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Nove veículos eléctricos, entre os mais acessíveis do mercado, foram testados em condições reais de utilização para determinar o consumo e, sobretudo, a autonomia que podem oferecer aos seus utilizadores. E a capacidade de percorrer distâncias superiores entre visitas ao posto de carga não é algo de somenos importância, especialmente enquanto o carregamento dos automóveis 100% a bateria for moroso e exigir um carregador disponível, o que está longe de ser uma garantia. |
O comparativo revelou que alguns destes nove modelos têm decididamente maior autonomia do que os restantes e se há uns que surpreendem pela positiva, outros ficam aquém das expectativas, o que não significa que não possam satisfazer condutores que percorram distâncias inferiores. Veja o vídeo, consulte as tabelas e escolha o que é melhor para si. |
Este foi o confronto possível à data, mas é altamente provável que no próximo ano entrem novos contendores nesta disputa dos eléctricos pequenos e baratos. Isto porque o Microlino, uma interpretação moderna do BMW Isetta, já estará à venda; enquanto a Toyota também lança um eléctrico mínimo, o C+pod. |
Num outro patamar de preços, a Hyundai apresentará muito em breve o seu Ioniq 5 e, pela fuga que existiu, a coisa promete. Igualmente entusiasmada está a GM, pois a apetência pelo novo Hummer a bateria mais que superou as melhores expectativas – a produção de um ano foi-se em 10 minutos. |
Em tempo de festividades, vários construtores têm-se empenhado em suavizar os efeitos da pandemia. A Hyundai mostra como os robôs da Boston Dynamics conseguem “envergonhar” os dançarinos de Dirty Dancing, enquanto a Lamborghini resolveu o problema do distanciamento com um engenhoso cartão de Natal e a Rivian iluminou uma floresta (sem electricidade) só à custa da sua R1T. E, para animar a festa, a Bugatti lançou umas colunas mais altas que o Chiron. |
Até para a semana. Boas entradas! |
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A semana em marcha-atrás
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Alfa Romeo
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Foi há 10 anos que a Alfa Romeo apresentou o Giulietta, com ele querendo combater o líder do segmento, o Golf. Mas as vendas parcimoniosas ditam a sua saída de cena, antes mesmo de o Tonale irromper.
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Volkswagen
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O CEO da VW afirma que os gigantes tecnológicos, como a Apple, colocam desafios mais sérios ao grupo que dirige do que fabricantes tradicionais como a Toyota. E prevê qual será a marca mais valiosa.
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McLaren
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O Sabre é o superdesportivo da McLaren mais sofisticado, sob o ponto de vista aerodinâmico, e o que monta o motor não electrificado mais potente da marca. Mas traz consigo duas más notícias.
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Segurança
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O Euro NCAP testa todos os automóveis vendidos na Europa, apontando os que melhor defendem os ocupantes, em caso de embate. Agora analisou 21 furgões para ver quais são os melhores a evitar acidentes.
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Em modo eléctrico
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Elétricos
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A Nikola pareceu poder vir a tornar-se um caso sério na indústria. Mas entre as mentiras e o excesso de optimismo, tudo começou a ruir. Agora nem tem tempo para um contrato para 5000 camiões.
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Mobilidade urbana
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Pequeno eléctrico inspirado no BMW Isetta, o Microlino tem tido um percurso agrilhoado, mas parece que é mesmo desta que vai chegar às ruas. O modelo suíço está em testes e será produzido em Itália.
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Hyundai
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O Ioniq 5 deveria ser revelado em Fevereiro, poucos meses antes de começarem as entregas, mas por lapso a marca tornou público as características do modelo. E são animadoras.
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Toyota
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A Toyota, dias depois do seu CEO e neto do fundador ter afirmado que não está contente com a revolução eléctrica, lança um novo carro eléctrico. Ou melhor, um carrinho, pois tem apenas 2,5 metros.
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Volkswagen
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A Volkswagen anunciou o fim da produção do e-Golf na fábrica de Dresden. Após 50.401 unidades, o eléctrico cede o seu lugar ao novo ID.3 na fábrica de vidro, uma montra para o construtor germânico.
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Muito à frente
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General Motors
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O regresso do Hummer, agora 100% eléctrico, foi tão bem trabalhado do ponto de vista do marketing e os números anunciados foram tão impressionantes que terão bastado 10 minutos para vender 10 mil.
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Volkswagen
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A Volkswagen já tinha avisado que, num futuro próximo, via com bons olhos um robô que recarregasse a bateria dos veículos eléctricos, mesmo quando o condutor não está presente. Agora apresenta-o.
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Segurança
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Em caso de colisão, as baterias são o elemento crítico de um veículo eléctrico, sendo que num pesado o risco será maior. Para apurar o que acontece, um Golf foi projectado contra um camião da Scania.
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Elétricos
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Para iluminar a quadra de forma original e evidenciar o potencial da sua pick-up eléctrica nas actividades ao ar livre, a Rivian acendeu 20.000 luzes de Natal numa floresta onde não há electricidade.
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Ford
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A Ford é líder do mercado das pick-up com motor de combustão desde 1977. Agora está a desenvolver uma versão eléctrica e decidiu mostrar como a sua F-150 a bateria é extremamente eficaz na neve.
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Ponha os olhos nisto
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Tech Auto
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Muito se fala das emissões poluentes nos veículos convencionais, a gasolina ou gasóleo, mas pouco ou nada se diz acerca de outro tipo de emissões: a radiação electromagnética dos veículos eléctricos.
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Tesla
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Um negociante de arte resolveu guardar um violino do século XVIII, avaliado em 700.000 dólares, num local mais seguro. Durante a viagem, o Tesla que transportava o instrumento foi roubado.
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Ferrari
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O Ferrari 812 Superfast é mesmo “superfast”. Os 100 km/h ficam para trás ao fim de apenas 2,9 segundos, para depois atingir 340 km/h. É tão rápido que até lhe pode saltar o vidro traseiro.
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Bugatti
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A Bugatti produz automóveis fabulosos, possantes, luxuosos e equipados com excelentes sistemas de som. Agora desenvolveu colunas para os melómanos terem em casa, que são mais altas do que o Chiron.
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Elétricos
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É a última moda e custa entre 200 e 500€ às vítimas. Ladrões andam a roubar os cabos de carga de veículos eléctricos por essa Europa fora. Os Tesla são as vítimas preferenciais, mas não as únicas.
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