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Bom dia! | A notícia que mais curiosidade e partilhas suscitou, nestes últimos dias, foi o facto de terem começado a chegar à Europa os primeiros camiões a hidrogénio da Hyundai. O tema reveste-se de particular importância por diferentes razões. Desde logo, por colocar em perspectiva a viabilidade da mobilidade eléctrica sem as amarras às “tradicionais” baterias que tanto custam, ainda pesam muito e, para cúmulo, são os elementos mais caros num veículo eléctrico, substituindo-as por fuel cells a hidrogénio, que produzem electricidade a bordo. Depois, porque estes primeiros passos no sentido da descarbonização dos transportes pesados são de saudar – a Toyota já vinha a fazer o mesmo, mas com autocarros, curiosamente fabricados em Portugal –, na medida em que não devem ser apenas os veículos ligeiros a dar o seu contributo para que todos tenhamos para um ambiente mais “limpo”. | Isto acontece numa altura em que Portugal assume uma forte aposta no hidrogénio, hipoteticamente o novo ouro negro, que só adquire tons de “verde” se for produzido a partir de energia renovável e da electrólise da água, pois só assim se evita a libertação de carbono. Da Estratégia Nacional para o Hidrogénio delineada pelo Governo faz parte uma mega central de produção deste gás em Sines, cuja discussão em torno da oportunidade, viabilidade e localização deixamos para os peritos, mas fazem igualmente parte pequenos equipamentos de produção de hidrogénio, a instalar junto a postos de abastecimento para camiões e automóveis. São pequenos, substancialmente mais acessíveis e de início bastam dois, um a norte e outro a sul, próximos de centros de distribuição logística onde existam frotas de veículos a fuel cell, número que irá crescer acompanhando a procura. Não é necessário inventar nada, bastando adaptar aquilo que, com sucesso, está a ser feito lá fora, sendo que existem empresas e tecnologia nacionais que podem fornecer uma parte considerável do equipamento necessário. Falamos-lhe aqui de uma empresa portuguesa que lidera neste domínio, com a curiosidade de que as suas soluções são, sobretudo, exportadas. | O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisa que “o carvão não tem lugar na recuperação pós-Covid”, com a pandemia a dar um “empurrão” no sentido da descarbonização. Tendência a que até os condutores aderiram, pois as vendas de veículos eléctricos ou electrificados não foram tão fustigadas com a crise. Os da BMW subiram 3,4%, os da Mercedes quadruplicaram e a DS afirma que, graças aos seus PHEV e BEV, vai cumprir os limites de emissões de CO2 impostos por Bruxelas. | A semana foi cheia de novidades, com as revelações do BMW iX3 e do Nissan Ariya, dois SUV eléctricos. Mas a maioria dos veículos comercializados continua a depender de motores a combustão – e assim continuará a ser por muitos anos. Os novos PHEV da Jeep já podem ser encomendados em Portugal e a versão plug-in de tracção dianteira do Opel Grandland X também já chegou aos concessionários. Dificilmente isto acontecerá com o novo Ford Bronco ou com o Toyota Corolla Cross, mas vale a pena dar uma espreitadela. E porque sonhar é importante, ponha ainda os olhos no Sián Roadster – mais um Lamborghini que esgota, antes mesmo de ser produzido. | Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Ford
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A 6ª geração do todo-o-terreno norte-americano resgata o clássico dos anos 60, apimenta-o com uma imagem quadradona e junta-lhe capacidades offroad para “durões”. A receita tem tudo para ser um êxito.
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Jeep
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Os concessionários Jeep já estão a aceitar encomendas para as versões híbridas plug-in do Renegade e Compass. O primeiro arranca nos 40.050€, mas uma campanha permite adquiri-lo por menos de 27.500€.
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Lançamentos
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Depois do Opel Grandland X Hybrid4, com tracção às quatro rodas, chega agora aos concessionários Opel a versão PHEV de tracção à frente do Grandland X, capaz de percorrer até 57 km em modo eléctrico.
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Lamborghini
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O Sián Roadster é a mais recente criação da Lamborghini, aliando linhas atraentes a uma carroçaria aberta e a uma mecânica híbrida com 819 cv. A produção é limitada a 19 unidades e já todas têm dono.
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Em modo eléctrico
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Nissan
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A Nissan quer fazer do Ariya um marco na mobilidade eléctrica, tal como em tempos o Leaf se destacou. O crossover estará disponível com duas baterias, dois tipos de tracção e 360 a 500 km de autonomia
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BMW
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O BMW iX3 já é oficial. Chega directamente da China para a Europa mas, embora tenha surgido mais tarde, é o menos potente e o mais lento entre os seus rivais. A autonomia está acima do esperado.
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Tesla
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Produzir um SUV com apenas tracção a um eixo pode parecer estranho, mas a BMW lançou o iX3 com apenas tracção atrás. A Tesla, que se prepara para entrar na Alemanha, preparou um Model Y similar.
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Renault
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Se, na China, a nova estratégia da Renault é vender só veículos eléctricos, na Europa, o Zoe continua a bater recordes de vendas. Mas, como os clientes querem SUV, a marca vai lançar rival do e-2008.
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Volvo
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É certo que a Tesla informou que os primeiros Model Y na Europa seriam fabricados pela Gigafactory Berlim, nunca antes de Julho de 2021. Contudo, há um exemplar a rodar na Suécia e pertence à Volvo.
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Muito à frente
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Hyundai
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Por percorrerem grandes distâncias e consumirem muita energia, os camiões são veículos difíceis de electrificar. Mas é preciso descarbonizar o transporte e, para isso, a Hyundai aposta no hidrogénio.
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Bugatti
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O Bugatti Chiron tem um motor com 1500 cv que vai até 420 km/h, ou 490 km/h caso se trate do Super Sport 300+, o que faz disparar o calor em qualquer um. Daí que necessite de um super ar condicionado.
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DS
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A pandemia tem dificultado o cumprimento do limite de emissões de CO2 imposto por Bruxelas, para a maioria dos construtores. Mas aparentemente não para a DS, que afirma estar bem abaixo dos 95g.
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Ponha os olhos nisto
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Toyota
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A Toyota não pára de reforçar a gama de SUV e, depois do Highlander, RAV4, C-HR e Yaris Cross, eis o Corolla Cross. Mas se pensa adquiri-lo em Portugal, prepare-se para esperar um bocado.
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Cupra
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A equipa do Barcelona segue na segunda posição da La Liga, atrás do Real Madrid, mas talvez para poder acelerar rumo à liderança, resolveu nomear o seu primeiro carro oficial: o novo Cupra Formentor.
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Opel
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O novo Opel Mokka não se limita a tirar o X do SUV, a adoptar a grelha Vizor ou a estrear o novo painel de instrumentos que a marca denomina Pure Panel. Estreia igualmente um emblema mais fino.
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Tesla
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Os noruegueses estão a braços com uma tentativa de homicídio. Falta de provas levou a polícia a pedir ajuda aos donos dos Tesla com Sentry Mode, para verificar se os seus carros apanharam o criminoso.
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