|
|
|
|
A Tesla tem no Model Y o seu mais recente lançamento, mas isso não impede o SUV mais pequeno da marca norte-americana de veículos eléctricos de conquistar rapidamente terreno no campo das vendas, fazendo frente ao próprio Model 3, que lhe serve de base e que é um dos eléctricos mais vendidos do mundo. | Sempre aqui defendemos que o Model Y reunia, teoricamente, os devidos requisitos para superar a berlina do segmento D premium da Tesla e agora, com a chegada das primeiras unidades a Portugal, pudemos pôr à prova essa tese. Conduzimos uma versão Long Range, fabricada na China, e ficámos surpreendidos em vários aspectos, com o Model Y a revelar-se – em nossa opinião – uma proposta muito mais completa do que o Model 3, considerando as actuais tendências dos condutores europeus. Encontra aqui os porquês. | Este ensaio permitiu-nos confirmar que a Tesla está a evoluir naquelas que são as principais fragilidades dos modelos da marca, nomeadamente a qualidade de construção e o rigor nos acabamentos. Críticas que vão perdendo força à medida que o construtor fortalece a sua imagem enquanto referência nos veículos eléctricos alimentados a bateria. Ora, o recorde que o Model S Plaid conquistou no Nürburgring, esmagando em 12 segundos o registo do Porsche Taycan, é a prova de que a Tesla (ainda) está muito à frente dos fabricantes tradicionais, mesmo os que historicamente começaram por ancorar a sua reputação nos desportivos que produziam. Daí que, quando Elon Musk fala de baterias, a conversa interesse a quem ainda não domina o tema. Musk não falou, tweetou: é contra as células tipo “bolsa” e explica por que razão. | Já a Toyota e a Hyundai continuam a apostar seriamente nas células de combustível a hidrogénio como alternativa. A primeira está a registar resultados recorde com o novo Mirai, mas está consciente de que nenhum construtor que queira manter a sua posição no mercado (e a marca nipónica é o maior fabricante de automóveis do mundo) pode passar ao lado da tecnologia das baterias. Por isso, vai investir 14 mil milhões de dólares nessa área, inclusivamente nas há muito aguardadas baterias sólidas. Já a Hyundai, que continua a ampliar a sua gama de BEV (o Ioniq 7 já mexe), prepara também um desportivo a hidrogénio com 680 cv. | A terminar, destaco três novidades em matéria de híbridos plug-in (PHEV): a liderança do Seat Leon Sportstourer e-Hybrid no segmento, o facto de a Volvo aumentar a autonomia eléctrica até 90 km nas séries 60 e 90 e, por fim, a desistência da Mercedes. A marca da estrela surpreendeu duplamente, ao anunciar que vai acabar com o desenvolvimento de motorizações PHEV e ao defender que os eléctricos a bateria vieram sentenciar de morte as berlinas clássicas. | Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Volvo
|
|
Os híbridos plug-in Volvo das séries 60 e 90 passam a usufruir de uma motorização eléctrica mais potente e de uma bateria com maior capacidade. Autonomia em modo eléctrico pode chegar até 90 km.
|
|
|
|
SEAT
|
|
O mercado dos veículos com mecânicas híbridas plug-in, interessante sobretudo para as empresas pelos incentivos fiscais de que beneficiam, tem no Seat Leon Sportstourer e-Hybrid o líder de vendas.
|
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
A União Europeia decidiu que os construtores tinham de contribuir para a redução de emissões de CO2. Itália diz que sim, mas pede "vista grossa" para Ferrari e Lamborghini. BMW aprova, Porsche não.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Os veículos com mecânicas híbridas plug-in, cujo contributo para a descarbonização é discutível e em que a indústria alemã se tem apoiado, vão ser abandonados pela Mercedes.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volvo
|
|
Já está disponível no mercado uma versão mais acessível do Volvo XC40 eléctrico. Perde potência ao abrir mão do motor traseiro, mas ganha 7793€, o que o torna mais apetecível para muitos condutores.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
As baterias dos veículos eléctricos são formadas por células de vários tipos. A Tesla prefere as cilíndricas, mas a maioria opta pelas células prismáticas ou de bolsa. Elon Musk acha-as perigosas.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
A Hyundai mostrou no Salão de Munique um "teaser" com os três primeiros veículos eléctricos da Ioniq. Se os Ioniq 5 e 6 eram já nossos conhecidos, a novidade é o Ioniq 7, um SUV eléctrico que faltava.
|
|
|
|
|
Toyota
|
|
Na Alemanha, quase metade das novas matrículas correspondem a veículos electrificados e a tendência é de crescimento. O novo Mirai, a célula de combustível a hidrogénio, atingiu um recorde de vendas.
|
|
|
|
Segurança
|
|
A Nio, marca chinesa que pretende conquistar os condutores europeus, viu o Euro NCAP atribuir a classificação máxima ao seu ES8, certificando (e elogiando) a protecção e segurança que o SUV oferece.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Elétricos
|
|
Da Índia, chega-nos o caso de uma startup disposta a revolucionar no plano laboral. A OLA Electric quer produzir scooters eléctricas acessíveis e pretende fazê-lo com 10.000 funcionárias. Só mulheres.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Já é oficial. O Tesla Model S Plaid estabeleceu um novo record para veículos eléctricos de quatro portas no Nürburgring, batendo o Porsche Taycan Turbo. Aos 7.42 do Taycan, o Plaid respondeu com 7.30.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Apesar de abundarem no mercado as propostas de camiões eléctricos com apenas 300 a 400 km de autonomia, uma empresa suíça foi mais longe e construiu um veículo que percorreu 1099 km com uma só carga.
|
|
|
|
|
Cupra
|
|
O Cupra Tavascan será o SUV eléctrico que a marca espanhola lançará depois do Born, agendado ainda para 2021. Mas antes do Tavascan de série chegará a versão de competição, destinada ao Extreme E.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Uma empresa israelita criou um motor inovador para substituir, com vantagens, os pesados motores a gasóleo dos geradores. Agora, esta unidade promete ser a solução máxima para os eléctricos.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Durante anos, uma parte significativa dos condutores adquiria veículos de três volumes e quatro portas, as conhecidas berlinas clássicas. Mas os eléctricos acabaram com elas, afirma a Mercedes.
|
|
|
|
BMW
|
|
A BMW prepara um forte incremento no investimento em baterias, não na produção, mas na compra a fornecedores. O construtor alemão sobe de 12 para 20 mil milhões de euros o gasto em acumuladores.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
Há dois construtores que apostam nos veículos eléctricos capazes de produzir a bordo a energia de que necessitam com fuel cells a hidrogénio. A Hyundai é um deles e prepara um desportivo com 680 cv.
|
|
|
|
|
|
|
|