|
|
|
Não é todos os dias que se tem o prazer de tomar as rédeas de um Lamborghini em pista. Fomos ao Circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, testar um dos últimos modelos não electrificados do reputado construtor de superdesportivos italiano. E apesar da fama da Lamborghini nos obrigar a colocar as expectativas bem lá em cima, a realidade é que o Huracán Tecnica colocado à nossa disposição conseguiu surpreender-nos – mais em estrada do que em pista. Mas como é que é possível que um coupé com 640 cv, terrivelmente eficaz em circuito, se comporte depois como um “senhor” nas estradas do dia-a-dia? Para conceber este dois lugares com duas “caras”, uma para máxima fruição em pista e outra para máximo conforto, conectividade e requinte numa utilização diária, a Lamborghini recorreu a todos os trunfos que tinha à mão. E não são poucos, como poderá constatar neste artigo onde lhe relatamos a nossa experiência ao volante do Huracán Tecnica. |
A potência, a aerodinâmica e, por tabela, a velocidade estiveram no centro das novidades mais recentes. E o festival que anualmente tem lugar em Goodwood trouxe para a ribalta nomes ainda pouco conhecidos – ou mesmo desconhecidos – do grande público. Uma das maiores surpresas foi protagonizada por um pequeno “Batmobile” com 1000 cv, 1000 kg e uma “ventoinha” com 80 cv para colar o chassi ao solo, que consegue ser mais rápido que um F1. Estranho nas formas, mas uma autêntica flecha, o Spéirling bateu o recorde do Volkswagen ID. R em Goodwood. E este registo veio comprovar, mais uma vez, que os grandes gigantes da indústria automóvel podem ser ultrapassados com relativa facilidade por pequenas companhias de que nunca antes se ouvira falar e que, agora, dão nas vistas pela forma como conseguem tirar partido de baterias e motores eléctricos. Se dúvidas ainda existissem a esse respeito, a jovem Lucid Motors tratou de dissipá-las ao levar o seu Air Grand Touring Performance, com o piloto The Stig ao volante, a bater o recorde dos carros de série na rampa britânica. Goodwood assistiu ainda à estreia do BMW M3 Touring e a Polestar aproveitou para exibir o 5 – ainda protótipo, mas claramente um rival que se destina a desafiar o Porsche Taycan e o Tesla Model S. |
Com a versão Plaid do Model S, o construtor norte-americano tratou de pôr na estrada a berlina mais rápida do mundo (0-100 km/h em 2,1 segundos). Sucede que os prometidos 322 km/h de velocidade máxima ainda estão à espera de pneus e jantes que não comprometam a segurança. Mas uns curiosos canadianos teimaram em fintar a limitação da marca (282 km/h). Tentaram, tentaram e lá acabaram por libertar tudo o que o Plaid tem para dar. Faz ideia de qual foi a velocidade máxima que atingiram? A Red Bull também está disposta a entrar nesta corrida e anunciou que vai fazer “o carro mais rápido do mundo”, o RB17 com 1265 cv, 900 kg e… um preço de 5,8 milhões de euros (antes de impostos). |
Se lhe parece que, nestes últimos dias, as notícias mais sumarentas têm girado com a agulha do velocímetro, tem toda a razão. Isto porque com as temperaturas a aumentar, o “balde de água fria” chegou na quarta-feira: desde 6 de Julho que todos os novos automóveis comercializados na União Europeia são obrigados a sair de fábrica equipados com o Intelligent Speed Assistance (ISA). Por enquanto, o assistente de velocidade inteligente ainda pode ser desactivado, mas o ISA destina-se a impedir que, no futuro, os condutores excedam os limites de velocidade e se exponham a multas. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Tech Auto
|
|
Todos os carros novos vendidos a partir de 6 de Julho têm de estar equipados com o Assistente de Velocidade Inteligente. Com recurso ao GPS e à câmara, será o fim das multas por excesso de velocidade.
|
|
|
|
Ford
|
|
Respeitado pelas suas aptidões no fora de estrada, o Bronco vai atravessar, pela primeira vez, o Atlântico. O robusto jipe da Ford vai ser proposto na Europa, num número bastante limitado de unidades.
