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A Alfa Romeo abriu um novo capítulo na sua história com a revelação das primeiras imagens e informações relativas ao Tonale, um SUV há muito aguardado pelos entusiastas da marca, ou não se destinasse ele a marcar posição no segmento C, o mais disputado no mercado europeu. Depois de uma longa espera (foi em 2019 que a marca revelou o protótipo), o irmão mais pequeno do Stelvio chega para inaugurar uma nova era na marca de Arese que, quando integrada na Stellantis, passou a carregar a responsabilidade de se afirmar como construtor “premium”. E isso coloca-lhe um desafio acrescido, pois garantidamente o Tonale tem de honrar os pergaminhos do construtor italiano, no que diz respeito ao design e ao carácter desportivo, e simultaneamente impor-se perante propostas como o Audi Q3, o BMW X1 ou o Mercedes GLA. Nem Jean-Philippe Imparato, o homem que cimentou o crescimento da Peugeot antes de lhe serem entregues as rédeas da Alfa Romeo, faria por menos. |
Nesta “guerra” com os alemães, onde também pelejam rivais como o Jaguar E-Pace e o Volvo XC-40, elencamos aqui os principais trunfos com que o Tonale se dispõe a combater, quando chegar ao mercado português, o que está previsto acontecer já em Junho. Mas dizemos-lhe também o que falta saber, sendo que isso pode fazer toda a diferença… |
Uma das grandes novidades trazidas pelo Tonale será a versão híbrida plug-in (PHEV), com a Stellantis aqui a apostar em tirar partido desta tecnologia enquanto pode. Isto porque se adivinha que a malha do controlo de consumos e emissões vai estreitar, razão pela qual o grupo liderado pelo português Carlos Tavares joga pelo seguro e vai já avisando que os PHEV são para recarregar (antes das multas). |
A Mazda é outro dos fabricantes que, este ano, vai passar a propor aos europeus o seu primeiro PHEV, novidade que se apresentará a 8 de Março, a data anunciada para a revelação do novo SUV CX-60 – muito provavelmente com uns “pozinhos” do RAV4. A propósito da Toyota, não deixe de ver como o construtor japonês lida com o desenvolvimento da condução autónoma. É que mudar de faixa sem pôr as mãos no volante é uma coisa, outra bem diferente é confiar ao veículo a responsabilidade de manter o controlo em situações de “drift”. |
Quanto a manobras evasivas, o Dacia Spring continua a surpreender. Ou o Mercedes EQS a desiludir, depende da perspectiva. Certo é que o eléctrico alemão perde para o crossover romeno, no teste do alce, apesar de custar quase 10 vezes mais. Na casa dos milhões, deixamos-lhe ainda imagens da (impressionante) garagem de Cristiano Ronaldo e o novo bólide mais “familiar” do craque português. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Stellantis
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Bruxelas exige que os veículos novos divulguem os consumos reais, o que promete ser um problema, especialmente para os PHEV que não recarregam a bateria. Daí que a Stellantis avise os condutores.
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Mazda
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A 8 de Março, a marca nipónica vai revelar aquele que será o seu SUV topo de gama na Europa. O novo CX-60 inaugura também a entrada da Mazda nos híbridos plug-in, prometendo desde já “mais de 300 cv”.
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Supercarros
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Leve e equipado com um V12 de 615 cv, o T33 é o mais recente superdesportivo concebido pelo mago da Fórmula 1 Gordon Murray. O modelo promete emoções fortes, mas esgotou 2 anos antes de ser fabricado.
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Ferrari
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O primeiro SUV da Ferrari e também o único modelo da marca com quatro portas e habitáculo amplo irá começar a ser produzido em 2022. Veja-o aqui em testes e aprecie a rapidez e o comportamento eficaz.
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Renault
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Duas equipas portuguesas lançaram-se para a participação no próximo African Safari Classic Rally no zoológico de Lisboa, entre os leões e os elefantes. Os pilotos vão estar aos comandos do Renault 4L.
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Em modo eléctrico
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DS
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A DS actualizou e optimizou o seu coupé E-Tense eléctrico. Ganhou uma frente mais agressiva e elegante, a potência saltou de 402 para 815 cv e vai ser desenvolvido pelos pilotos da marca na Fórmula E.
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Jaguar
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A Jaguar foi um dos primeiros fabricantes tradicionais a surgir com um veículo eléctrico concebido de raiz. Agora, com a experiência acumulada, prepara-se para desenvolver uma nova plataforma para EV.
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Rolls-Royce
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O Spirit Of Ecstasy, o elegante e muito cobiçado emblema que os Rolls-Royce exibem sobre o capot do motor, é icónico. Mas os modelos eléctricos que vêm aí vão obrigá-lo a tornar-se mais aerodinâmico.
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Tesla
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Tal como tinha prometido, a Tesla continua a abrir o acesso da sua rede de Superchargers ao público. Depois da Holanda, agora chegou a vez da Noruega e França, mas a “abertura” não vai ficar por aqui.
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Muito à frente
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Mercedes-Benz
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O teste do alce avalia a capacidade de um veículo se desviar para evitar um obstáculo, para de seguida regressar à faixa de rodagem. Novidade é o eléctrico mais barato do mercado bater o mais caro.
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Toyota
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O "drift", modalidade que se assume como um misto de condução e equilibrismo, exige pilotos dotados. Mas a Toyota encontrou uma forma para até indivíduos sem carta dominarem o carro na perfeição.
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Tesla
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Há 817.143 veículos da Tesla que devem ver o seu sistema de cintos de segurança revisto. O problema tem a ver com o aviso sonoro para colocar o cinto e a reparação vai ser realizada “over-the-air”.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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Na série “Eu, Georgina”, que lidera o top 10 da Netflix em Portugal, a namorada de CR7 mostra a colecção de superdesportivos na garagem do craque. Fala-se em qualquer coisa como 22 milhões de euros.
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KIA
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É ao som de “Total Eclipse of the Heart” que a Kia tenta atrair a atenção de mais de 100 milhões de pessoas. No minuto publicitário mais caro do ano, o EV6 “salva” um cão diferente. Por uma boa causa.
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Nissan
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A capacidade de identificar odores é uma característica tradicionalmente associada a cães de caça, como o perdigueiro. Mas este homem não se safa nada mal a cheirar e na Nissan é ele que manda.
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