O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Primeira página
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Tornar-me Patrono
  • Mental
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Secções
Assinar o Observador

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Mental
    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters
    • Últimas

    Últimas

  • Abrapalavra
  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Teatro

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral
    • The Collection

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Usados PiscaPisca.pt
    • Prémios Auto 2022

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Fact Check
  • Explicadores
  • Especiais
  • Interativos
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium — assine o jornalismo independente
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
    • The Collection
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Política de Correções
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2023 Observador

593kWh poupados com a Logótipo da Hyundai Logótipo da Hyundai
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da Hyundai Logótipo da Hyundai

Junte-se à mobilidade do futuro aqui.

  • Newsletters /
  • Desporto

Lage, o culpado que foi mais vítima do contexto que o rodeia do que do contexto que criou. O futuro do Benfica, daqueles 48,24% e de Vieira – com ou sem Jesus

03 jul. 2020, 15:40
  • Oferecer
×

Exclusivo assinantes: Ofereça artigos aos seus amigos.

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
Rádio Observador
Ver no browser
Observador
Observador

Desporto

Fotografia de Bruno Roseiro
Bruno Roseiro
Editor de Desporto
Sexta, 03 Jul 2020
Foto da Newsletter

A passagem da condição de herói a vilão ou o caminho entre bestial e besta que tantas vezes é utilizado no mundo do futebol, que tem essa gíria tão própria para explicar o que algumas vezes é inexplicável, torna-se muitas vezes um filme que se guia mais por sensações do que por episódios que se possam medir, pesar ou qualificar. Mais uma vez, uma viagem ao léxico da bola – “a mensagem não passa”, “o grupo não reage”, “a bola não entra”, “os adeptos não têm empatia”. São páginas e páginas de chavões que têm como única base algo tão simples como “a equipa não ganha”. Ponto. E Bruno Lage é exemplo paradigmático disso mesmo: os números dos últimos dez capítulos foram tenebrosos, ao nível de quem luta para não descer, mas os números do início e do meio, quando a mesma formação teve uma subida de rendimento a pique, leva no mínimo a questionar se a saída era mesmo inevitável.

Na temporada de 2018/19, promovido da equipa B à 16.ª jornada, o Benfica conquistou 96,5% dos pontos em disputa em 19 jogos. Ganhava e ganhava bem – média impensável de 3.8 golos marcados por encontro para 0.8 consentidos. Dobrou a época, mais 19 jogos. Os pontos ganhos baixaram de forma muito, muito ligeira para 94,7% (acima de qualquer campeão nacional menos o Benfica de Jimmy Hagan, em 1972), os golos marcados em média desceram para 2.5 por jogo mas também os sofridos passaram para apenas 0.4. Daí para a frente, que é como quem diz do Dragão para a frente, tudo caiu a pique nas dez partidas seguintes: apenas 33,3% de pontos conquistados, 1.2 golos marcados, 1.3 golos sofridos. Os encarnados perderam e empataram quatro vezes mais do que até aí. A saída era inevitável? Talvez, até como fatura do sucesso. Mas Lage acabou por ser tão ou mais vítima do contexto que o rodeia do que do contexto que criou. E há outra percentagem, 48,24%, que explica o resto da história.

A primeira parte do Benfica frente ao Marítimo indiciava tudo menos o que iria acontecer no segundo tempo e para isso basta lembrar que Amir fez cinco defesas, algumas em situações de 1×1, só nos 20 minutos iniciais. Depois, as substituições não acrescentaram nada, partiram até a equipa e imperou o descontrolo emocional em cada descida de Nanú pela direita. Ao todo, duas vitórias nos últimos 13 jogos (dez para o Campeonato). A seguir, Lage disse na flash interview que continuava a sentir o apoio de todos antes de Luís Filipe Vieira aparecer na sala de conferências a revelar outro filme: o técnico tinha colocado o lugar à disposição porque ninguém o queria. Na viagem para o aeroporto, já se sabia que o técnico ia sair. O treinador, esse, só teve conhecimento pelo que saiu na imprensa. E até o que saiu para fora nos Barreiros lhe causou estranheza. O fim de linha era um caminho irreversível.