|
|
|
|
Toyota
|
|
Lançado em Portugal em 2021, o maior SUV híbrido da Toyota oferece lugar para sete, 248 cv de potência e tracção integral. Em 2023, o Highlander passa a integrar novas soluções de conectividade.
|
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A marca da estrela está apostada em concentrar-se nos segmentos com maiores margens de lucro, razão pela qual vai acabar com os modelos mais baratos. Os Classe A e Classe B já têm sentença marcada.
|
|
|
|
DS
|
|
O SUV topo de gama da DS renova os seus argumentos. A secção dianteira é a que muda de forma mais evidente, enquanto no interior as mudanças são subtis. Gama de motores é ampliada com PHEV de 360 cv.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Citroën
|
|
A Citroën acaba de revelar em Copenhaga o C4 X, na essência um C4 que exibe um look mais crossover e uma silhueta fastback. Em Portugal só existirá a versão eléctrica, que anuncia 360 km de autonomia.
|
|
|
|
Jaguar
|
|
A Jaguar não atravessa o seu melhor momento, mas está apostada em superar a crise. A estratégia passa pelo lançamento de três novos crossovers eléctricos e desportivos, em 2025.
|
|
|
|
BMW
|
|
A BMW abandona finalmente o i3, o seu primeiro veículo 100% eléctrico. Depois de 250.000 unidades terem saído da fábrica de Leipzig durante os últimos 9 anos, a marca alemã não vai deixar cair o nome.
|
|
|
|
|
Hyundai
|
|
Depois de ter visto o seu segundo modelo a bateria de nova geração escapar para a Internet, a Hyundai libertou as fotos do novo Ioniq 6, modelo em que a estética se subordina à eficiência energética.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A Volkswagen alargou a família ID. com a revelação do concept que servirá de base à berlina eléctrica destinada a combater o Model 3. Anuncia até 620 km de autonomia e 90% do design será definitivo.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Lucid Motors
|
|
O Festival de Velocidade de Goodwood reuniu modelos de todos os tipos, dos clássicos de colecção aos mais potentes do momento. E entre os automóveis de série, o Lucid Air bateu o recorde da rampa.
|
|
|
|
|
|
Condução Autónoma
|
|
A chegada ao mercado dos táxis autónomos já não é algo a que só podemos aspirar no futuro. A General Motors (GM) começou a operar esta semana um serviço pago de táxis sem condutor em São Francisco.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Um construtor pequeno e desconhecido voltou a fazer de David, batendo o Golias. O recorde do VW ID. R em Goodwood foi derrubado pelo Spéirling, que pesa 1000 kg e atinge 2000 kg de “downforce” parado.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Honda
|
|
A Honda provou ser capaz de desenvolver um motor 1.6 V6 de Fórmula 1 capaz de se bater com os melhores. Agora vê Max Verstappen, considerado um dos melhores da modalidade, promover o Honda e.
|
|
|
|
Vendas
|
|
A Jato divulgou a lista dos veículos mais vendidos na Europa, tanto a clientes particulares como a empresas e frotistas. E há grandes surpresas, tanto num caso como noutro.
|
|
|
|
Cupra
|
|
Depois de se ter associado ao estaleiro espanhol De Antonio Yachts para conceber o seu primeiro barco, a Cupra cumpre o prometido e avança com um “day cruiser” capaz de navegar em modo 100% eléctrico.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Dar à luz antes de chegar à maternidade não é um caso raro. Menos habitual é que o pai intervenha no nascimento e um carro eléctrico passe a sala de parto. Mas aconteceu com David, o “baby” Mach-E.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A rede de Superchargers da Tesla continua a crescer, tendo atingido 9000 postos de carga em solo europeu. A rede aumenta nos 30 países europeus, excepção feita para Portugal, devido ao regulamento.
|
|
|
|
alertas sonoros
|
|
Rádio Observador
|
|
Os carros que se poderão vender a partir de 2035 provocaram o mais recente sobe e desce da indústria. Os motores de combustão foram banidos, regressaram e voltaram a sair. Mas há outra carta na manga…
|
|
|
|
Rádio Observador
|
|
A meta está traçada, em 2035 não haverá carros novos movidos a gasolina ou a gasóleo à venda na União Europeia. Será possível dar este salto em 15 anos? E o que vai acontecer aos carros “velhos”?
|
|
|
|
|
|
|
|