O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters

    Últimas

  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Fact Check

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Prémios Auto 2020

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Explicadores
  • Especiais
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2021 Observador

Dark Mode 192kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
  • CORONAVÍRUS

    O que tem de saber

  • Situação em Portugal

    Números e informação essencial

  • Situação no mundo

    Mapa completo

  • Surto e economia

    Os gráficos completos

  • Informação útil

    Como manter-se seguro

  • Newsletters /
  • Auto
Subscrever

O que está bem (e menos bem) no ataque aos híbridos plug-in

26 Nov 2020, 03:59
Rádio Observador
Ver no browser
Observador
Observador

Auto

Fotografia de Alfredo Lavrador
Alfredo Lavrador
Jornalista
Quinta, 26 Nov 2020
Foto da Newsletter

É verdade que, se o objectivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono, os híbridos plug-in (PHEV) não são a salvação do planeta. Mas justifica-se a sua diabolização?

Faço esta pergunta porque, esta semana, a minha segunda-feira começou mais cedo, com um comentário para a Rádio Observador a propósito das declarações da Zero em relação a este tipo de veículos. Classificá-los de “desastre ambiental” será excessivo, mas é este o tom do discurso que tem vindo a ser adoptado lá fora. Inclusivamente na Alemanha, cujos construtores automóveis têm nos PHEV a arma mais eficaz para conseguirem cumprir o limite de 95g/km de CO2, imposto por Bruxelas para 2020.

Por cá, soube-se na terça-feira que o PAN pretendia introduzir novos critérios para restringir os apoios a híbridos e PHEV. Sucede que os critérios originalmente introduzidos não faziam grande sentido e a sua posterior correcção parece trazer “uma mão cheia de nada”. Mas pode não ser bem assim. Neste artigo, analisamos o que está bem e o que está menos bem nesta recente onda de “ataque” aos PHEV, assim como o que (realmente) pode mudar com a nova lei.

Aparentemente indiferentes a pressões políticas, fabricantes como a McLaren e a Mercedes continuam a olhar com especial interesse para a electrificação. Soube-se, por exemplo, que a McLaren vai avançar com o Artura, um PHEV com 608 cv, e que a Mercedes vai recorrer a motores híbridos Volvo.

A marca da estrela é ainda notícia por, num curto espaço de tempo, ter conquistado dois recordes no Nürburgring. Por um lado, bateu a Lamborghini com o Mercedes-AMG GT Black Series, por outro, voltou a pôr o Panamera no seu lugar, recuperando o melhor registo para berlinas desportivas de quatro portas no traçado alemão. Perder o título de recordista para a rival e conterrânea terá custado à Porsche, por mais voltas que dê. E deu: foram 210 voltas sempre a derrapar, mas com o Taycan, que conquistou o recorde em drift para um veículo eléctrico.

Falando de recordes a outro nível, nada parece deter a Tesla e Elon Musk. A primeira já vale quase três vezes mais que a Toyota e seis vezes a Volkswagen, em capitalização bolsista, e Musk entrou para o grupo dos três mais ricos do mundo. Já os chineses fazem questão de liderar uma outra grelha, literalmente. A Hongqi tirou as medidas à enorme grelha do Série 7 e optou por lhe suplantar largamente o perímetro no seu topo de gama. O resultado final é tão discutível como o design do BMW iX, que continua a gerar controvérsia.

Até para a semana.

A semana em marcha-atrás

Fotografia
Ferrari

488 GT Modificata. Nova arma da Ferrari para pista

A mais recente criação da Ferrari é de edição limitada e destina-se a um uso exclusivo em circuito. Com 700 cv, o 488 GT Modificata “mistura” o que de mais inovador e eficaz têm o 488 GT3 e o GTE.

Fotografia
McLaren

McLaren avança com o Artura, um PHEV com 608 cv

Lembra-se do McLaren P1? A marca vai regressar aos modelos híbridos e já anunciou que o Artura chegará no início de 2021 com motor V6 biturbo a debitar 608 cv com a ajuda de motores eléctricos.

Fotografia
Lamborghini

Lamborghini Huracán STO: das pistas para a estrada

Da Lamborghini esperamos o melhor, em termos de potência, rapidez e eficácia. O que dizer, então, de um modelo que a marca afirma ter nascido para a pista e que agora foi reconvertido para a estrada?

Fotografia
Honda

Assim será o Honda Civic que chegará em 2021

A Honda mostrou um protótipo que antecipa como será o Civic que substituirá o actual durante o próximo ano. Promete uma estética mais conservadora e menos ousada, mas manterá o desportivo Type R.

Em modo eléctrico

Fotografia
Tech Auto

Depois da BMW, Ineos compra fuel cell à Hyundai

A Ineos surgiu para fazer reviver o Land Rover Defender, mas com algumas actualizações. Uma delas passa pela adopção dos motores de combustão da BMW, a que agora se juntam as “fuel cells” da Hyundai.

Fotografia
Elétricos

Eléctricos e híbridos taxados em função dos km/ano

Ainda não se sabe como nem quando, mas os carros electrificados vão ser alvo de taxas, para compensar a queda de receita dos veículos com motor a combustão. Mas já há ideias para pôr em prática.

Fotografia
BMW

BMW vai ter poucos iX3 para venda. Sabe quantos?

