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Hoje trazemos-lhe o dedo apontado pela associação europeia Transport & Environment (T&E) àquilo que esta organização de defesa do ambiente classifica de manigâncias da indústria automóvel para adiar o inevitável: reduzir as emissões dos transportes para melhorar a qualidade do ar que se respira e, com isso, colocar um travão nas doenças do foro respiratório que, além de retirarem qualidade de vida a quem delas padece, são anualmente um sorvedouro de fundos para os mais diferentes governos. | Assumidamente defensora de uma mobilidade mais amiga do ambiente e pouco branda nas palavras, a T&E acusa as marcas de automóveis de recorrerem a “truques sujos” para “empatar” o avanço dos veículos eléctricos e, mais do que isso, desmente o fantasma criado à volta da norma Euro 7, padrão considerado por alguns fabricantes como a sentença de morte dos motores a combustão. A estes e a outros argumentos, num total de sete, a organização responde com números. E os que são avançados surpreendem, pois se já nos habituámos a ouvir os construtores dizerem que estão ou que vão investir “mundos e fundos” na electrificação, é impossível não estranhar vê-los serem acusados, pela T&E, de gastarem milhões por ano para… poderem continuar a produzir veículos que poluem mais. Quanto é que gastam e a que outros expedientes alegadamente recorrem, está tudo aqui. | Mas é incontestável que os construtores tradicionais de automóveis têm pela frente tempos desafiantes, se quiserem continuar por cá e não serem ultrapassados pelas jovens marcas, e que a aventura da mobilidade eléctrica não se fará sem doses massivas de investimento. Sucede que a pandemia não ajudou ao negócio e a crise dos chips está para durar. A Opel, por exemplo, suspendeu a actividade de uma das suas principais fábricas na Alemanha até 2022, mas está longe de ser caso único no universo da Stellantis. Mais ou menos todos os grupos automóveis estão a lidar diariamente com este problema que, curiosamente, não afecta a Tesla. De uma assentada, Elon Musk voltou a ser o homem mais rico do mundo, não perdeu a oportunidade de achincalhar Jeff Bezos e viu a Tesla passar incólume face ao drama dos semicondutores, pois a marca norte-americana de veículos eléctricos voltou a bater um novo recorde de vendas. E, como se isso não bastasse, foi promovida a uma espécie de bicho-papão para os lados de Wolfsburg. A Volkswagen estará preocupada com o facto de não conseguir atingir o patamar de produtividade da Tesla (e dos construtores chineses) e saiu cá para fora o “puxão de orelhas” que 120 quadros de topo levaram por os eléctricos do grupo serem “lentos e caros de produzir”. O que também não deve ter saído barato foi o acordo a que o conglomerado alemão chegou com a Land Rover, num caso de alegada cópia de tecnologia 4×4 patenteada pelos britânicos. | A terminar, deixo-lhe duas curiosidades relacionadas com o filme do momento e que, claro, metem carros. Sabe quantos Aston Martin DB5 foram necessários para James Bond fazer oito acrobacias em 007: Sem Tempo Para Morrer? E já viu como é que dois respeitados pilotos de Fórmula 1, afinal, não têm grande jeito para uma condução mais cinematográfica? | Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Alfa Romeo
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É oficial: o Giulia GTA passou a ser um desportivo de colecção. Isto porque as 500 unidades do Alfa Romeo mais potente de sempre já esgotaram, com o forte contributo da China, do Japão e da Austrália.
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Bugatti
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O Bugatti Bolide, um monstro homologado para ser utilizado apenas em pista, foi considerado o mais belo pelo júri do 36º Festival Internacional do Automóvel, em Paris. E venceu com grande vantagem.
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Vendas
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Os portugueses adquiriram 13.041 veículos durante o mês de Setembro, menos 20,5% face ao período homólogo de 2020. A Peugeot liderou, com as vendas de comerciais a sofrerem mais do que os ligeiros.
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Land Rover
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A Jaguar Land Rover processou o Grupo Volkswagen na Alemanha e nos EUA, acusando-o de copiar a tecnologia 4x4 que a Land Rover patenteou. Chegaram a acordo na véspera da ida a tribunal.
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Em modo eléctrico
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Tech Auto
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As propostas mais avançadas com motor eléctrico têm chegado ao mercado pela mão de startups, pequenas e ágeis. As Tesla, Lucid e Rivian são disso um exemplo e a francesa Hopium quer ser a próxima.
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Volkswagen
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Há uma revolução na Volkswagen. Pela mão do seu CEO, o gigante alemão reconhece que as suas fábricas são mais lentas e caras a fabricar eléctricos, quando comparadas com a Tesla e as marcas chinesas.
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Cupra
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Sem avançar com preços para o mercado nacional, a Cupra já abriu as pré-reservas em Portugal do seu primeiro modelo 100% eléctrico, o Born. Primeiros compradores recebem um ano de energia grátis.
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Elétricos
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A Noruega é, de longe, o país em que os veículos eléctricos têm mais expressão. Em Agosto, representaram quase 80% das vendas. Agora, surgiu a proposta de começar a taxar os eléctricos mais caros.
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Audi
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Os espanhóis do Km77 submeteram o Audi RS e-tron GT ao teste do alce. O familiar eléctrico alemão, irmão do Porsche Taycan, executou a manobra de esquiva a 75 km/h, apesar de favorecer o conforto.
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Muito à frente
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Motos
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A batalha entre as motos e os seus rivais de quatro rodas, para ver quem é o mais rápido, é algo tão antigo quanto os veículos em si. Mas podem a Suzuki Hayabusa ou a Kawazaki ZX-14R bater o Plaid?
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Tech Auto
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Chega à Europa ainda este ano “o carregador mais rápido do mundo”. O Terra 360 da ABB serve quatro veículos eléctricos em simultâneo, fornece energia para 100 km em 3 minutos e carga completa em 15.
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Tesla
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Apesar da crise dos semicondutores, a Tesla voltou a surpreender com o volume de vendas. Transaccionou 241.300 veículos no 3º trimestre do ano, 19,9% acima dos dados de 2020, surpreendendo analistas.
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MINI
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Os indicadores de mudança de direcção servem para indicar se o condutor pretende virar à esquerda ou à direita. Mas os piscas dos Mini confundem: piscam para a direita e parecem indicar a esquerda.
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Ponha os olhos nisto
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Aston Martin
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No dia de estreia do filme “007: Sem Tempo para Morrer”, soubemos que James Bond necessitou de cinco Aston Martin DB5, de 1963, para realizar oito acrobacias distintas. E nem todos ficaram inteiros…
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Audi
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Ao piloto acrobata Ken Block foi concedida a possibilidade de brincar com os dois melhores carros de ralis da Audi. O que foi campeão mundial e o outro, que prometendo muito, nunca chegou a correr.
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Curiosidades Auto
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Os pilotos de F1 são uns autênticos deuses em pista, sendo impossíveis de bater a afinar ou a pilotar um destes fórmulas. Mas quando têm de controlar o carro nos limites, não parecem estar à altura.
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Mobilidade urbana
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Atualidade
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Vai ser discutido este mês o futuro limite de velocidade para Londres, com os responsáveis pela capital britânica a propor 24 km/h. A redução é grande e não faltarão cidades a avaliar o resultado.
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Ambiente
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Os países e os construtores de veículos estão a esforçar-se – e a investir milhões no processo – para reduzir emissões e diminuir o trânsito, mas um estudo afirma que os Uber dificultam o progresso.
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