Antes do encontro na Madeira já se tinham falado de vários nomes para a sucessão, depois ainda foram mais, mas a prioridade e aquele que sempre foi e continua a ser a grande aposta de Vieira não mudou: Jorge Jesus. O contexto para a saída do treinador do Flamengo não é o mais fácil mas a segunda abordagem feita pelo líder encarnado esta semana teve uma outra abertura. O técnico quer dar continuidade ao projeto no Brasil, onde tem um plantel que o segue como mais nenhum outro e uma torcida que o venera, mas também teve sempre a ideia de poder voltar para a Europa – daí que tenha essa cláusula específica no contrato renovado recentemente. Depois, uma razão que tem peso e que passa pela evolução da pandemia na América do Sul, que faz com que o início do Campeonato e o retomar da Taça dos Libertadores, marcados para agosto, continuem em dúvida. Se as condições colocadas para o regresso forem cumpridas, Jesus será o escolhido. E assim caem nomes como Mauricio Pochettino, Unai Emery (ambos contactados), Sampaoli, Laurent Blanc, Allegri, Julian Nagelsmann e Marco Silva, que estava de “reserva”.

Nelson Veríssimo, antigo central formado na Luz que fez depois carreira entre Alverca, Académica, V. Setúbal ou Fátima e que desde 2012 está nos quadros de técnicos do Benfica Campus, no Seixal, vai comandar a equipa para já, orientando a equipa na receção ao Boavista (sábado, 21h15) – quando alguns pensavam que seria Renato Paiva a agarrar na equipa, incluindo jogadores. E pode mesmo terminar a época, até porque a questão do treinador não é a única a agitar a Luz. Voltamos aqui aos tais 48,24%, percentagem que levou ao chumbo do Orçamento de 2020/21 em Assembleia Geral. No plano interno já eram conhecidas movimentações de franjas contestatárias mas ninguém parecia acreditar que a proposta não passasse, assim como não era esperada uma margem tão pequena entre o “sim” e o “não” nos sócios com 50 votos nem uma representatividade tão grande do “não” nos 20 votos. Vieira, que deverá ser acusado no processo Operação Lex, disse na Madeira que iria falar com a família e fazer uma reflexão mas a saída não é hipótese. Ainda assim, talvez como nunca, sente que o cerco à sua volta começa a apertar tendo em vista as eleições de outubro e quer dar a volta para chegar a mais uma vitória convincente.

Já o FC Porto aproveitou da melhor forma mais um deslize do Benfica, dando um passo importante para o título com a vitória em Paços de Ferreira com um golo de Mbemba. Desta forma, os dragões ficaram a três vitórias nas últimas cinco jornadas da reconquista do Campeonato mas a saída de Bruno Lage acabou por marcar os momentos que se seguiram a esse triunfo: Sérgio Conceição não sabia ainda que o técnico tinha sido demitido, Pinto da Costa aproveitou as palavras do seu treinador em relação ao homólogo uns dias antes para deixar mais umas “farpas” ao rival, em específico a Luís Filipe Vieira, dizendo que “não é aceitável que profissionais sérios sejam usados como bodes expiatórios de quem precisa de se salvar e coloca sempre os interesses pessoais à frente dos interesses coletivos”. Os azuis e brancos recebem no domingo o Belenenses SAD (21h30), numa semana onde se soube também que houve acordo para a final da Taça ser em Coimbra e a Supertaça não abrir a próxima época.

Na luta pelo terceiro lugar, o Sporting voltou a ganhar vantagem após derrotar o Gil Vicente em Alvalade em dia de aniversário que ficou também assinalado pelas estreias dos jovens Joelson Fernandes e Tiago Tomás, aproveitando a derrota do Sp. Braga em Vila do Conde frente ao Rio Ave que valeu a saída de Custódio por troca com Artur Jorge – e também Júlio Velázquez deixou o V. Setúbal após novo desaire em Guimarães, ficando agora Meyong à frente dos sadinos. Os leões jogam na segunda-feira (21h) com o Moreirense, que confirmou a descida do Desp. Aves na última ronda, enquanto o Sp. Braga recebe os avenses no sábado (21h30). A jornada 31 também se vai realizar esta semana, com os seguintes destaques: Tondela-FC Porto (quinta-feira, 19h15), Famalicão-Benfica (quinta-feira, 21h30), Sporting-Santa Clara (sexta-feira, 19h15) e P. Ferreira-Sp. Braga (sexta-feira, 21h30).

