|
|
|
|
Boa noite! |
A aposta dos construtores é cada vez mais forte no que respeita aos veículos eléctricos. Mesmo a PSA, gerida pelo português Carlos Tavares, que de início contestou a necessidade de investir na mobilidade eléctrica como forma de reduzir as emissões, começou por investir timidamente, mas agora promete dar o salto em frente e a toda a velocidade. |
A opção inicial do grupo francês, para ganhar tempo e poupar dinheiro, foi criar plataformas multienergia, essencialmente uma solução de compromisso que, como todas, enferma de algumas limitações. Ora, cerca de um ano depois do lançamento do seu primeiro veículo 100% eléctrico, o DS 3 Crossback E-Tense, o grupo francês já se diz preparado para investir em duas arquitecturas específicas para eléctricos para optimizar a eficiência. Aqui dizemos-lhe que vantagens tem a primeira plataforma anunciada, quando chega e o que pode esperar em termos de capacidade de bateria e autonomia. |
Mas esta não é a única boa notícia vinda de França, pois a Renault está determinada em demonstrar que os carros eléctricos também podem ser uma alternativa viável até nos mais recônditos lugares, razão pela qual ofereceu um Zoe a cada habitante de uma aldeia. Esta semana, a marca francesa confirmou ainda que o Twingo ZE está a caminho, mas talvez não seja tão barato quanto seria de esperar. |
As maiores surpresas vieram da Mitsubishi, com a marca japonesa a anunciar que não vêm mais carros novos para a Europa, e de Gordon Murray, pois o ex-projectista de Fórmula 1 que trabalhou com Ayrton Senna revelou dados impressionantes acerca do V12 que vai animar o seu superdesportivo peso-pluma. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Mitsubishi
|
|
A marca vai fazer uma reestruturação global nos próximos três anos, apontando baterias à Ásia, onde pretende ter um “share” acima de 11%. Já na Europa, acabam-se os Mitsubishi novos, fica o pós-venda.
|
|
|
|
Renault
|
|
Um dia depois de anunciar o recrutamento do designer da Seat, o Grupo Renault faz saber que também contratou o homem que estava à frente do estilo da Peugeot desde 2010, Gilles Vidal. O que aí vem?
|
|
|
|
|
Volvo
|
|
A pandemia teve um efeito curioso na Volvo. As vendas de veículos do construtor sueco com mecânicas híbridas plug-in aumentaram 80% nos primeiros seis meses do ano. Mas esta não é a única surpresa.
|
|
|
|
KIA
|
|
A marca sul-coreana prepara-se para reforçar a sua gama, com a inclusão de um novo pequeno SUV. Denominado Sonet, o modelo está em linha com o protótipo revelado no Salão de Nova Deli. E promete.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Hyundai
|
|
A Hyundai é das marcas que mais investe nas fuel cells a hidrogénio, como forma de produzir a bordo a electricidade que necessita. Mas o sucesso dos eléctricos a bateria levou-a a mudar de estratégia.
|
|
|
|
Daimler
|
|
A Mercedes é uma referência nas marcas de luxo e a Renault é líder europeia na produção de veículos eléctricos, com o Zoe e os veículos comerciais. Uma e outra querem partilhar tecnologia.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Testa não gosta de anunciar grandes reformulações dos seus modelos, preferindo realizar actualizações contínuas. Mas tudo indica que se prepara para introduzir mais potência e autonomia nos S e X.
|
|
|
|
|
Renault
|
|
Aparentemente, lá se vai a hipótese de ter um Renault eléctrico pequeno e ágil por cerca de 20.000€. Uma fuga proveniente da Alemanha revelou o preço antes de IVA. Em Portugal, poderá superar 25.000€.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A VW está decidida a oferecer um eléctrico mais barato, na casa dos 20.000€. Mas, ao contrário do que se pensava, não terá de ser uma nova versão do e-up!. Está previsto um ID.1 mais barato.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tech Auto
|
|
Gordon Murray recorre à Cosworth para desenvolver, com as suas especificações, um V12 atmosférico de 3,9 litros com 664 cv. E o fabricante britânico de motores tratou de fazer “o melhor V12 do mundo”.
|
|
|
|
Audi
|
|
O automóvel e o avião resolvem a maior parte das necessidades, em termos de deslocações. Mas ainda fica a faltar o último quilómetro, aquele que temos de realizar com as malas às costas. Mas não esta.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
A Jaguar Land Rover, em conjunto com a Universidade de Cambridge, desenvolveu um ecrã que reduz o risco de propagação de bactérias e vírus ao evitar interacções tácteis, graças à tecnologia preditiva.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Renault
|
|
Os construtores de automóveis estão no negócio de vender carros, idealmente pelo preço mais elevado possível. Porém, a Renault ofereceu um Zoe a cada habitante da aldeia de Appy.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Tesla surpreendeu ao anunciar a menor quebra de vendas no 2º semestre, bem como lucro no mesmo período. A novidade agora é e estratosférico rendimento do CEO, ele que optou por trabalhar à borla.
|
|
|
|
|
Ford
|
|
O Mustang Mach-E 1400 é uma máquina infernal, à custa dos três motores eléctricos à frente que, somados aos quatro na traseira, lhe garantem 1400 cv. Agora imagine tudo isto nas mãos de Ken Block…
|
|
|
|
Atualidade
|
|
A Alemanha, que exerce a presidência do Conselho da União Europeia desde 1 de Julho e até 31 de Dezembro, pretende impor portagens nas auto-estradas europeias. O objectivo é melhorar o ambiente.
|
|
|
|
|
|
|
|