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Na próxima semana arrancam as entregas no nosso país do novo Megane E-Tech Eléctrico, um modelo 100% a bateria que a Renault acredita que poderá ter uma palavra a dizer no mercado nacional. A verdade é que não lhe faltam atributos ou trunfos na manga e, como já conduzimos o modelo em Portugal, pode ver aqui o resultado da nossa análise, com destaque para o que gostámos mais e… menos. |
As vendas de veículos com este tipo de motorização continuam a aumentar a bom ritmo, atingindo já 10% à escala global, um pouco devido a empresas como a Uber, que só para circular em Londres vai adquirir 10.000 modelos exclusivamente a bateria. E se a Land Rover tem quase pronto um Defender eléctrico a fuel cell, outros construtores continuam a privilegiar a bateria para os modelos mais pequenos e acessíveis, como a Jeep com o novo Avenger e a Citroën, que lançou mais uma versão do Ami. |
Numa semana em que a seguradora AXA forjou uma demonstração para provar que os eléctricos têm mais acidentes e provocam mais danos, o que depois a obrigou a desculpar-se, a Skoda promete mais três veículos a bateria e a Maserati eleva a fasquia para os 1200 cv, que promete encaixar dentro do próximo coupé GranTurismo Folgore. Isto enquanto a Porsche prepara uns novos Taycan e Panamera a bateria e 17 clientes noruegueses da Tesla fizeram 24 horas de greve de fome para serem ouvidos. |
Mas nem todas as novidades da semana são eléctricas, como o prova o facto de a Nissan ter revelado o novo X-Trail, o SUV japonês que oferece até sete lugares. Mas a novidade provavelmente mais sumarenta é a que recorre a um nobre motor a gasolina, para mais um V12 que não deverá andar longe dos 800 cv. Referimo-nos ao Purosangue, o SUV da Ferrari que já tem data marcada para ser revelado ao público. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Nissan
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Com lugar para cinco ou sete ocupantes, o novo X-Trail herda muitas das soluções do Qashqai – incluindo versões e-Power. É um híbrido “diferente” para os que ainda não estão prontos para um eléctrico.
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Ferrari
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Tal como prometido, a Ferrari vai revelar o seu primeiro SUV, e o único modelo da gama com quatro portas, em Setembro. Mais precisamente no dia 13. E o Purosangue montará um nobre motor V12.
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Skoda
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O construtor checo do Grupo Volkswagen está imparável. Além de revelar um novo logotipo, que substitui o antigo, de gosto duvidoso, promete para breve três novos veículos eléctricos.
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Em modo eléctrico
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Maserati
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A Maserati vai comercializar, já em 2023, o GranTurismo Folgore. Passará a ser o coupé 2+2 de luxo mais potente do mercado e, se é 100% eléctrico, bate tudo o que até a Ferrari tem para oferecer.
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Jeep
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Chama-se Avenger e pretende vingar no segmento dos SUV compactos. Eis o primeiro Jeep 100% eléctrico, que vai chegar à Europa já no próximo ano, apontando a uma autonomia na ordem dos 400 km.
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Porsche
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A Porsche prepara-se para desistir do actual Taycan, substituindo-o por um novo, concebido sobre a nova plataforma SSP. Isto numa fase em que também conceberá o Macan e o Panamera eléctricos até 2027.
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Lexus
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A Lexus teve no LFA o seu desportivo mais potente e exuberante, com motor V10 com 560 cv. Com este novo coupé desportivo eléctrico, a marca nipónica parece pretender elevar ainda mais a fasquia.
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Citroën
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O quadriciclo eléctrico francês que lidera as vendas no mercado português despediu-se de duas versões, substituindo-as por apenas uma, em tons de verde e de amarelo. O novo Ami Tonic custa 8990€.
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Muito à frente
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Land Rover
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A Jaguar Land Rover apresentou o primeiro Defender eléctrico capaz de produzir a energia de que necessita a bordo, através de uma célula de combustível a hidrogénio, reduzindo o tempo de recarga.
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Vendas
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Entre eléctricos e PHEV, comercializaram-se mais de 4,9 milhões de veículos novos, nos primeiros sete meses de 2022. Em Julho, os modelos electrificados representaram 14% das vendas. Veja quem lidera.
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Toyota
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O construtor japonês anunciou um investimento em baterias de 730 mil milhões de ienes, cerca de 5,6 mil milhões de euros, reforçando a aposta nos eléctricos. Só nos Estados Unidos da América e Japão.
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Ponha os olhos nisto
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Segurança
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A seguradora AXA causou alguma sensação quando realizou um “crash-test” com o intuito de sugerir que os veículos eléctricos provocam mais acidentes e mais graves. Agora admite que o teste foi forjado.
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Tesla
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A Noruega é o país que mais eléctricos adquire e onde a Tesla possui a maior penetração no mercado. Mas um grupo de 17 clientes entrou em greve de fome para pedir a Musk que resolva as suas queixas.
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Alfa Romeo
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Não é todos os dias que os habitantes de Milão e os turistas que visitam os locais mais emblemáticos desta cidade italiana vêem passar pelas ruas um F1! E o monolugar acaba por ser trocado por um SUV…
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Polestar
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A Polestar foi impedida de vender em França pela Citroën, que a acusou de copiar o “seu” double chevron. Sem explicação, os dois construtores chegaram agora a acordo e a proibição foi retirada.
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Atualidade
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Favorecer o transporte ferroviário, em detrimento do rodoviário, permite ganhos no trânsito, nos custos e nas emissões. A Alemanha experimentou, oferecendo bilhetes mensais a 9€ e não foi um sucesso.
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Alerta sonoro
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