Num outro âmbito mas ainda no futebol nacional, a UEFA irá anunciar a decisão sobre a presença de público na Final Eight da Liga dos Campeões, em Lisboa, até dia 10 de julho, estando agora a aguardar pelo parecer das autoridades de saúde portuguesas. Na SIC, e num tom mais descontraído próprio do programa “Isto é Gozar com Quem Trabalha” com Ricardo Araújo Pereira, António Costa referiu que os jogos teriam menos pessoas do que as que estavam no Villaret mas o órgão que tutela o futebol na Europa, e que não tem planos B a Lisboa, ainda espera por uma confirmação oficial sobre o tema – que é como quem diz, ainda acredita que é possível haver público em lotação reduzida nos jogos. A Assembleia Municipal de Lisboa pede medidas extraordinárias nesse período.

O futebol internacional continua a ser escrito como nunca por nomes portugueses e esta semana foi notícia, logo à cabeça, a conquista do Campeonato da Grécia pelo Olympiacos de Pedro Martins, onde jogam também José Sá, Rúben Semedo, Bruno Gaspar e Cafú (e jogava Podence, que entretanto se mudou para Inglaterra). O triunfo por 2-1 frente ao AEK carimbou o inevitável e o objetivo agora passa por terminar a competição sem derrotas. Já em Inglaterra, Bruno Fernandes continua a ser a grande figura do Manchester United, que ganhou na Taça ao Norwich e no Campeonato ao Brighton, estando na luta por um lugar na Liga dos Campeões onde se encontra o Wolverhampton, que somou mais uma vitória frente ao Aston Villa. Também Cédric teve uma estreia de sonho pelo Arsenal, marcando apenas quatro minutos depois de entrar frente ao Norwich. Em contrapartida, Mourinho continua a marcar passo no Tottenham com uma derrota em Sheffield quando não podia falhar. Ainda assim, o grande jogo estava marcado para o Etihad Stadium onde o antigo campeão Manchester City recebeu e goleou o novo campeão Liverpool por 4-0, num jogo onde Kevin De Bruyne voltou a ser o grande destaque dos citizens.

Em Itália, e depois de ter marcado de grande penalidade na goleada da Juventus frente ao Lecce, o campeão e atual líder ganhou fora ao Génova e manteve a distância com mais um golo de Ronaldo. Nas últimas 15 rondas marcou 19 golos, ao todo na Serie A leva 24 golos em 25 jogos. Tudo aos 35 anos… Já em Espanha, dois momentos bem distintos entre Real Madrid e Barcelona: os merengues, que levam quatro pontos de avanço na Liga, tiveram triunfos complicados frente a Espanyol e Getafe mas não falharam, ao contrário dos blaugrana que depois do empate diante do Celta em Vigo voltaram a marcar passo na receção ao Atl. Madrid. Nem o golo 700 de Messi teve o condão de salvar uma equipa (e um clube) que anda de problema em problema a nível interno. Por fim, e na Alemanha, André Silva marcou o oitavo golo em dez jogos no triunfo do Eintracht frente ao Paderborn que fechou a Bundesliga, que deixará de contar com o Fortuna Düsseldorf e terá o B. Mönchengladbach na Champions.

Alguns destaques dos principais campeonatos lá fora: hoje, Atl. Madrid-Maiorca (21h); amanhã, dia 4, Manchester United-Bournemouth (15h), Juventus-Torino (16h15), Wolverhampton-Arsenal (17h30) e Lazio-AC Milan (20h45); no domingo, dia 5, Athl. Bilbao-Real Madrid (13h), Liverpool-Aston Villa (16h30), Southampton-Manchester City (19h), Nápoles-Roma (20h45) e Villarreal-Barcelona (21h); na segunda-feira, dia 6, Tottenham-Everton (20h); na terça-feira, dia 7, Arsenal-Leicester (20h15), AC Milan-Juventus (20h45) e Celta Vigo-Atl. Madrid (21h); na quarta-feira, dia 8, Manchester City-Newcastle (18h), Sheffield United-Wolverhampton (18h), Brighton-Liverpool (20h15) e Barcelona-Espanyol (21h); na quinta-feira, dia 9, Bournemouth-Tottenham (18h), Aston Villa-Manchester United (20h15) e Athl. Bilbao-Sevilha (21h). Além destes, nota ainda para a final da Taça que irá terminar a temporada na Alemanha, entre Bayer Leverkusen e Bayern, este sábado no Estádio Olímpico de Berlim (19h).

