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Ao que parece, a União Europeia quer rapidamente dar o salto para a mobilidade eléctrica, forçando os construtores de automóveis a investir massivamente em modelos com zero emissões. Avança a Bloomberg que é suposto passar dos actuais 1,4 milhões de veículos eléctricos, na Europa, para 30 milhões em 2030. |
Praticamente todos os fabricantes estão conscientes que os limites às emissões vão ser cada vez mais severos e, por isso, estão a canalizar tudo o que “podem” para desenvolver modelos mais amigos do ambiente. Daí que a Daimler tenha anunciado 70 mil milhões para veículos eléctricos, enquanto a Volkswagen, que foi o primeiro grupo automóvel tradicional a encetar a transição para a mobilidade eléctrica, chegou à conclusão que o investimento que fez ainda não chega, pelo que vai “poupar” acabando com a competição. |
Este esforço, que uns contestam e outros, como o CEO da Volvo, defendem que devia ser mais radical, tem vindo a dar frutos. As emissões de dióxido de carbono têm vindo a baixar (não sendo poluentes, contribuem para o efeito estufa), da mesma maneira que os poluentes que são nefastos para a saúde, como os óxidos de azoto, por exemplo, seguem a mesma trajectória à medida que o parque de veículos eléctricos e electrificados aumenta. Sucede que esta tendência veio expor um problema que nem sabíamos que tínhamos. Ou, melhor, dois problemas cujo impacto ambiental e na saúde dos cidadãos tem sido “ofuscado” pelos gases do escape. Neste artigo falamos de pneus e de travões, numa perspectiva pouco habitual: o bem que fazem é mais que sabido, mas o mal que provocam “despertou” a comunidade científica e já há quem esteja a tratar de arranjar soluções para minorar os efeitos perniciosos do desgaste destes componentes. |
Destaco ainda dois novos lançamentos, ambos para 2021, com a chancela da PSA. De um lado, o DS 4, uma berlina que vai combater os alemães A3, Série 1 e Classe A; do outro, o Mokka, um pequeno SUV com motorizações para todos os gostos, inclusive uma eléctrica que esgotou antes mesmo de ser produzida. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Alfa Romeo
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Ti abrevia “Turismo Internazionale” e, na Alfa Romeo, é um acrónimo reservado aos modelos de topo. Já “Veloce” aplica-se às versões mais performantes. O Stelvio junta agora o melhor desses mundos.
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Elétricos
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A MG já foi uma marca da inglesa Rover, sendo hoje um fabricante britânico da chinesa SAIC, que produz apenas na China. Depois do MG ZS eléctrico, está agora a introduzir o MG EHS híbrido plug-in.
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Opel
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Mokka é o modelo escolhido pela Opel para mostrar o que nos reserva para o futuro. A Opel Vizor modifica a estética exterior, o Pure Panel sofistica o interior e a versão eléctrica surge de início.
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DS
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A DS reforçará a gama em 2021 com o lançamento do DS 4, fabricado na Alemanha. Conheça alguns dos segredos da berlina que pretende rivalizar com os A3, Série 1 e Classe A, apostando na tecnologia.
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Em modo eléctrico
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Supercarros
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Depois de uma ausência de 74 anos, a Hispano Suiza regressa à produção de automóveis com um superdesportivo eléctrico com mais de 1200 cv e um preço de 1,7 milhões de euros, antes de impostos.
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Ambiente
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Num documento a que a Bloomberg teve acesso, a Europa define novas metas para diminuir as emissões de CO2. Um dos objectivos passará por ter nas estradas, em 2030, 30 milhões de carros eléctricos.
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Opel
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A Opel esperava comercializar quase 10.000 unidades do Mokka-e em 2021, mas foi (agradavelmente) surpreendida por o pequeno SUV eléctrico ter esgotado, ainda antes de começar a produção.
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Mercedes-Benz
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A Daimler anunciou que vai investir 70 mil milhões de euros, a maioria para “acelerar a transformação rumo à electrificação e digitalização”. Mas, ao que parece, não antes de alguma discussão.
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Vendas
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Outubro foi mais um excelente mês para a comercialização de veículos eléctricos e híbridos plug-in. Desde Janeiro, os primeiros aumentaram as vendas 125% e os segundos 131%. Veja quem liderou.
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Muito à frente
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Elétricos
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O Aptera 3 é um veículo eléctrico estranho, mas cheio de argumentos. Além de ser extremamente aerodinâmico, é capaz de acolher uma bateria enorme e percorrer 1600 km entre recargas.
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Atualidade
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Com a chegada ao mercado nacional da rydpay, startup alemã especializada em pagamentos nos postos de combustível através de uma app, vai ser possível realizar a operação sem esperas e sem filas.
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Segurança
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O Volvo Cars Safety Centre celebra 20 anos de vida, literalmente. Aí todos os dias há um crash test para descobrir como evitar acidentes. Veja como é um dos centros de colisão mais avançados do mundo.
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Ponha os olhos nisto
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Atualidade
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Nem a pandemia consegue parar a Gymkhana. O novo vídeo coloca Travis Pastrana num Subaru com 874 cv. Abundam os saltos, piões, aviões, barcos e nem faltam as habilidades de um miúdo de 9 anos.
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SEAT
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Num ano atípico, em que confinamento é a palavra de ordem, a Seat juntou-se a Vhils para que a rua não seja esquecida. Aprecie dentro de portas o melhor da cultura urbana aos olhos de cinco artistas.
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Daimler
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A Daimler, casa-mãe da Mercedes e de 50% da Smart, decidiu compensar os seus empregados na Alemanha pelo esforço e riscos inerentes a trabalhar durante a Covid-19. Vai distribuir 165 milhões de euros.
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Toyota
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Foi para avaliar até que ponto os automóveis são capazes de se esquivar de um obstáculo inesperado na estrada que surgiu o teste do alce. O Toyota RAV4 Prime foi submetido à prova (e não passou).
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Volkswagen
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A Audi revelou que vai proceder a uma importante reformulação do seu departamento de competição. A Volkswagen foi mais longe e encerrou tudo, desaparecendo a equipa que dominou o WRC de 2013 a 2016.
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