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Os construtores vivem da venda de carros novos, pelo que prolongar a vida dos veículos mais velhos, ou pelo menos daqueles com mais quilómetros percorridos, não ajuda propriamente a fortalecer as suas finanças. Mas a responsável pela Sustentabilidade na BMW não defende esta estratégia, o que a levou a aconselhar o público, num evento que recentemente teve lugar em Londres, a manter os carros velhos mais tempo, em vez de trocá-los por novos à primeira oportunidade. |
O objectivo desta representante da marca alemã é, essencialmente, proteger o ambiente e os recursos energéticos do planeta, uma vez que manter um carro velho no activo é muito mais barato e consome menos energia do que produzir um novo. E este não é o único fabricante a defender este princípio, o que confirma que fez escola entre as marcas que abastecem o mercado europeu. Mas ainda falta fazer algo para convencer os consumidores, especialmente os empresariais, para quem um carro representa apenas uma renda mensal. E se essa mensalidade custear um carro novo e mais moderno, nem vão pensar duas vezes antes de largar definitivamente um modelo com mais anos e quilómetros. |
Para que a estratégia da directora de Sustentabilidade da BMW chegue a bom porto, as marcas têm de conceber os seus modelos de forma distinta, prevendo já formas de os manter actuais e com bom aspecto, tanto exterior como interior. Isto rompe com a actual forma como o negócio da indústria automóvel é gerido, mas a BMW tem uma estratégia para o tornar funcional e eficiente. |
Esta semana, além da vontade de tratar um carro velho como se fosse um novo, foi também notícia o renascimento da Lancia, que nos deu veículos emblemáticos como o Stratos, para já (apenas) com um novo emblema e um vislumbre dos modelos novos que aí vêm. Surpreendente foi igualmente o facto de a Ferrari ter criado um modelo que qualquer um pode conduzir por tuta-e-meia, o dono de um Cooper SE eléctrico ter concebido o Mini mais cintilante da história ou até mesmo o facto de a Tesla ter recebido 1,5 milhões de pré-encomendas para a Cybertruck, a pick-up eléctrica que vai começar a produzir em meados de 2023. |
Mas nem tudo foram boas notícias, como o prova o desejo de Paris de banir as trotinetas eléctricas de aluguer, embora proporcionem uma viagem a cada 4 segundos, ou o caso de um condutor que mostrou, de forma certamente bastante dolorosa, que não se deve passar pela portagem em excesso de velocidade ou desatento. Ele voou cerca de 10 metros. |
Menos mal que há sempre notícias más que nos chegam pelos melhores motivos, como a da Ferrari, por exemplo. A marca de Maranello suspendeu as encomendas do Purosangue, o seu primeiro SUV, e deve estar a celebrar essa decisão, antes mesmo de entregar uma unidade. Já o CEO da VW admitiu (finalmente) que o sistema de infoentretenimento da marca é mau, apenas porque agora está em condições de garantir que já tem algo na manga para sanar as críticas. |
Esta resenha semanal não poderia terminar sem referência a algumas das novidades mais sumarentas. Por um lado, vimos um superdesportivo impressionante, com alma de Nissan, mas que (infelizmente para a marca) não é um elemento da gama nipónica. A Audi mostrou a nova versão da sua bomba para o Dakar, 60% mais amiga do ambiente, ao reduzir em igual número as emissões de CO2, enquanto Londres alargou a zona de emissões ultrabaixas a praticamente toda a cidade. Provavelmente já a pensar numa incursão pela capital britânica, a Mazda revelou que o MX-30 vai passar a ser oferecido com extensor de autonomia. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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BMW
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A responsável pela Sustentabilidade na BMW, Monika Dernai, sabe como conquistar a atenção de uma plateia. Em Londres, afirmou que os clientes deviam deixar de comprar carros novos e manter os antigos.
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Koenigsegg
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A Koenigsegg é um pequeno construtor sueco que é capaz de se bater com os melhores. Tecnologicamente capaz e muito inventivo, anunciou que vai começar finalmente a entregar o Jesko, com 1600 cv.
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Supercarros
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A receita para este De Tomaso não podia ser mais simples: misturar um chassi de 900 kg com o motor V12 mais leve de sempre, com 900 cv. Agitar bem e produzir só 18 unidades, por 3 milhões cada.
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Lancia
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“A Lancia voltará a ser uma marca desejável, respeitada e fiável no mercado europeu premium”, garante o seu CEO. O construtor italiano acaba de apresentar o novo logótipo e um vislumbre do que aí vem.
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BMW
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A BMW M, a divisão de modelos desportivos da marca, festeja o 50.º aniversário com um presente especial: um BMW 3.0 CSL de que apenas vão ser fabricadas 50 unidades, em homenagem ao 3.0 CSL de 1972.
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Em modo eléctrico
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Opel
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A Opel libertou informações relativas à versão exclusivamente a bateria do Astra. Anuncia 416 km de autonomia, a mesma potência do e-308, mas um pouco mais de binário. Encomendas abrem na Primavera.
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Lucid Motors
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A Lucid é o construtor de eléctricos de que se fala, ao propor as potências e as autonomias mais elevadas. Depois do mercado norte-americano, vai chegar à Europa com preços entre 100.000€ e 218.000€.
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Mazda
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A Mazda anunciou finalmente Janeiro de 2023 como a data para a apresentação do MX-30 com extensor de autonomia, o que vai permitir o regresso do motor rotativo a gasolina.
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Muito à frente
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Mobilidade urbana
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Apesar de ter em circulação 15.000 trotinetas eléctricas de aluguer e 1,2 milhões de clientes deste serviço, Paris prepara-se para banir este tipo de negócio. Não são “verdes” e assustam os peões.
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Ferrari
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A Ferrari produz desportivos exuberantes em potência e estética, mas o preço afasta a maioria. Contudo, o mais recente modelo da marca pode ser seu por tuta-e-meia, para ser conduzido todos os dias.
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Nissan
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Se está a pensar que este é o Nissan mais belo e agressivo, a sua conclusão não está 100% correcta, apesar de ter uma parte (importante) de verdade. O Praga Bohema é lindo e monta a mecânica do GT-R.
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Ambiente
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Londres vai alargar a zona apenas acessível para veículos com emissões ultrabaixas. O objectivo é melhorar a qualidade do ar para mais 5 milhões de londrinos, abrangendo agora quase toda a cidade.
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Audi
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Já aqui falámos do regresso da Audi ao Dakar com a versão E2 do seu buggy eléctrico de 680 cv e extensor de autonomia. Sabe-se agora que vai recorrer a um combustível que reduz o CO2 em 60%.
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Ponha os olhos nisto
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Ferrari
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A Ferrari surpreendeu há semanas com a revelação do Purosangue, o primeiro SUV da casa. Agora volta a surpreender ao suspender as encomendas. Mas é por um bom motivo…
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Volkswagen
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Independentemente de a VW produzir bons veículos, o seu sistema de infotainment (e das outras marcas do grupo) nunca agradou aos clientes. Agora o CEO da marca alemã admite o erro e promete repará-lo.
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MINI
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Ano novo, vida nova! Este é o mote do "Festive Mini", um Cooper SE eléctrico que é o mais brilhante da marca. Está revestido com 3000 lâmpadas LED que fazem o trenó do Pai Natal roer-se de inveja.
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Alerta sonoro
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