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Boa noite! |
Se julga que a Bentley só se preocupa em escolher as melhores peles e as madeiras mais nobres para revestir os seus veículos, não podia estar mais enganado. O construtor de luxo do Grupo Volkswagen surpreendeu ao anunciar o desenvolvimento de um motor eléctrico inovador em duas áreas distintas. Não só abre mão das terras raras, minério controlado pelos chineses e cujo processamento é extremamente poluente, como também pretende anular as bobinas de fio de cobre. Explicamos-lhe aqui se este que promete ser o motor eléctrico mais avançado é capaz de colocar em causa a liderança, em termos de eficiência e de autonomia, que de momento pertence à Tesla. |
Curiosamente, ao anúncio do aparecimento deste novo motor da Bentley, que foi positivo, seguiu-se um outro anúncio. Desta feita negativo, pois trata-se do desaparecimento de um outro motor do fabricante britânico. O imponente W12, com 635 cv, que tradicionalmente equipa o Bentayga Speed, vai deixar de ser comercializado na Europa. Tudo por causa das emissões de dióxido de carbono. |
Pela mesma razão desaparece o V8 TDI do Grupo Volkswagen, tanto da VW como da Audi, uma vez que o baixo volume de vendas e as normas mais apertadas de poluição, a estrear a 1 de Janeiro, tornam pouco interessante o investimento na reformulação técnica desta mecânica. |
Mas esta semana não viveu apenas de motores que desaparecem. A Mitsubishi foi mais longe e prepara-se para fazer desaparecer veículos completos, uma vez que anunciou pretender retirar todos os seus SUV do mercado europeu. E a pick-up segue-lhe as pisadas um ano depois. |
À semelhança da Mitsubishi, também a Nissan tem uma nova estratégia para a Europa, que passa por desinvestir no Velho Continente. Mas agora fez marcha-atrás e já não fecha a fábrica de Barcelona no final deste ano. Quem está disposto a seguir em frente é Ghosn, o seu antigo chairman, que deu uma entrevista onde fala de quase tudo – menos da forma como fugiu. Talvez o livro que se segue revele mais pormenores. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Bentley
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A renovação do Bentayga chega à sua versão mais vitaminada. O SUV mantém o W12 com 635 cv que o impulsiona de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, mas os europeus não têm hipótese de adquirir o SUV “avião”.
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Nissan
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Tudo indica que o GT-R, um dos desportivos mais exuberantes do mercado e com a melhor relação potência/preço, vai ter um sucessor em 2023 e será híbrido, para consumir menos e ser mais rápido.
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Supercarros
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Vem aí um novo superdesportivo híbrido com mais de um milhar de cavalos e oriundo de uma marca francesa desaparecida há 70 anos. A apoiá-la está o reputado piloto de F1 Jacques Villeneuve. Mas não só.
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Supercarros
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A versão de estrada do superdesportivo da Scuderia Cameron Glickenhaus vai ser proposta por 460.000 dólares, cerca de 390.000€. Pesa apenas 1179 kg e monta um motor 5.0 V8 com 692 cv.
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Em modo eléctrico
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Porsche
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O mais possante dos Porsche Taycan, o Turbo S, mede meças contra o McLaren P1, o híbrido da marca britânica produzido em 2015. O eléctrico possui 761 cv e o híbrido 916 cv, mas durante pouco tempo.
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Hyundai
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À semelhança do que fez a Mercedes com a EQ, por exemplo, também a Hyundai aposta numa submarca para os seus veículos eléctricos. Terão o “selo” Ioniq e os três primeiros modelos chegam antes de 2025.
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BMW
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A Northvolt é uma startup sueca que se está a tornar num dos mais populares fornecedores de baterias na Europa. A BMW assinou um contrato de 1,7 mil milhões de euros.
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Mercedes-Benz
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Os alemães da Mercedes e os chineses da CATL assinaram um acordo para criar baterias mais avançadas, destinadas a equipar os modelos EQS. E, pelo que anuncia, as baterias têm de ser mesmo boas.
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Tesla
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As pick-ups são os modelos mais vendidos nos EUA, mas as suas dimensões são superiores às dos modelos comercializados na Europa. Daí que Musk avance com uma Cybertruck mais pequena.
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Muito à frente
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DS
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A duas corridas do final da época de Fórmula E, já nada pode retirar os títulos ao português Félix da Costa e à DS, com a equipa a bater os rivais da BMW, Audi, Nissan, Jaguar, Porsche e Mercedes.
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Mobilidade urbana
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As bicicletas eléctricas não param de evoluir. Se de início o motor ajudava o ciclista, os pedais são agora quase um ornamento. A Swind é 60 vezes mais potente que o normal e anda que se farta.
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Curiosidades Auto
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O design das rulotes tende a ser pouco inovador. Não é o caso da Polydrop, que alia a uma estética tipo nave espacial uma boa habitabilidade e um peso-pluma. Não parece, mas (até) tem cozinha e duche.
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Ponha os olhos nisto
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Aston Martin
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De livros a relógios, é habitual os fabricantes de automóveis aliciarem os clientes e fãs da marca com novos produtos criados em colaboração com outras empresas. A Aston Martin associou-se à Bowmore.
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Hyundai
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Se os animais são o maior amigo do homem, este canídeo será sem dúvida o maior amigo do concessionário da Hyundai, onde é adorado pelos clientes e considerado a arma secreta para fechar vendas.
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Segurança
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Há condutores que não cessam de surpreender e a polícia acompanha a “tendência”. Um jovem em excesso de velocidade mostrou o dedo ao radar e foi premiado com multa para impor respeito (literalmente).
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Segurança
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Um estudo concluiu que, em 6437 km percorridos, os sistemas de ajuda à condução falharam, em média, uma vez em cada 12,9 km. Foi também testada a travagem de emergência e o resultado não foi melhor.
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Motos
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A crise motivada pelo novo coronavírus não afectou só as vendas de automóveis, também a procura de motociclos recuou dramaticamente. A Harley Davidson atravessa um dos piores momentos da sua história.
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