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Ainda há muitos condutores que se sentem desconfortáveis com a intervenção dos sistemas de assistência à condução, cada vez em maior número e cada vez mais avançados, o que obriga os construtores de automóveis a investir fortemente se querem garantir um lugar no pelotão da frente. Mas, ao mesmo tempo que alguns automobilistas se mostram relutantes em ceder o volante a uma máquina, outros fá-lo-iam com prazer. O certo é que independentemente das vontades e dos interesses – e há muito interesse, por parte das empresas, em prescindir dos empregados que conduzem os veículos da companhia –, as instâncias europeias estão convencidas de que a automação é o rumo certo para reduzir a sinistralidade rodoviária, minimizar o efeito “acordeão” dos engarrafamentos e, até, reduzir os níveis de poluição, pois é suposto o veículo adaptar a velocidade de marcha às condições que terá pela frente, como semáforos vermelhos, por exemplo. |
Nada disto será possível sem que a legislação o permita e sem que a tecnologia seja exaustivamente testada. Ora, numa fase em que os veículos de nível 2 e 3 de condução autónoma representam o que de mais avançado há no mercado, Portugal abraçou o desafio de contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, colocando na estrada veículos com o nível 5 (o máximo). O teste consistiu em efectuar uma ligação transfronteiriça, garantindo que o sistema não se “apagava” na passagem da rede de um país para a rede de outro. Pelo meio, houve ainda espaço para o peão “escondido” e para ceder o controlo do veículo a um operador que passou a comandá-lo remotamente. Saiba aqui como correu e o que se perspectiva na visão do coordenador global deste projecto, bem como do CTO da NOS, a empresa portuguesa que assegura cobertura 5G. |
A semana fica ainda marcada por uma estreia histórica: a Ferrari revelou o seu Purosangue, um SUV mais baixo que o convencional para preservar o espírito desportivo da casa de Maranello, e o primeiro modelo com o emblema do Cavallino Rampante a oferecer lugar para quatro. Tudo isto animado por um V12 com 725 cv com aquela sonoridade ímpar das mecânicas atmosféricas. Essa foi uma boa notícia, logo seguida por uma menos boa. Pelo menos, para os potenciais interessados: é que a Ferrari vai limitar a produção e, ao que parece, pouco falta para esgotar. |
Provando que as siglas históricas não se esgotam, com a devida adaptação, a Opel anuncia o regresso do GSE e a Jeep dá sinais que o futuro 4×4 vai ser 4xe. Além do Avenger, sabe-se que a marca norte-americana está a preparar um SUV de luxo com 640 km de autonomia e outros lhe seguirão. Pelos vistos, a Stellantis está a carregar a fundo no pedal da direita, pois também a Peugeot anuncia novo salto na electrificação, com a indicação de que, em 2023, já estará no mercado o novo 308 a bateria, com mais de 400 km de autonomia. |
Há, ainda, novidades mais imediatas. A Mazda, por exemplo, já tem à venda o seu primeiro híbrido plug-in e a Toyota abriu reservas para o Corolla Cross, proposto por valores a partir de 39.000€. |
Para o fim, guardei os “passeios com vista”. E há várias alternativas, desde ver o que Max Verstappen faz quando tem uma hora livre, passando por espreitar uns ténis “made in Portugal” que têm um pouco de Cupra Born. Antes do habitual “até para semana”, e porque nos despedimos da Rainha Isabel II, aprecie aqui a colecção de carros “very british” da monarca. Ou, se preferir, ouça como ser da realeza não impede ninguém (com a determinação de Isabel II) de guiar camiões ou de aprender mecânica. |
Agora sim, até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Ferrari
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A Ferrari revelou o seu primeiro modelo com vocação familiar. O Purosangue é um luxuoso SUV com quatro lugares, equipado com um nobre V12 atmosférico de 725 cv. É o SUV mais potente do mercado.
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Pagani
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Depois do Zonda e do Huayra, o construtor fundado por Horacio Pagani tem um terceiro superdesportivo a caminho. Com um V12 Mercedes-AMG com 864 cv, eis o Utopia inspirado nos anos 50 e 60. Só para 99.
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Toyota
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Aguardado como um dos principais lançamentos da Toyota este ano, o novo Corolla Cross abriu pré-reservas. Este C-SUV propõe três níveis de equipamento, sempre com o novo motor híbrido de 2,0 litros.
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Mazda
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Já começaram as entregas do novo CX-60 2.5 e-Skyactiv PHEV, o primeiro híbrido plug-in da marca japonesa, a tecnologia preferida para carros de serviço de muitas empresas. Preços arrancam nos 52.289€.
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Em modo eléctrico
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Peugeot
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A gama 308 vai ficar completa em meados do próximo ano, com a chegada da variante eléctrica para a berlina e carrinha. Estreia motor de 115 kW, “bateria de nova geração” e anuncia 12,7 kWh/100 km.
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Opel
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Durante anos, a Opel diferenciou os seus modelos mais desportivos com a sigla GSE, de Grand Sport Einspritzung. Agora vai recuperá-la para denominar os Grand Sport Electric, os eléctricos desportivos.
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Jeep
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A Jeep, especializada na produção de jipes com excelentes características todo-o-terreno, prepara-se para lançar o Wagoneer S, um SUV luxuoso de grandes dimensões e eléctrico, com 640 km de autonomia.
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Ford
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A Ford revelou a próxima geração da E-Transit Custom, o seu comercial eléctrico. É o formato que mais clientes atrai, oferece até 218 cv, energia e 380 km de autonomia, cortando custos de 10% a 20%.
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BMW
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A BMW está a trabalhar no desenvolvimento de um super M, uma berlina desportiva derivada do M50, mas mais potente por estar equipada com 4 motores eléctricos, um por roda. Daí as habilidades exibidas.
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Muito à frente
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Tesla
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O Euro NCAP realizou mais uma série de "crash tests" e o melhor desempenho foi o do Tesla Model Y. Com 97% na protecção de adultos e 98% nas ajudas à condução, alcançou o melhor valor de sempre.
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Volvo
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A Volvo é um grande fabricante de camiões, capazes de puxar até 44 toneladas. Para animar o mercado, anunciou o início da produção, em série, dos seus modelos com motores eléctricos a bateria.
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Motos
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A Honda, longe de ser o construtor mais avançado na mobilidade eléctrica nas quatro rodas, está decidida a compensar nas duas rodas. Tanto que anunciou pretender lançar 10 motos eléctricas até 2025.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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Uma das facetas mais peculiares da Rainha Isabel II é que não tinha medo de sujar as unhas com óleo ou de agarrar numa chave inglesa. E os carros que escolhia são o espelho da monarquia britânica.
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Cupra
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A Cupra, marca desportiva da Seat virada para a electrificação, propõe um novo modelo para percorrer as ruas, em parceria com a Mikakus. Estes ténis são feitos em Portugal e têm um pouco de Cupra Born
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Ford
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O CEO da Ford quer reduzir o preço dos seus modelos eléctricos e pretende conseguir uma contribuição generosa da rede de concessionários. O objectivo é cortar cerca de 2000 dólares por carro.
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Honda
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O actual campeão do mundo de F1, o piloto da Red Bull Max Verstappen, é a estrela do mais recente vídeo de promoção do Civic Type R da Honda, que lhe fornece o motor com que conquistou o título.
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Porsche
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A Porsche tem um plano: lançar-se em bolsa para reunir fundos para suportar novos investimentos em veículos eléctricos. Para dourar a pílula, importava entrar na F1 à grande, mas a Red Bull disse não.
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Alerta sonoro
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