|
|
|
|
Aproveitando a apetência dos consumidores pelos SUV, os construtores de automóveis de luxo decidiram criar os SUV coupé, com isso procurando aliciar os clientes que preferem “suavizar” o ar mais pesadão deste tipo de veículos com um pilar C mais inclinado, ao estilo coupé, para uma imagem mais dinâmica. A combinação improvável veio (inesperadamente) a revelar-se um sucesso, a ponto de até um construtor generalista, como a Renault, arriscar uma incursão por este território. |
O novo Arkana surfa esta onda. Primeiro estranha-se, por vermos o emblema do losango num tipo de carroçaria que, até agora, era praticamente um exclusivo das marcas ditas “premium”. Depois convence, porque este Renault reúne os principais ingredientes par se tornar o novo best-seller da marca. Alia ao estilo com personalidade um habitáculo espaçoso, uma bagageira capaz de encher as medidas da maioria e, melhor do que isso, gastos contidos. Se ficou curioso, está tudo aqui (inclusivamente preços, equipamento e primeiras impressões ao volante). |
Se a Renault copiou a forma dos SUV coupé que as marcas de luxo alemãs estrearam com sucesso, os construtores chineses foram ainda mais longe, ao copiar o VW Carocha e, como se não bastasse, registaram a sua “criação” na Europa, surpreendendo a Volkswagen. Quem também causou surpresa foi a GM, que revelou o modo de condução WTF na sua pick-up eléctrica Hummer. Só que, desta vez, o conhecido termo WTF tem um significado distinto. Como não há duas sem três, a última surpresa veio da Rimac, que finalmente chegou a acordo com o Grupo Volkswagen. Apesar de pequeno, este David dos carros eléctricos conseguiu criar uma joint venture com um Golias como a VW e ficar com a parte de leão na recém-criada associação com a Bugatti. |
A capacidade de os construtores actualizarem o software dos seus modelos à distância pela Internet, evitando visitas à oficina e conseguindo que os clientes não tenham de circular com carros problemáticos, foi muito comentada nos últimos dias. Se, por um lado, a VW se estreou neste domínio com a gama ID, a Tesla provou que domina o sistema ao actualizar em segundos os programas de 285.000 carros na China. A Porsche, por outro lado, deverá necessitar de semanas para “emendar” o software de 43.000 dos seus Taycan, que têm de continuar a passar pelo concessionário. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Lamborghini
|
|
Para o fim, guarda-se o melhor e a despedida do Aventado faz-se exactamente assim. Coupé ou roadster, eleva o V12 atmosférico a 780 cv – o Lamborghini mais potente jamais feito, sem apoio eléctrico.
|
|
|
|
Fiat
|
|
A Fiat escolheu Capri para revelar o 500X Yachting e não é fácil encontrar um palco mais atraente do que a bela ilha italiana para apresentar um novo modelo descapotável e associado à náutica.
|
|
|
|
|
Abarth
|
|
A marca do escorpião continua a “picar” os fãs com séries especiais. Agora é a vez de o Abarth 695 Esseesse surgir em edição limitada a 1390 unidades. Em preto ou cinzento, é o mais rápido da gama.
|
|
|
|
Maserati
|
|
A Maserati introduziu três novos níveis de acabamento – GT, Modena e Trofeo – para tornar mais apelativos as berlinas Ghibli e Quattroporte, bem como o SUV Levante.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
O ID.4 GTX é o SUV que inaugura a família de desportivos da gama ID. Oferece tracção às quatro rodas, 220 kW (299 cv) de potência máxima, anuncia até 480 km de autonomia e 0-100 km/h em 6,2 segundos.
|
|
|
|
Porsche
|
|
A Porsche anunciou a chamada à oficina de 43.000 Taycan, fabricados em 2020 e em 2021. Os veículos necessitam de “rever e actualizar o software”, mas (estranhamente) não o podem fazer over-the-air.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Wall Street previa que a Tesla vendesse 200.000 unidades no 2º trimestre do ano, mas o construtor produziu 206.421 veículos e entregou 201.250. Um novo recorde que aponta à fasquia do milhão/ano.
|
|
|
|
|
Nissan
|
|
A Nissan foi pioneira nos eléctricos com o Leaf, mas depois quase estagnou. Para não perder a corrida em que partiu à frente, aposta em “hub” com tudo: gigafábrica, baterias reutilizadas e… crossover.
|
|
|
|
Vendas
|
|
A Jato revelou os números das vendas de veículos no mercado europeu em Maio e os resultados foram melhores do que em 2020, mas piores que em 2019. Veja quem vendeu mais à geral, nos PHEV e nos BEV.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Segurança
|
|
Todos os carros novos, fabricados a partir de Julho de 2022, vão estar equipados de série com um dispositivo que impede ou dificulta o desrespeito pelos limites de velocidade. Sabe como funciona?
|
|
|
|
Tesla
|
|
Um grupo de condutores chineses queixou-se de que os seus Tesla aceleravam sem motivo. A marca explicou que os condutores accionavam o programador de velocidade e as autoridades pediram uma solução.
|
|
|
|
General Motors
|
|
O Hummer regressou, para já em versão pick-up exclusivamente eléctrica. O peso é um pesadelo, cerca de 4 toneladas por causa das baterias, mas no modo WTF – que dá origem a trocadilho – nem se nota.
|
|
|
|
|
Condução Autónoma
|
|
Enquanto as marcas tentam construir veículos que circulem sem condutor, alguém se lembrou de fazer uma geleira que nos segue para todo o lado. O ideal para acompanhar o Campeonato Europeu de Futebol?
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A VW anunciou que os ID.3, ID.4 e ID.4 GTX vão usufruir, pela primeira vez, de uma actualização de software “over-the-air”. E mais se irão seguir, solução que facilita a vida à marca e aos clientes.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Elétricos
|
|
Uma das sensações do Salão de Xangai foi o Ora Punk Cat, pela forma descarada como copia as linhas do VW Carocha. Face à ameaça de uma acção legal, a Great Wall entrou com pedido de patente na Europa.
|
|
|
|
Ford
|
|
O Ford Escort que pertenceu a Diana, princesa de Gales, foi leiloado por mais de 52.000 libras, o equivalente a 61.325€, cerca de 10 vezes mais do que valeria caso não fosse um Escort “real”.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Se é daqueles que acha que os carros voadores nunca se vão tornar realidade, o melhor é rever a sua posição. O Klein ligou Nitra a Bratislava pelo ar, a 190 km/h. Três minutos depois era um automóvel.
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A Greenpeace impediu o Grupo VW de exportar 1500 veículos novos, que aguardavam a expedição no porto de Emden. Como? Roubou as chaves de unidades com motores de combustão e agora vai a tribunal.
|
|
|
|
Bugatti
|
|
Falava-se há muito sobre a possibilidade de o Grupo VW vender a Bugatti à Rimac, uma startup croata que dá cartas na tecnologia eléctrica. A solução foi uma joint venture, em que é a Rimac que manda.
|
|
|
|
|
|
|
|