epa08454080 (FILE) - The pack takes turn two after the start during the Formula One Grand Prix of Austria in Spielberg, Austria, 03 July 2016 (reissued 30 May 2020). The Austrian govefnrment on 30 May 2020 announced they are giving green light for the 2020 Formula 1 season opener in Spielberg on 05 July 2020, with a second race following on 12 July at the same venue. EPA/JOHANN GRODER *** Local Caption *** 56027569

Nas modalidades, o grande destaque vai para o regresso da Fórmula 1 este domingo, com o Grande Prémio da Áustria (14h10). Sem público, entre várias regras que colocam pilotos e equipas numa espécie de “bolha”, com Lewis Hamilton apostado em fazer história e Vettel a tentar a melhor despedida da Ferrari (entre várias outras histórias que se vão cruzar numa temporada global que será sempre atípica). Para já, o Mundial tem apenas oito provas previstas, pouco mais de um terço do que era previsto e todas na Europa, mas Portugal continua na pole position para receber no Portimão um Grande Prémio numa decisão que será tomada nas próximas semanas.

Eu, a TV e um comando

4 de Julho

19h00 Final da Taça da Alemanha: Bayer Leverkusen-Bayern

5 de Julho

14h10 Fórmula 1: Grande Prémio da Áustria

7 de Julho

20h45 Serie A: AC Milan-Juventus

O jogo em palavras

"Vou falar com a minha família e espero tomar uma decisão quando chegar a Lisboa. É com profundo sentimento benfiquista que digo: não deixem voltar o passado porque fomos nós todos que demos cabo do Benfica mas é muito difícil fazer depois o que fizemos em 20 anos em termos desportivos, de infraestruturas e financeiros"

Luís Filipe Vieira

Presidente do Benfica, após a derrota com o Marítimo onde assumiu a culpa pelos resultados e revelou que Bruno Lage tinha colocado o lugar à disposição

"É normal, no futebol, que por vezes as pessoas cheguem à conclusão de que é melhor para as duas partes seguirem caminhos diferentes mas não é aceitável que profissionais sérios sejam usados como bodes expiatórios de quem precisa de se salvar e coloca sempre os interesses pessoais à frente dos interesses coletivos"

Pinto da Costa

Presidente do FC Porto, abordando na revista Dragões a situação de Bruno Lage entre elogios a Sérgio Conceição

"A saída de Custódio é reflexo de um ambiente de contrariedade que em grande parte é provocado por erros externos que não são admissíveis nem desculpáveis (...) O quadro de árbitros é fraco e o Conselho de Arbitragem é conivente com esta falência, permitindo que de forma reiterada se adulterem resultados e classificações"

António Salvador

Presidente do Sp. Braga, anunciando a saída de Custódio após a derrota em Vila do Conde entre muitas críticas às arbitragens

Pódio

1

CR7, a máquina infalível com mais um grande golo /premium

Juventus voltou a ganhar (em Génova, 3-1), Dybala voltou a marcar, Ronaldo também festejou. Mais uma vez, a 19.ª nas últimas 15 rondas. Aos 35 anos, tem quase tantos golos como jogos na Serie A.

2

2 golos, uma vitória, mais um dia na vida de Bruno /premium

Seis golos, 4 assistências e o jogador da Premier League mais influente em todas as competições desde que chegou. Bruno Fernandes bisou e foi crucial para a vitória do Man. United contra o Brighton.

3

Pedro Martins sagra-se campeão pelo Olympiacos

Olympiacos venceu AEK (2-1) e sagrou-se matematicamente campeão da Grécia três anos depois mas recurso do PAOK na secretaria adiou festejos até porque há outro objetivo – terminar Liga sem derrotas.

A crónica

Fotografia
Premier League

Como ir do ódio ao amor ao Liverpool em 35 anos /premium

João Bonifácio começa na final da Taça dos Campeões de 1985 e conta como o Liverpool passou de equipa atoleimada, romântica e condenada a zero títulos para uma autêntica trituradora em três décadas.

