|
|
|
|
Boa noite! |
Há uns anos seria uma impossibilidade, mas actualmente é fácil encontrar pequenos construtores, com poucos meios mas muita criatividade, cujos avanços tecnológicos ultrapassam o que é habitual encontrar nas gamas dos fabricantes tradicionais. Isto apesar da colossal diferença em termos de meios humanos – se não em qualidade, pelo menos em quantidade – e, sobretudo, capacidade financeira. |
Vem isto a propósito de dois veículos fantásticos de que vos falei esta semana, cuja tecnologia ultrapassa o que temos vindo a encontrar em marcas míticas, como a Ferrari, a Lamborghini e a McLaren. Refiro-me ao Koenigsegg Gemera e ao T.50 da Gordon Murray Automotive, que se preparam para revolucionar o que tradicionalmente era oferecido no mundo dos superdesportivos. De caixas com apenas uma mudança a motores sem árvore de cames, passando por propulsores pequenos, leves e económicos, mas extremamente possantes, há de tudo. Até mesmo sistemas híbridos ou apêndices aerodinâmicos activos, que estas pequenas empresas conseguem criar de forma mais rápida e mais eficiente do que os grandes gigantes da indústria automóvel. |
A Audi é, muito provavelmente, um dos primeiros fabricantes de automóveis tradicionais a acusar essa necessidade de combater com menos “burocracia” a agilidade da nova concorrência. Daí que a marca dos quatro anéis tenha criado uma task force para combater rivais como a Tesla, que até há bem pouco tempo era “pequena” e desdenhada. Contudo, mesmo entre críticas, atrasos e polémicas, a marca liderada por Elon Musk conseguiu impor-se e hoje é considerada a referência, nos eléctricos e em software. Curiosamente, na Europa, as vendas no primeiro semestre (com Covid-19) revelam outra preferência por parte dos consumidores. |
Ainda assim, há quem prefira o tradicional e o muito exclusivo. Cristiano Ronaldo faz parte dessa claque e não hesitou em comprar um carro mais caro do que o seu novo iate. Confirmou-se agora que o jogador português ao serviço da Juventus garantiu que um dos 10 Centodieci que a Bugatti irá produzir vai enriquecer a sua já muito “composta” garagem. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Land Rover
|
|
A Land Rover conseguiu o que nenhum fabricante tinha antes conseguido na China, obrigando a acabar com a cópia do Evoque. Mas perdeu em casa para o Grenadier: o “Defender” da Ineos não viola patentes.
|
|
|
|
Ford
|
|
A Ford acertou na mouche com o Bronco: em apenas 15 dias, as pré-reservas ascendem a 150 mil unidades. Nada mau, considerando que a marca planeava produzir 200 mil/ano e está a roubar clientes à Jeep.
|
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota vendeu cerca de 3 milhões de híbridos na Europa nos primeiros seis meses do ano, 51% do total de vendas. Mas transaccionou apenas 1000 unidades PHEV, simplesmente porque não precisa de mais.
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini faz questão de liderar o universo dos superdesportivos, mesmo quando não podem circular em estrada e se destinam apenas a dar gozo em pista. Com 830 cv, o Essenza SCV12 promete.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Lewis Hamilton chegou a dizer que nunca conduziria um carro eléctrico. Mas o seis vezes campeão do mundo de Fórmula 1, que corre pela Mercedes, mudou de ideias. Agora surge ao volante do futuro EQS.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Os carros eléctricos não têm apenas de consumir energia da rede. O objectivo é que também a forneçam, permitindo poupar na factura da electricidade. Testes nos Açores já renderam cerca de 13,4 MWh.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Nos primeiros seis meses de 2020, a venda de veículos eléctricos na Europa atingiu 93 mil unidades recarregáveis, mais 95% face ao mesmo período de 2019. Veja aqui os modelos que sobressaíram.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Audi
|
|
O ex-BMW Markus Duesmann, agora novo CEO da Audi, admite que a Tesla está mais à frente, mas garante que a marca dos quatro anéis vai recuperar o atraso. Não com cv nem kW, mas sim com teraflops.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Ninguém disputa que os carros voadores vão ser uma realidade, mas não é fácil conseguir autorizações para circular em estrada, juntamente com os restantes veículos. New Hampshire deu uma ajuda.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
O próximo Classe S da Mercedes, entre outras novidades, vai propor um head-up display com recurso a realidade aumentada. Projectado no pára-brisas, consegue ajudar o condutor em tempo real.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Muitos gostariam de ter um Porsche 911 Turbo sem ter de despender um euro. Este condutor conseguiu semelhante proeza, imediatamente antes de ser apanhado, julgado e… preso.
|
|
|
|
Audi
|
|
O Grupo VW anda em maré de azar com as campanhas publicitárias. Depois de a VW ser acusada de racista, agora é a vez da Audi ser criticada devido a um anúncio “sexualmente provocador” e “inseguro”.
|
|
|
|
|
Bugatti
|
|
O jogador português ao serviço do Juventus adquiriu um Centodieci para celebrar a conquista de mais um campeonato. O preço superou até o que pagou há semanas por um iate da Azimut.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Este condutor tentou durante longos minutos atestar um veículo eléctrico com gasolina, sem sucesso. Para gáudio dos ocupantes do veículo que estava atrás, que registaram tudo em vídeo.
|
|
|
|
|
|
|
|