|
|
|
|
As baterias dos automóveis eléctricos têm dominado as interrogações e alimentado grande parte das dúvidas que envolvem este tipo de veículos, seja pela autonomia que oferecem, pela longevidade que asseguram ou pelo preço que exige a sua substituição. |
Mas, numa altura em que a Europa já bate a China nas vendas de eléctricos e de híbridos plug-in, há outra pergunta que também deve ser colocada. Sabe-se que um motor a gasóleo, por exemplo, resiste facilmente 500 mil quilómetros, mas quanto durará o motor de um carro eléctrico? A resposta, com toda a certeza, ainda ninguém se arrisca a dar, mas já há movimentações nesse sentido. Neste artigo, dizemos-lhe que faculdade está a estudar a matéria, quem paga a conta e que construtores e fornecedores da indústria automóvel estão envolvidos neste projecto. |
Enquanto se trabalha num método capaz de avaliar a vida útil de um motor de accionamento eléctrico, a Tesla continua a ampliar a sua rede de Superchargers, que além de ser a maior disponibilizada exclusivamente por um construtor, continua a ser um importante argumento de venda. Mas, se até há bem pouco tempo nada nem ninguém parecia deter o fabricante norte-americano de veículos eléctricos, eis que (finalmente) paira no ar um clima de “ameaça”. Isto porque a Lucid Motors está certa de que vai homologar para o seu primeiro carro eléctrico, o Air, uma autonomia muito superior à do Model S. |
Os desportivos esta semana estiveram bastante activos. A Hyperion mostrou o XP-1, uma “bomba” a hidrogénio com uma autonomia descomunal, enquanto a Toyota colocou o novo GR Yaris nas mãos de Kris Meeke, piloto do Mundial de Ralis, para mostrar o que vale o pequeno utilitário que mais parece um carro do WRC. Mas há outro ás do volante, este desconhecido, que mostra serviço aos comandos de um veículo “estranho”, grande não na potência mas no peso. Estranho foi também o recorde anunciado pela Porsche para o Panamera no Nürburgring, apesar de o tempo registado não ser o mais rápido. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Toyota
|
|
A Toyota vai mostrar o seu pequeno mas “furioso” GR Yaris em Goodwood, em meados de Outubro. O pequeno desportivo com quatro rodas motrizes e 271 cv promete mais gozo do que o esperado.
|
|
|
|
KIA
|
|
O Kia Sorento, o SUV topo de gama da marca sul-coreana, foi renovado. Com novidades por dentro e por fora, o modelo com 5 ou 7 lugares distingue-se do seu antecessor especialmente ao nível da frente.
|
|
|
|
|
BMW
|
|
A Série 5 tem novo elemento. O 545e xDrive é o novo PHEV da família e destaca-se pelas prestações, cumprindo os 0-100 km/h em 4,7 segundos. Oferece 394 cv, tracção integral e 54 km em modo eléctrico.
|
|
|
|
Maserati
|
|
A Maserati reforçou a sua gama com as versões Trofeo do Ghibli e do Quattroporte, ambos equipados com um motor V8 de origem Ferrari e fabricado pela marca do Cavallino Rampante, com 580 cv.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Elétricos
|
|
Quase quatro anos depois de surgir como concept, o Lucid Air vai ser revelado na sua versão de produção a 9 de Setembro. Chega com a maior autonomia do mercado, estimada em 832 quilómetros.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A China, que é o maior mercado automóvel do mundo, foi também o maior para os eléctricos durante anos. Mas não nos primeiros sete meses de 2020, período em que foi a Europa a liderar a procura.
|
|
|
|
Renault
|
|
O pequeno Renault eléctrico já tem a homologação definitiva da autonomia, segundo o sistema europeu WLTP. Para surpresa geral, subiu 5,5% face aos valores estimados pelo fabricante francês.
|
|
|
|
|
Land Rover
|
|
A Jaguar Land Rover aposta em Zeus, o pai dos deuses gregos, para ultrapassar a necessidade de abandonar os motores de combustão. Zeus é também o nome do projecto de fuel cells para carros eléctricos.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A Rivian é dos projectos mais curiosos da indústria automóvel. Tem tecnologia, soluções interessantes e vai chegar ao mercado antes da concorrência. O fundador mostra como nasce a pick-up eléctrica.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Supercarros
|
|
Agora que o hidrogénio é tema recorrente em Portugal, a Hyperion decidiu revelar o seu protótipo XP-1, que vai produzir em 2022. Anuncia 354 km/h, 1609 km de autonomia e recarrega em apenas 5 minutos.
|
|
|
|
PSA
|
|
O grupo liderado pelo português Carlos Tavares estará de olho numa solução híbrida como a que a Renault propõe nas versões E-Tech. E a Renault poderá vender a tecnologia. Ambos querem baixar custos.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
Para demonstrar como o Kauai Electric pode ser “altamente eficiente”, a Hyundai promoveu uma maratona de autonomia em circuito fechado, até esvaziar por completo a bateria do crossover subcompacto.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Tech Auto
|
|
Os pneus são os primeiros elementos num automóvel responsáveis pelo conforto e segurança. Mas, por vezes, são muito mal tratados. Veja aqui o que acontece quando alguém os faz patinar até rebentarem.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Este pequeno GT-R, se bem que exiba grandes semelhanças com o superdesportivo japonês, nada partilha com ele. Não tem 600 cv, tracção às quatro rodas e nem sequer é um Nissan.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Quando o tema versa sobre cópias de automóveis, normalmente o assunto envolve construtores chineses que se inspiram em criações europeias. Não é o caso do Thar, o clone indiano do Wrangler americano.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Há profissionais do volante que passam os dias a conduzir carros de competição ou modelos desportivos. A este foi-lhe atribuído um veículo de 40 toneladas, mas nem isso o inibiu de mostrar serviço.
|
|
|
|
Cadillac
|
|
Sylvester Stallone, o actor que deu corpo à personagem Rambo, colocou à venda um dos seus veículos e logo o maior de todos. O Cadillac Escalade “esticado”, feito sob medida, pode ser seu por 295.500€.
|
|
|
|
|
|
|
|