Terceiro tempo

Maya Moore ganhou o jogo de uma vida: Jonathan Irons é um homem livre
The New York Times
Willy T. Ribbs, o piloto que quebrou a barreira da cor do automobilismo
CNN
Dos metros em sprint às tendências de passe: os Big Data dos clubes espanhóis
El Mundo
Os segredos para o talento especial de Coco Gauff aos 16 anos
BBC
Martina Navratilova, a campeã de endurance com coragem para ser ela própria
The Guardian
Zion Williamson, menos 11 quilos e uma montanha de músculos
ESPN
Alexander-Arnold quer ser como Ronaldo ou Messi – só um título não chega
The Telegraph
O Basketball Tournament, a bolha em Ohio que vai funcionar como teste para a NBA
Washington Post
A Globo, os clubes cariocas e o futuro das transmissões no Brasil
Estado de São Paulo
Os resultados da nova rotina física de Diego Maradona (sem álcool)
Clarín

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2020 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Desporto diretamente no seu email

Bruno Roseiro analisa à sexta-feira a semana do Desporto, explica os bastidores dos grandes temas e lança os eventos dos próximos dias.

  • Desporto
  • Futebol
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt
  • Oferecer

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp

OPORTUNIDADES USADOS

Mais newsletters

Desporto

O início da segunda vida de Miguel no MotoGP

24/3/2023, 17:05
Desporto

A parte escondida no conservadorismo de Martínez

17/3/2023, 15:00
Desporto

Até onde pode ir a aventura europeia do Benfica

10/3/2023, 16:31
Desporto

Pichardo e a diferença entre saltar e voar sozinho

3/3/2023, 19:32

Populares

A Marinha ordenou uma inspeção às condições de segurança do navio Mondego, que no sábado serviram de argumento para que parte da guarnição se tenha recusado a embarcar para cumprir uma missão militar, disse à Lusa fonte da Armada, Funchal, Madeira, 14 de março de 2023. Os 13 militares que se recusaram a embarcar alegando “razões de segurança”, tal como manifestaram num documento, encontravam-se ao principio desta tarde retidos no navio, confirmou fonte da Marinha à Lusa. JOÃO HOMEM GOUVEIA/LUSA
Marinha

Navio Mondego aborta missão por motivos técnicos

Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) sinaliza o início do processo da certificação da infraestrutura, que se prolonga até final de 2023, período que inicia operações “sem restrições”, Angola, 17 de junho de 2022. Uma aeronave do tipo Boeing 777–300CR da companhia área angolana TAAG aterrou às 13:00 locais desta sexta-feira no NAIL, proveniente do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, sinalizando o voo experimental no âmbito da certificação do NAIL, situado no município do Icolo e Bengo. AMPE ROGÉRIO/LUSA
Angola

TAAG reforça ligações de Luanda a Lisboa

27/3/2023, 13:14
Ideias Feitas

Portugal é goleado pelo Luxemburgo todos os dias

27/3/2023, 18:39
Legs of medic running with gurney along hospital corridor
Ordem dos Médicos

Médicos estrangeiros em Portugal atingem recorde

27/3/2023, 7:49

O melhor do Premium

Justiça

Audacioso mas intratável, a vida do dono da Impala

23/3/2023, 23:16
Socialismo

Os vulneráveis da sexta-feira

Helena Matos
26/3/2023, 0:22
Abusos na Igreja

Abusos. Padre afastado diz que foi caluniado

23/3/2023, 0:28
PS

O PS acha que ninguém se lembra

Miguel Pinheiro
25/3/2023, 0:25

Últimas

Noticiário

2h Centro Ismaili. MAI disponível para ser ouvido

29/3/2023, 2:13
O contraste das principais artérias comerciais da cidade de Braga uma hora antes e uma hora depois do recolher obrigatório do estado de emergência, no âmbito das medidas de contenção da covid-19, em Braga, 28 de novembro de 2020. Com 213 concelhos em risco em Portugal, o Conselho de Ministros decretou, durante este e o próximo fim-de-semana, a proibição de circulação interconcelhia, bem como o confinamento obrigatório para toda a população destes concelhos a partir das 13h. HUGO DELGADO/LUSA
Braga

Braga. Empresa "dá" duas tardes a trabalhadores

29/3/2023, 0:41
Fachada da Câmara Municipal, durante a cerimónia de instalação e posse do novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (ausente na fotografia) e vereadores eleitos para a autarquia lisboeta, bem como dos deputados municipais eleitos para a Assembleia Municipal de Lisboa, realizada nos Paços do Concelho de Lisboa, 18 de outubro de 2021. ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Inflação

AML aprova alteração ao FES-RLX para IPSS

29/3/2023, 0:39
Animais

O salvamento de um gato na Ponte Vasco da Gama

29/3/2023, 0:39

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.

Login
Rádio Observador em direto
Saiba mais
Programas Programação
×

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2023

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
  • The Collection
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store