|
|
|
|
Boa noite! |
A Alfa Romeo está acelerar o passo. Depois de ter apresentado o há muito aguardado Tonale, o SUV que vai passar a ser o modelo de acesso à gama do construtor transalpino, a marca esperou pouco mais de um mês para o dar a conhecer aos jornalistas portugueses, em Lisboa. |
Se a primeira impressão é, como muitos dizem, a que fica, então confesso que gostei do que vi (e eu até nem sou fã de SUV). Porém, para materializar a prometida metamorfose da Alfa Romeo, não chega ao Tonale cativar pela estética. Não, porque a ambição da Stellantis é colocar o construtor italiano – juntamente com a DS e, mais tarde, a Lancia – a “bater o pé” aos alemães. Daí a dúvida: será que o Tonale tem o que é preciso para fazer frente a propostas como o BMW X1 ou o Mercedes GLA? Aqui encontra os principais argumentos deste SUV, sendo que um deles, o preço, costuma ser decisivo. |
Reflexo disso ou mera coincidência, o certo é que um dos artigos da secção Auto mais lidos nesta última semana foi a confirmação de um preço (baixo). A Volkswagen garantiu que vai mesmo avançar com o ID.Life por 20.000€ e, de caminho, adiantou que a sua oferta 100% eléctrica vai ser reforçada com um modelo da bitola do Passat, com 700 km de autonomia. Enquanto isso, a Porsche anunciou o Cayman e o Boxster eléctricos, bem como uma rede de carga própria, tal como a Tesla. |
Este rol de promessas revela que o conglomerado alemão continua apostado na electrificação, mas Herbert Diess, CEO do Grupo VW, parece não tirar os olhos da concorrência. E também não se inibe de falar dos seus rivais, mesmo que isso possa não favorecer os interesses do grupo que dirige… O executivo foi visitar a fábrica da Tesla no Texas e falou em “benchmark”; quanto aos eléctricos chineses, aconselhou respeito. Entretanto, a gama ID vai usufruindo de melhorias, na recarga e não só. Pelos vistos, há vários pontos onde o gigante alemão se pode concentrar em fazer melhor, como veio revelar um teste realizado pela ADAC, em que o ID.3 sobressaiu pela negativa a baixas temperaturas. |
Destaco, ainda, dois SUV que vão dar que falar e são ambos italianos. Por um lado, a Ferrari ofereceu-nos um primeiro vislumbre do Purosangue, por outro, a Maserati deixou finalmente cair o véu que cobria o Grecale. Vale a pena dar uma espreitadela! |
Se ainda não votou nos Prémios Auto Observador 2022, vai a tempo de dizer de sua justiça. Esta semana, a tarefa é escolher a melhor proposta entre 57.000€ e 80.000€ e há nove novidades em contenda. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Ferrari
|
|
O Purosangue não só é o SUV mais aguardado do ano, como é o veículo com capacidade para o TT de que mais se fala. Promete estar à vontade na estrada e fora dela, mas sem abrir mão do carácter Ferrari.
|
|
|
|
Maserati
|
|
A Maserati revelou finalmente o Grecale, o novo SUV da marca italiana que aponta armas aos concorrentes da Audi, BMW, Mercedes e Porsche. Tem argumentos importantes e uma versão eléctrica.
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
O GP de F1 do Bahrain não correu de feição à Aston Martin, mas o melhor "estava no papo". É que antes da corrida, o circuito foi palco da impressionante demonstração do Valkyrie AMR Pro com 1000 cv.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
Rumores indicavam que a VW ponderava desistir ou modificar o seu mini eléctrico, mas o construtor tranquilizou o mercado. Afirmou que o ID.Life vai mesmo avançar por 20.000€ e o Passat EV também.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
O frio é o pior inimigo das baterias. A necessidade de as aquecer, bem como o habitáculo, retira energia ao motor. A ADAC testou sete modelos e diz quais os que perdem mais quando está (muito) frio.
|
|
|
|
BMW
|
|
A BMW divulgou um "teaser" sobre o seu próximo iX1 eléctrico. Chegará ainda em 2022 e promete 440 km de autonomia. Será o SUV exclusivamente alimentado por bateria mais barato da marca alemã.
|
|
|
|
|
BMW
|
|
Ainda não foi desta que a BMW revelou a sua nova berlina eléctrica topo de gama, o i7, mas mostrou na generalidade as formas e partilhou algumas características técnicas para criar "água na boca".
|
|
|
|
Porsche
|
|
A Porsche vai lançar no mercado os 718 Cayman e Boxster exclusivamente eléctricos a bateria. De caminho, vai igualmente criar uma rede de carga própria, restando conhecer a sua dimensão e cobertura.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Cadillac
|
|
Imagine oito Peugeot 208 “colados” e o pesadelo que seria circular com um veículo desse tamanho e estacioná-lo. O maior carro do mundo compensa isso com piscina, heliporto, minigolfe e lugar para 75.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A VW anunciou a versão 3.0 do software para a família ID. Além de se tentar livrar do resto dos “bugs”, promete incrementar a potência de carga, melhorar o funcionamento do HUD e as ajudas à condução.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
É conhecida a boa relação que existe entre o CEO do Grupo VW e o seu colega da Tesla. Herbert Diess visitou a gigafactory Texas, a “máquina que produz a máquina” de Elon Musk, e ficou impressionado.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Aston Martin
|
|
Começaram as entregas a clientes das 100 unidades produzidas da AMB 001, a superbike concebida pela Aston Martin. O preço de 95.000€ não convida, mas ao modelo não faltam argumentos.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Fumar é um mau hábito para a saúde, mas os alemães estão dispostos a torná-lo também uma prática desaconselhável para a carteira. Começaram as movimentações para multar quem fume e conduza em 3000€.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
O cantor Rod Stewart, conhecido por êxitos como “Da Ya Think I’m Sexy?” ou “Maggie May”, surgiu nas redes sociais de pá na mão a reparar os buracos na estrada. Tudo para não estragar o seu Ferrari.
|
|
|
|
alerta sonoro
|
|
|
|
|
|