|
|
|
|
Boa noite! |
Haverá quem queira um carro usado com 3000 milhões de quilómetros? Dificilmente, mas este é especial a ponto de levantar a dúvida. Mais fácil será encontrar quem não se importasse de ter um automóvel novo, de preferência a custo zero. Isso mesmo: ganhar um carro livre de quaisquer encargos! É assim que premiamos os leitores e ouvintes do Observador, envolvendo-os na escolha daquele que consideram ser o melhor modelo introduzido no mercado português em 2021, numa determinada faixa de preços. |
Por esta altura, se nos acompanha com regularidade, já terá percebido que arrancou mais uma edição dos Prémios Auto Observador – A Escolha dos Portugueses. As votações abriram e há muito por onde escolher – praticamente meia centena de novidades, distribuídas por oito categorias. Por isso, se quiser juntar-se ao Bernardo Coelho, ao Gonçalo Archer, à Patrícia Baltazar e ao José Miguel Serejo, os leitores premiados nas edições passadas, vote e “arrisque-se” a levar para casa um Toyota Yaris, no valor de 15.000€. Consulte o regulamento e participe. Boa sorte! |
Esta semana fica ainda marcada por uma das mais aguardadas fugas. Se tem curiosidade em ver como vai ser o primeiro SUV da Ferrari, espreite aqui. O Purosangue só vai chegar aos primeiros clientes em 2023 mas, pelo que nos é dado a ver, a marca do Cavallino Rampante volta a não desiludir. Esperar, sem desesperar, ficou mais difícil para os fãs da marca… |
Caiu também o véu sobre outro SUV, bem mais racional. Referimo-nos ao novo Kia Sportage, que já aqui lhe demos a conhecer. Sucede que, embora a marca sul-coreana já tivesse anunciado preços e avançado com uma garantia de 10 anos, ainda havia dados por revelar em relação à versão híbrida plug-in, aquela que potencialmente encerra maior potencial de vendas na Europa. A informação que faltava é finalmente conhecida, da autonomia eléctrica a consumos, passando pelos 0-100 km/h e pela velocidade máxima. |
Quem passou com distinção, de acordo com a Consumer Reports, foi o Ford Mustang Mach-E, que foi considerado o melhor eléctrico de 2021. A propósito de baterias, nada como atentar num confronto que envolve Porsche, Tesla e Lucid. As respectivas berlinas eléctricas de quatro portas, que são simultaneamente as mais desportivas do mercado, enfrentaram-se no ¼ de milha e numa “reprise”. Seria mais bonito de ver se não parecesse que uma estava… “parada”. Outro comparativo interessante, porque mais uma vez mistura passado e futuro, é aquele que opôs o novo i4 M50 com o venerado M3. Dois BMW em pista para dirimir a dúvida se, afinal, a antiguidade (ainda) é um posto. |
A terminar, duas novidades “fresquinhas”: a nova Ranger Raptor que vai chegar no final do ano, com um arsenal de impor respeito, e os planos da Cupra que, para soprar as velas do seu 4.º aniversário, avançou datas para lançar dois novos modelos e duplicar as vendas. Pelo meio, tentou levar-nos para o metaverso (mas preferimos ficar por aqui). |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Ferrari
|
|
Esta é a fuga que aguardávamos há meses. Num mundo em que é quase impossível esconder o que quer que seja do público, eis que por fim surgem imagens não camufladas do Purosangue, o SUV da Ferrari.
|
|
|
|
Ford
|
|
Prometendo ser tão eficaz em estrada como fora dela, a Raptor será a primeira versão da nova Ranger a chegar. E traz com ela soluções que impõem respeito, do motor à suspensão, passando pelo escape.
|
|
|
|
Cupra
|
|
Numa altura em que celebra o 4º aniversário, a Cupra aproveita para se oferecer duas boas “prendas”. Confirmou o lançamento de dois novos modelos eléctricos e o duplicar do volume de vendas.
|
|
|
|
|
KIA
|
|
Para manter o crescimento na Europa, a Kia aposta fortemente no novo Sportage, SUV compacto de que já se conhecem os preços, a estrutura da gama e as motorizações. Mas faltavam dados sobre o PHEV.
|
|
|
|
Mercado
|
|
O Grenadier, jipe puro e duro similar ao antigo Defender da Land Rover, começou a sair da fábrica que a Ineos adquiriu à Smart. A partir de Abril, os clientes podem começar a confirmar as encomendas.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Supercarros
|
|
Finalmente, a especialista em provas de arranque Drag Times organizou um encontro entre as três berlinas eléctricas mais rápidas do mercado. Uma ganhou, outra ficou em segundo e a 3ª ficou… “parada”.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A recém-criada AMME, associação que visa melhorar o funcionamento da rede de carga nacional para veículos eléctricos e PHEV, propõe três medidas para tornar o sistema mais transparente e funcional.
|
|
|
|
Ford
|
|
Há um novo líder no "ranking" elaborado pela norte-americana Consumer Reports, para os melhores eléctricos do ano, organizados segundo os relatórios dos clientes. O Mustang Mach-E bateu o Model 3.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
BMW
|
|
Esta é uma batalha fratricida entre duas berlinas desportivas da BMW, ambas com mais de 500 cv. Tem contudo a curiosidade de uma ser eléctrica e outra movida pelo motor a combustão, o respeitável M3.
|
|
|
|
Vendas
|
|
O Grupo Volkswagen manteve, em 2021, a sua tradicional liderança no mercado europeu. Mas o domínio sobre os mercados do Velho Continente esteve por um fio, sob ameaça da Stellantis.
|
|
|
|
|
General Motors
|
|
A estrela americana do basquetebol LeBron James, que joga pelos Los Angeles Lakers, volta a promover a pick-up eléctrica da Hummer, sobretudo a sua capacidade de se deslocar como um caranguejo.
|
|
|
|
Mobilidade urbana
|
|
Quem tem de se deslocar enfrenta sempre algumas dificuldades, da falta de estradas para acesso directo ao excesso de trânsito. O Jetson resolve isso com "uma perna às costas", ou melhor, voando.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Curiosidades Auto
|
|
O carro que maior distância percorreu é um usado que rodou poucos milhares de quilómetros durante os primeiros 10 anos. Mas, nos últimos quatro, foi a loucura. O problema é que é difícil de “agarrar”.
|
|
|
|
|
|
Condução Autónoma
|
|
Herbert Diess e Elon Musk, os CEO do Grupo Volkswagen e da Tesla, têm uma relação de amizade e estão alinhados na estratégia para os eléctricos. Mas há uma tecnologia que os coloca em campos opostos.
|
|
|
|
Stellantis
|
|
A Stellantis emprega 300.000 trabalhadores, mas a troca de motores de combustão por eléctricos vai levar à redução do número de funcionários. O grupo está a revelar-se "criativo" para fazer cortes.
|
|
|
|
alerta sonoro
|
|
|
|
|
|