|
|
|
|
Numa altura em que grande parte dos fabricantes de automóveis opta por sair do segmento A, o dos pequenos citadinos, dá que pensar por que razão o maior construtor mundial decide ir contra a corrente. Falo da Toyota que acaba de apresentar o protótipo de um pequeno SUV que, sou levado a crer, vai dar que falar e… vender. |
Foi-nos apresentado um Aygo mais radical, o Aygo X Prologue, com o aspecto musculado que habitualmente caracteriza os SUV, mas capaz de fintar as magras margens que este segmento tradicionalmente representa com a (inteligente) opção de partir de uma plataforma maior, a do Yaris, para conceber um modelo mais pequeno. Se acha estranho, pense no que isso aporta de poupança para o construtor e de valor percebido para o cliente. |
Depois do primeiro, o segundo maior construtor de automóveis. A Volkswagen marcou a agenda da semana, com diversas revelações em relação ao futuro. O conglomerado germânico está apostado em ser a referência na mobilidade eléctrica e promete o que muitos desejariam que acontecesse: baterias a metade do preço, já em 2023. Era bom, mas como? Se o custo dos acumuladores é, de momento, o que justifica o preço mais elevado dos carros eléctricos face aos rivais a combustão, é certo que a deficitária rede de carregamento é outro dos óbices que afasta potenciais compradores. A isso, a Volkswagen responde com 400 milhões para a Europa e novo compromisso: instalar 18.000 postos de carga rápida. Está claro que, no meio da ofensiva eléctrica, nem tudo é ganho – em dois anos, os cortes deverão custar 5000 postos de trabalho. |
A Seat (que pertence ao grupo alemão) prefere outra estratégia, fazendo dos trabalhadores um activo da empresa. E isso rende, pois poupou 7,2 milhões de euros com as ideias dos empregados, aos quais retribuiu com o devido incentivo económico. |
Voltando aos postos de trabalho cujo futuro parece incerto, há para os lados da Volvo uma grande apreensão por parte dos concessionários com o anúncio de que as vendas de eléctricos do construtor sueco serão feitas exclusivamente online. A Tesla lançou a moda e outras marcas seguiram o exemplo, mas ver construtores “tradicionais” dispostos a implementar este modelo de negócio semeia a dúvida: será que os concessionários estão condenados? Foi a este o tema que dediquei a última Operação Stop, podcast da Rádio Observador que pode ouvir aqui e subscrever. |
Nota ainda para mais uma ferramenta que o Observador coloca ao serviço dos seus leitores. Se nos acompanha regularmente sabe que, desde o arranque da secção Auto, disponibilizamos um directório com os preços e as características de todos os automóveis novos à venda em Portugal. Mas a realidade é que o negócio dos usados é o que representa mais transacções no mercado nacional, pelo que passamos a oferecer no final de cada artigo, em parceria com o Pisca Pisca, uma selecção de modelos usados que se encontram à venda. Além de comprar ou de vender no “stand online dos stands”, pode pesquisar as ofertas disponíveis consoante os mais variados critérios, do preço ao combustível, passando pela marca ou modelo. Saiba tudo aqui. |
Não se esqueça que está a decorrer a votação da 6.ª categoria nos Prémios Auto Observador 2021, dedicada a novos modelos entre 100.000€ e 250.000€. Cabe-lhe a si eleger o que merece ser distinguido, podendo com o seu voto habilitar-se a ganhar um carro novo. |
Até para a semana, sempre aqui. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Auto
|
|
Está aberta a votação da 6ª categoria dos Prémios Auto Observador, reservada a novos modelos com preços entre 100.000€ e 250.000€. Aqui o seu voto conta e habilita-o a levar para casa um Toyota Yaris.
|
|
|
|
MINI
|
|
O construtor britânico que pertence ao Grupo BMW só tem, até ao momento, um modelo 100% eléctrico. Mas já fixou para 2025 o ano do lançamento do seu último modelo equipado com motor térmico.
