|
|
|
|
Era esperado que, no Battery Day, a Tesla surgisse com uma novidade espectacular a nível de baterias e… surgiu! Contudo, o que Elon Musk apresentou ao público (e aos investidores) esteve longe de ser o esperado. Nada de baterias sólidas ou de supercondensadores, nada de acumuladores para um milhão de milhas. |
Porém, ainda assim, o CEO da marca norte-americana de veículos eléctricos voltou a provar que, por vezes, o inesperado pode ser a solução mais rápida e viável para, a curto prazo, termos acesso a baterias com mais autonomia, mais baratas, mais eficientes e mais rápidas de produzir. Para cúmulo, num formato tipo lata de cerveja… Assim são as 4680, um número que convém fixar, mais não seja porque será a chave para permitir que o construtor de Palo Alto venha a propor um eléctrico mais barato, na casa dos 25 mil dólares. Agora, será que esta nova bateria está mesmo à altura das promessas? Aqui dizemos-lhe que truques a Tesla retirou da manga e se a cartola de Musk continua a fazer a sua magia. |
Quem, por artes mágicas ou na mais racional das estimativas, pensa em grande e quer passar a vender 500 mil ID.4 por ano é a Volkswagen. A marca alemã apresentou oficialmente o seu segundo eléctrico de nova geração, sendo que o novo SUV é uma espécie de três em um: GTI, Tiguan e Carocha. |
Da PSA chegam duas propostas. De um lado, o novo 508 Peugeot Sport Engineered, que se assume como o mais potente da marca. Do outro, o novo Opel Mokka, bem mais interessante para o mercado português, uma vez que alia as formas de um SUV a vários tipos de motorizações (inclusivamente eléctrica), com preços acessíveis. |
Menos acessível, mas substancialmente mais emocionante, promete ser o BMW M3, o desportivo de quatro portas que pode ter até 510 cv. Quem quiser elevar mais a fasquia, nada como dar uma espreitadela ao mais belo dos Ferrari que, curiosamente, tem traços de BMW e… não é um Ferrari. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Peugeot
|
|
Sport Engineered é a divisão desportiva da Peugeot e é ela que carimba a mais recente criação da marca do leão. O 508 PSE, com 360 cv e 520 Nm de binário, é o Peugeot de série mais potente de sempre.
|
|
|
|
Opel
|
|
Descrito como o SUV que reinventa a Opel, o novo Mokka já pode ser encomendado na rede de concessionários da marca em Portugal. A versão eléctrica, com 136 cv e 324 km de autonomia, chega por 36.100€.
|
|
|
|
|
BMW
|
|
A BMW gostaria de revelar o próximo M3 só a 23 de Setembro, mas alguém deixou escapar as primeiras fotos do modelo de quatro portas antes do esperado. Vai debitar 480 cv ou 510 na versão Competition.
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini só vai produzir 40 unidades deste superdesportivo. A exclusividade favorece o valor do coupé, equipado com um V12 que debita 830 cv, concebido para ser admirado e… utilizado em pista.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
O ID.4, o segundo modelo eléctrico de nova geração da Volkswagen, já não guarda segredos. Tem as medidas do Tiguan, anda como o GTI e a marca alemã espera que seja um sucesso comercial como o Carocha.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
À Rivian R1T não faltam argumentos. A pick-up eléctrica já surgiu a virar como um tanque e, agora, aparece a rebocar 5000 kg sob elevadas temperaturas e com inclinações de respeito. Prova superada.
|
|
|
|
Porsche
|
|
A Porsche possui uma gama com sete modelos, onde apenas um é eléctrico, alimentado por baterias, mas em Agosto foi este que mais vendeu. Para trás ficaram os coupés e os SUV com motores de combustão.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
À semelhança do que acontece com os automóveis, também nos veículos pesados a Mercedes está a realizar uma mudança rumo aos eléctricos, venha a energia das baterias ou das fuel cells a hidrogénio.
|
|
|
|
Ford
|
|
A Ford anuncia o início de produção da nova F-150, garantindo que o melhor está por vir. A versão 100% eléctrica será a mais potente da gama, com mais força, mais espaço e maior capacidade de reboque.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Elétricos
|
|
Imagine não ter de procurar um posto de carga para recarregar a bateria do seu carro eléctrico, por este ir alimentando o acumulador enquanto circula. Estrada que torna isso possível está em testes.
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
Na categoria LMGTE Pro das 24H de Le Mans, aquela em que participam os veículos mais próximos dos carros de série, foi a Aston Martin quem mais brilhou, à frente da Ferrari. Ambas dominaram a Porsche.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Recarregar a bateria de um eléctrico numa wallbox, em casa, é a solução mais prática, barata e benéfica para a rede. Isso levou o Governo alemão a atribuir o direito de a instalar até em casa alugada.
|
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Discos e pastilhas de travão salvam vidas todos os dias, evitando acidentes. Por outro lado, são das principais fontes de emissões de partículas prejudiciais à saúde. A Brembo promete acabar com isto.
|
|
|
|
Fiat Chrysler Automobiles
|
|
Todos os veículos eléctricos carregam a bateria com energia da rede. No futuro, deverão igualmente fornecê-la, para controlar os picos de procura. É o chamado V2G e a FCA vai criar uma mega estação.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Ambiente
|
|
Os híbridos plug-in são a tábua de salvação de muitos construtores para baixar a média de emissões da sua gama. Mas valores até 6 vezes superiores ao anunciado levam a União Europeia a tomar medidas.
|
|
|
|
Supercarros
|
|
O Aero 3 é o mais recente veículo da Carrozzeria Touring Superleggera, o carroçador transalpino. Exibe um estilo vincadamente “rétro”, mas sob a carroçaria deslumbrante está um Ferrari F12 Berlinetta.
|
|
|
|
Bugatti
|
|
O impossível parece estar prestes a acontecer. O Grupo VW quer vender a Bugatti à Rimac, o especialista croata em hiperdesportivos eléctricos. Quem ganha é a Porsche, que assim acede à sua tecnologia.
|
|
|
|
|
|
|
|