A BMW criou uma estratégia diferente para o seu primeiro SUV eléctrico. O iX3 é produzido na China, de onde é exportado para a Europa. Mas, segundo a imprensa local, só há 1000 unidades por mês.

Fotografia
BMW

BMW iX continua a gerar polémica pelo design

Ainda falta um ano para que o iX passe a ser produzido em série, mas os fãs continuam a não responder satisfatoriamente à estética do modelo. A BMW respondeu e não correu bem.

Fotografia
Volkswagen

Esta é a nova VW Passat Variant 100% eléctrica

Se estava a pensar que a Volkswagen se ia limitar a produzir eléctricos, berlinas ou SUV, com as dimensões aproximadas de um Golf, enganou-se. A prova é esta versão eléctrica da Passat Variant.

Muito à frente

Fotografia
Mercado

Tesla vale quase 3 vezes a Toyota e 6 a VW

A Tesla já era o construtor com maior valor no mercado, mas desde que foi admitido no índice S&P 500, o incremento do valor das acções não pára. Já vale quase três vezes a Toyota e seis vezes a VW.

Fotografia
Mercedes-Benz

Mercedes-AMG GT63S tira recorde a Panamera Turbo S

Mercedes e Porsche andavam de candeias às avessas em torno do recorde no Nürburgring para berlinas desportivas de quatro portas. O Panamera roubou o recorde ao GT 63 S e agora este recuperou-o.

Fotografia
Mercedes-Benz

Mercedes tira recorde à Lamborghini no Nürburgring

Desde 2018 que o melhor tempo por volta ao circuito de Nürburgring era pertença do Lamborghini Aventador SVJ. O Mercedes-AMG GT Black Series foi 1,3 segundos mais rápido e tornou-se o novo recordista.

Ponha os olhos nisto

Fotografia
Atualidade

Chineses da Hongqi querem ter grelha maior que BMW

Os construtores chineses optam, muitas vezes, por copiar as opções de design dos ocidentais. Desta vez, o motivo da cobiça foi a grelha gigantesca do BMW Série 7, que a Hongqi fez questão de ampliar.

Fotografia
Porsche

Recorde. Taycan a derrapar fica a milhas do BMW M5

A Porsche está apostada em manter o foco das atenções no novo Taycan, o primeiro eléctrico da marca e um dos seus modelos mais procurados na Europa. Agora, registou o recorde de 42 km a andar de lado.

Fotografia
Curiosidades Auto

Lewis Hamilton processa… Hamilton (e perde)

Lewis Hamilton é o melhor piloto de F1, conhecido também por conviver com as socialites de Hollywood e hoje defender o black lives matter. Mas nem sempre vence e desta vez foi batido por… Hamilton.

Fotografia
Porsche

Taycan sofre o acidente mais usual nos eléctricos

A aquisição de veículos eléctricos, por parte de muitos condutores, além de os pôr em contacto com um motor alimentado por bateria, também os expõe a outro tipo de acidentes. Por desconhecimento.

Acompanhe as novidades Auto

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2020 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Auto diretamente no seu email

Gosta de automóveis? O Alfredo Lavrador também. E traz-lhe, às quartas-feiras, uma seleção do que de melhor roda por aí.

  • Auto
  • Newsletter
  • Observador
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Mais newsletters

Auto

Citroën ë-C4. Será o melhor eléctrico da PSA?

14/1/2021, 11:44
Auto

Consumos reais dos PHEV da Ford "impressionam"

7/1/2021, 7:29
Auto

Batalha de autonomia: 9 eléctricos baratos à prova

31/12/2020, 1:02
Auto

Estes presentes ficam abaixo dos 20.000€

24/12/2020, 3:59

O melhor do Premium

Investigação

Benfica investigado por domínio de pequenos clubes /premium

11/1/2021, 20:29 6527
Coronavírus

47 respostas sobre o novo confinamento /premium

14/1/2021, 0:18 656
Presidenciais 2021

Marcelo, o honesto. Ventura, a desilusão /premium

15/1/2021, 18:57 441
Ministério Da Justiça

Mais um lapso do Governo numa carta para a Europa /premium

15/1/2021, 0:00 800

Populares

Dentro do Santa Maria

Mãe infetada, parto em coma: a saga do bebé Neves

14/1/2021, 20:19 7387
Presidenciais 2021

Sondagem. André Ventura passa para segundo lugar /premium

14/1/2021, 19:00 6629
Presidenciais 2021

No 1º dia do confinamento, Ana Gomes saiu à rua /premium

15/1/2021, 10:46 5047
Contra-Corrente

A Ana, a Marisa (e o João) já desistiram da ADSE?

14/1/2021, 8:28 3081

Últimas

Observadores

Seguranças espantados. O gato António. E o batom /premium

16/1/2021, 5:31
Noticiário

As notícias das 5h

16/1/2021, 5:13
Noticiário

4h. Torres Vedras. Ambulâncias deixaram o hospital

16/1/2021, 4:13
Resposta Pronta

Manaus. "Temos oxigénio para as próximas 3 horas"

16/1/2021, 3:20
A página está a demorar muito tempo.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2021

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

Apple Watch mockup
  • Descarregar na App Store
  • Disponível no Google Play