|
|
|
|
Jaguar
|
|
A 15 de Março, a Jaguar comemora o 60º aniversário do mítico E-Type. Para marcar o momento, a marca britânica vai produzir 12 novos E-Type, na versão aberta e fechada, que só vai vender aos pares.
|
|
|
|
|
Renault
|
|
A Renault vendeu 1,54% das acções que detinha na Daimler. Numa fase em que os alemães se querem financiar, alienando os camiões da marca, os franceses optaram por alienar os alemães.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
O Ferrari Purosangue foi apanhado a rodar na pista da marca. É mais baixo do que o normal, para continuar a ser eficaz e, mesmo a baixa velocidade, já descreve as curvas do circuito em “slide”.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
Concentrada em fazer da mobilidade eléctrica o seu core business, a VW abre a porta à saída de 5000 trabalhadores, ao mesmo tempo que negoceia, fora da Ionity, a ampliação da rede de postos de carga.
|
|
|
|
Tesla
|
|
O construtor norte-americano alterou o preço e o prazo de entrega da versão mais potente do Model S. O Plaid+ aumentou 10.000 euros, enquanto a previsão para a entrega derrapou para meados de 2022.
|
|
|
|
Dacia
|
|
A marca romena do Grupo Renault vai abrir as encomendas para o novo Dacia Spring em França ainda este mês, razão pela qual já divulgou os preços do eléctrico com que pretende electrificar a Europa.
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Acidentalmente ou não, já são públicas as linhas que a VW traça para o mais pequeno dos seus SUV a bateria. Parece que o futuro crossover de acesso à gama eléctrica do construtor alemão vai ser assim…
|
|
|
|
Jeep
|
|
A Jeep prepara-se para apresentar ao mundo, no deserto de Moab, em Utah, a versão conceptual do Wrangler 100% eléctrico. A cerca de duas semanas do evento, a marca norte-americana avança um nome.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Atualidade
|
|
Se está a pensar adquirir um carro usado, o Observador oferece-lhe agora uma ferramenta, em colaboração com o Pisca Pisca, que lhe pode facilitar a tarefa. E responde-lhe em segundos.
|
|
|
|
SEAT
|
|
O fabricante de Martorell desafiou os seus colaboradores a propor mudanças nas diferentes áreas da companhia. Ouviu-os, premiou-os pelas ideias e, com isso, a Seat poupou 7,2 milhões de euros em 2020.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Ao Battery Day da Tesla, a Volkswagen respondeu com o Power Day e não se poupou nas novidades. A mais relevante, para o cliente, é a promessa de baixar em 50% o custo das baterias em 2 anos. Mas como?
|
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Os desafios trazidos pela pandemia levaram a JLR a apostar num sistema de filtração do ar capaz de inibir vírus e bactérias. Esta tecnologia de purificação do habitáculo comprovou ter 97% de eficácia.
|
|
|
|
Jeep
|
|
Os proprietários do novo Jeep Renegade 4xe, o híbrido plug-in da família, vão ser avisados sempre que o seu SUV seja assaltado ou rebocado. Tudo cortesia de uma aplicação.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Maserati
|
|
O MC20 é o melhor desportivo da história da Maserati. Apesar de debitar 630 cv e de ser extremamente rápido em asfalto, o construtor italiano quer que ele seja igualmente eficaz na neve e no gelo.
|
|
|
|
Mobilidade urbana
|
|
Há cada vez mais pequenos veículos eléctricos, com uma ou duas rodas, destinados a servir de meio de transporte urbano e a criatividade não tem limites. Este parece uma moto que anda sempre em cavalo.
|
|
|
|
|
Vendas
|
|
Os concessionários da Volvo estão à beira de um ataque de nervos após o anúncio, por parte do construtor, que todos os eléctricos serão vendidos online, modelos que representarão 50% em 2025.
|
|
|
|
Bentley
|
|
A Bentley é dos mais reputados construtores de automóveis, tendo no luxuoso Mulsanne o seu modelo mais dispendioso, à venda em Portugal por 397 mil euros. Mas agora propõe um veículo por apenas 460€.
|
|
|
|
|
|
|
|