O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters

    Últimas

  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Fact Check

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Prémios Auto 2021

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Explicadores
  • Especiais
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2021 Observador

215kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

  • Newsletters /
  • Auto
Subscrever

Os gigantes da indústria ficaram "reféns" de uma peça minúscula (que está a paralisar a produção de carros)

21 Jan 2021, 01:43
Ver no browser
Observador
Observador

Auto

Fotografia de Alfredo Lavrador
Alfredo Lavrador
Jornalista
Quinta, 21 Jan 2021
Foto da Newsletter

A indústria automóvel não tem vivido dias fáceis nos últimos tempos. Primeiro, foi o desafio dos eléctricos, depois a pandemia veio baralhar por completo as contas dos fabricantes, que tiveram de lidar com a suspensão da produção, o encerramento temporário de concessionários e, por fim, o desinteresse dos consumidores quando os stands reabriram já adaptados às novas exigências sanitárias. Daí a quebra brutal de vendas em 2020, “sem precedentes” na Europa.

Não bastasse tudo isto, o novo coronavírus veio ainda colocar em evidência uma outra debilidade dos construtores de automóveis, que agora se vêem a braços com mais um problema para resolver, no corpo de uma pequena peça com apenas 2,6 cm. Isto porque, como é habitual em tempos de redimensionamento do aparelho produtivo, para adaptar a oferta à procura e para lidar com as próprias limitações da pandemia, os fabricantes de automóveis reajustaram as encomendas de componentes a fornecedores externos. Sucede que agora há uma peça que todos querem, mas não têm. Praticamente todas as marcas são afectadas por atrasos na produção, mas o pior é que ninguém sabe ao certo quando é que esta situação será ultrapassada.

Independentemente disso, a semana ficou marcada pelas movimentações no xadrez dos grandes grupos. O quarto maior, em volume, resulta da fusão da PSA com a Fiat Chrysler Automobiles, operação que foi oficialmente concretizada e que trouxe ânimo às bolsas. A Stellantis promete marcar pontos de avanço sobre a concorrência mas, para já, fez a Peugeot recuar na intenção de “atacar” o mercado norte-americano. Os próximos tempos serão certamente mais férteis nos detalhes da estratégia que o português Carlos Tavares pretende implementar.

Já no caso do Grupo Renault, novidades não faltam. Cerca de seis meses depois de assumir o cargo de CEO, Luca de Meo veio a público anunciar uma “revolução”. A ideia do italiano é pôr a rentabilidade à frente do volume de vendas e disparar (tiros certeiros) em todas as direcções: há um “plano de choque” para a Alpine, uma Dacia em grande e até a Lada terá direito a um novo Niva e a um SUV maior até 2025. Quanto à Renault, mergulha numa nova vaga para resgatar ícones do passado. O R5 está de volta e será só o começo.

Até para a semana.

A semana em marcha-atrás

Fotografia
SEAT

Cupra tem quase pronto um Formentor com 400 cv

A Cupra está apostada em se impor entre os fabricantes de veículos com raça, mas sem colocar de lado as necessidades familiares em termos de espaço. O último exemplo é um Formentor com 400 cv.

Fotografia
Hyundai

Hyundai e Kia prometem: não há mais motores diesel

O Hyundai Motor Group anunciou a suspensão do desenvolvimento de motores a gasóleo. E os gasolina só continuam porque são necessários para os híbridos e PHEV. A aposta é nos eléctricos.

Fotografia
Dacia

Dacia cresce com Bigster, o irmão maior do Duster

Este construtor romeno é dos maiores casos de sucesso da indústria automóvel na Europa. Concilia modelos apetecíveis com preços imbatíveis e vai reforçar a gama com um SUV maior e mais radical.

Fotografia
LADA

Lada confirma novo Niva e um SUV maior até 2025

A Lada não é a marca mais conhecida dos europeus, mas vai entrar numa nova fase e é uma das apostas do Grupo Renault. Para já, fica a promessa de um novo Niva e outro SUV de maiores dimensões.

Em modo eléctrico

Fotografia
Renault

Nouvelle Vague da Renault promete e recupera o R5

Sob a batuta de Luca de Meo, o novo CEO do Grupo Renault, a marca francesa está apostada no futuro. Promete 14 novos veículos para os próximos 4 anos e mostra o R5 protótipo, que reforçará a gama.

Fotografia
Rolls-Royce

Silêncio, que vem aí um Rolls-Royce eléctrico

A braços com a decisão do Reino Unido de banir motores a combustão, a marca de luxo do Grupo BMW chegou a pensar fazer uma versão eléctrica de um modelo já existente. Mas decidiu voltar à estaca zero.

Fotografia
Volkswagen

VW Pão de Forma eléctrico dá outro passo… atrás

Um dos veículos mais esperados da gama eléctrica da Volkswagen é o ID Buzz, a versão a bateria do popular Pão de Forma. Agendado para 2021, tudo indica que apenas chegará em 2023.

