a maioria dos construtores tenha comparecido à chamada e revelado em Xangai as principais novidades a lançar nos próximos tempos, muitas delas também destinadas à Europa. Tanto assim é que até a Lamborghini, que não se pode queixar de quebra nas vendas por causa da Covid-19 (pelo contrário), capitulou em relação à sua decisão de não marcar presença neste tipo de eventos e deslocou-se a Oriente, num claro reconhecimento de que o mercado chinês é demasiado importante para se lhe virar as costas. Essa marcha-atrás, na essência, apontou os holofotes ao Essenza SCV12 e aos seus 830 cv, destinados exclusivamente a um ‘confinamento’ em pista, repleto de adrenalina. |
Já a Mercedes concentra as atenções no seu novo EQS, que passará a ser o topo de gama eléctrico da marca da estrela e que, no imediato, tem o mérito de colocar a fasquia bem lá em cima. Contudo, a Audi não quer ficar para trás nesta corrida, pelo que levou até à China o concept que antecipa o seu futuro A6 e-tron. Curiosamente (ou não), a marca dos quatro anéis recorre ao mesmo argumento da sua rival, prometendo desde já uma autonomia superior a 700 km. O iX fica um pouco aquém disso, mas é o que de melhor a BMW tem para mostrar neste momento, daí que também este SUV esteja em destaque no Salão de Xangai. |
Enquanto isso, o maior construtor automóvel a nível mundial, a Toyota, reservou para o certame chinês a sua “estreia” nos modelos exclusivamente a bateria com aspirações globais. O bZ4X ainda é um protótipo, mas este SUV 100% eléctrico materializa as linhas-mestras com que o construtor nipónico vai tecer a sua entrada neste tipo de tecnologia. |
A Tesla, que escolhe quase cirurgicamente os salões a que vai, optou por ter um stand em Xangai, mas acabou por ser notícia não por qualquer novidade tecnológica ou de produto, mas sim pelos saltos que uma cliente insatisfeita resolveu dar em cima do tejadilho de um Model 3, numa alegada atitude de protesto. Isto depois de o Autopilot ter voltado a estar sob fogo, na sequência de um acidente com um Model S em que os dois homens a bordo morreram, pois ninguém ia ao volante. Registamos aqui as poucas certezas e as várias dúvidas que esse fatal episódio suscita e que se espera que sejam esclarecidas em breve. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini surgiu em força no Salão de Xangai, depois de ter afirmado que virava as costas a este tipo de exposições. As principais atenções recaíram no Essenza SCV12, um "monstro" com 830 cv.
|
|
|
|
SEAT
|
|
O pequeno SUV da Seat cresce em imponência. As alterações estéticas aproximam-no da imagem robusta dos todo-o-terreno, apesar de este ser um modelo urbano. Tal como no Ibiza, o interior moderniza-se.
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini anunciou as vendas do primeiro trimestre de 2021, que aumentaram em 25% face ao ano anterior. Os 2422 modelos que colocou no mercado entre Janeiro e Março constituem um novo recorde.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A guerra para ver qual é o carro produzido em série mais rápido no circuito de Nürburgring vai reacender. Tudo porque o AMG One quer bater o recorde, rodando abaixo dos seis minutos.
|
|
|
|
SEAT
|
|
A Seat actualizou um dos seus "best-sellers". O Ibiza surge com ligeiras alterações no exterior, mas altera substancialmente o interior, apostando na tecnologia a bordo e no reforço da conectividade.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes revelou o EQS, equivalente ao Classe S em versão eléctrica. Da aerodinâmica à capacidade da bateria, tudo aponta para uma mega autonomia e os 770km anunciados assustam a concorrência alemã.
|
|
|
|
Audi
|
|
Já abriram as pré-reservas, mediante depósito de 1500€, para o primeiro SUV eléctrico da Audi assente na MEB. Em Portugal, o Q4 e-tron arranca nos 44.814€ e as primeiras unidades chegam em Junho.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O VW Carocha é dos veículos mais emblemáticos da história, com a sua forma característica. A VW recuperou-o em duas ocasiões, mas acabaria por desistir. Agora está de volta e com uma surpresa.
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A Volkswagen criou uma segunda linha de montagem de packs de baterias, incrementando para 600.000 a capacidade de produção anual para fazer frente ao crescente número de modelos eléctricos.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari afirmou que só produziria um modelo eléctrico quando as baterias evoluíssem consideravelmente. Agora vem a público anunciar que o primeiro Ferrari a bateria verá a luz do dia já em 2025.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Audi
|
|
A versão definitiva do Audi A6 e-tron concept está prevista para 2022 e, à semelhança da Mercedes com o EQS, propõe mais de 700 km entre recargas, carregamento ultra-rápido e potência de sobra…
|
|
|
|
Salão de Xangai
|
|
A Huawei assumiu como meta bater a Apple e a Xiaomi na nova aventura dos carros eléctricos. E cumpriu. O Arcfox Alpha S faz 500 a 700 km com uma carga, é nível 3 de condução autónoma e custa 32.000€.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
Enquanto a maioria dos fabricantes se limita a queixar-se da falta de postos de carregamento e pede aos diferentes governos para pagar a factura, a Hyundai junta-se à Tesla ao propor uma rede própria.
|
|
|
|
|
Motos
|
|
Recorda-se da Segway? Hoje nas mãos da Xiaomi, a empresa não perdeu a criatividade e propõe uma moto eléctrica que produz a energia de que necessita a bordo, a partir de uma fuel cell a hidrogénio.
|
|
|
|
Renault
|
|
Para o desenvolvimento dos motores híbridos e híbridos plug-in, a Renault recorreu aos melhores técnicos da equipa de F1. Mas o responsável pelo projecto recorda que tudo começou com um jogo da Lego.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Tesla
|
|
Um acidente mortal com um Model S, no Texas, voltou a acender a polémica em torno do Autopilot. Ao que parece, sem razão. Eis o que já se sabe sobre o acidente, as condições e quem ia ao volante.
|
|
|
|
Tesla
|
|
O Salão de Xangai, que abriu as portas a 21 de Abril, tinha vários motivos de interesse agendados. Inesperado foi ver uma cliente da Tesla aos saltos em cima de um Model 3, queixando-se dos travões.
|
|
|
|
Porsche
|
|
A Porsche anunciou as vendas relativas ao primeiro trimestre de 2021 e houve algumas confirmações e uma surpresa. A surpresa consistiu no facto de o Taycan quase ter ultrapassado o 911.
|
|
|
|
|
|
|
|