Fotografia
Alpine

Plano de “choque” para pôr a Alpine nos píncaros

O Grupo Renault traça metas ambiciosas para a Alpine, que “absorve” a Renault Sport Cars e a Renault Sport Racing, para se impor pela inovação. F1 catapulta imagem e plano de produto é 100% eléctrico.

Fotografia
Fiat

Abarth? Vem aí um 500 eléctrico mais potente

O 500e, o primeiro eléctrico da Fiat, já é fornecido com potências de 95 e 118 cv. Agora sabe-se que vem aí uma versão ainda mais potente e mais desportiva, que deverá destinar-se à Abarth.

Muito à frente

Fotografia
Tesla

Tesla cria novo tipo de radar para o Autopilot

A Tesla solicitou às autoridades norte-americanas a autorização para utilizar um novo tipo de radar de ondas milimétricas. O objectivo é reforçar os dados recolhidos pelas câmaras do Autopilot.

Fotografia
Ford

Para que veja: Ford acaba com vidros embaciados

Ninguém gosta de chegar ao carro e ter de perder uns minutos até conseguir arrancar, por o interior do pára-brisas ficar embaciado. Para acabar com isso, a Ford desenvolveu uma “Estação Climática”.

Fotografia
Tech Auto

Sabe o que é bom para painéis solares? Piripiri

Já se conhecia a pimenta na língua e agora parece que a moda poderá passar pelo piripiri nos painéis fotovoltaicos. Cientistas descobriram que o picante, que agrada a tantos, aumenta a eficiência.

Fotografia
Tech Auto

Panasonic mostra o seu HUD de realidade aumentada

Prepare-se pois os head-up displays vão dar um significativo passo em frente. A projecção de informação no pára-brisas vai aumentar de dimensão, de definição, de cor e na quantidade de informação.

Ponha os olhos nisto

Fotografia
Bugatti

Bugatti "escondido" 50 anos agora vale milhões

Em Fevereiro, um Bugatti Type 57S de 1937 vai disputar os lances dos coleccionadores mais endinheirados. A unidade não só é raríssima, como esteve “escondida” mais de meio século. Agora vale milhões.

Fotografia
Mercedes-Benz

Casal processa Mercedes por ter medo do Classe S

Um casal de canadianos processou a Mercedes por ter medo do seu Classe S e do seu desagradável hábito de “prender” a direcção. O concessionário local não faz nada, mas no país vizinho não é bem assim.

Fotografia
Curiosidades Auto

Helicóptero embate em camião mas evita acidente

Um acidente de helicóptero vitimou o lendário organizador do Daka,r em 1986. Agora não aconteceu algo similar por sorte ou perícia do piloto, depois de um helicóptero bater com o patim num camião.

Acompanhe as novidades Auto

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2021 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Auto diretamente no seu email

Gosta de automóveis? O Alfredo Lavrador também. E traz-lhe, às quartas-feiras, uma seleção do que de melhor roda por aí.

  • Auto
  • Newsletter
  • Observador
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Mais newsletters

Auto

McLaren e Ferrari "sem" marcha-atrás: eis o porquê

25/2/2021, 1:08
Auto

Depois da Tesla, será a Apple a nova ameaça?

17/2/2021, 23:59
Auto

Este pudim é a receita que faltava aos eléctricos

11/2/2021, 2:50
Auto

As radicais mudanças nos Model S e X vistas à lupa

4/2/2021, 2:42

O melhor do Premium

TVI

“Demorei dois anos para me sentir em casa na TVI” /premium

27/2/2021, 10:01 101
PS

Autarca do PS contrata presidente de Junta do PS /premium

28/2/2021, 16:03 464
Pandemia

Maior é o perigo onde maior é o medo /premium

Alberto Gonçalves
27/2/2021, 0:10 410
Abusos na Igreja

Vila Real. Padre investigado por abusos demitiu-se /premium

26/2/2021, 14:48 472

Populares

Literatura

Desiste de traduzir poema por não ser negra

2/3/2021, 3:23 4803
Vendas

Lidl entra no negócio da venda de carros novos

1/3/2021, 18:57 3923
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Quase 10 milhões em prémios para funcionários

2/3/2021, 7:27 2201
Aeroporto de Lisboa

Rio admite ajudar a ultrapassar veto ao aeroporto

2/3/2021, 17:37 2278

Últimas

Jet Lag

O passado de Drew Barrymore: alcoólica aos 11 anos

3/3/2021, 7:59
Coronavírus

2020: o 15º ano consecutivo de recuo de liberdades

3/3/2021, 7:52
Vamos à Bola

FC Porto e Sporting de Braga acertam contas

3/3/2021, 7:47
Myanmar

Seis jornalistas detidos em Myanmar 

3/3/2021, 7:45
A página está a demorar muito tempo.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2021

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

Apple Watch mockup
  • Descarregar na App Store
  • Disponível no Google Play