O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters

    Últimas

  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Fact Check

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Prémios Auto 2021

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Explicadores
  • Especiais
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2021 Observador

211kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

  • Newsletters /
  • Desporto
Subscrever

O futebol já não é só um teste – depende do teste (seja ele positivo, "falso positivo" ou negativo com ligeiros sintomas)

22 Jan 2021, 10:37
Ver no browser
Observador
Observador

Desporto

Fotografia de Bruno Roseiro
Bruno Roseiro
Editor de Desporto
Sexta, 22 Jan 2021
Foto da Newsletter

O Sporting está na final da Taça da Liga e teve o mérito de nunca deixar de acreditar que podia ganhar um jogo que parecia condenado a perder. O Sp. Braga está na final da Taça da Liga e teve o mérito de nunca perder o foco para segurar um jogo que podia ter fugido até ao intervalo. Mais do que isso, e como há novelas que parecem não acabar mesmo quando alguns dos atores já saíram há muito desse enredo, o Sporting mostrou que pode ganhar sem Paulinho e o Sp. Braga mostrou que sabe ganhar sem Paulinho. Agora, o encontro decisivo joga-se este sábado (19h45), tem a particularidade de colocar em confronto a última equipa a ganhar o troféu (Sp. Braga) com o último treinador a ganhar o troféu (Rúben Amorim) e promete ser um grande jogo, intenso, disputado e emotivo. Ponto final. Parágrafo. Mas esta semana deve ser abordada a vários outros níveis e com muitas outras dimensões.

Os últimos dias foram marcados pelos casos positivos, pelos casos de “falsos positivos” e até por um ou outro caso negativo com ligeiros sintomas. O futebol que era muitas vezes um teste passou a ser jogado num contexto dependente do teste. Mesmo com um país mergulhado no pior pico de uma pandemia que fintou as piores perspetivas quando entrou em campo a estirpe britânica, é uma das poucas atividades que, a nível profissional, não acompanha o confinamento – com todo o impacto que isso iria acarretar. Mas tornou-se um complexo enigma para os treinadores. Não se pode dizer que foram as ausências que justificaram os resultados mas tudo tem influência. Até na antecâmara do jogo.

Comecemos pelo Sporting-FC Porto, sobretudo nos vários capítulos antes do encontro: depois de Otávio, Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testaram positivo no dia em que Wilson Manafá voltou aos treinos (a seguir seria Fábio Vieira), Bruno Tabata juntou-se ao lote de infetados mas a notícia em Alcochete foram os “falsos positivos” de Nuno Mendes e Sporar, justificados em conferência pelo diretor clínico leonino, João Pedro Araújo. O que se seguiu? Os dragões colocaram em causa a presença na Taça da Liga caso a dupla fosse a jogo, os leões falaram em mesquinhez e irresponsabilidade, o Sp. Braga mostrou-se também indignado. O lateral e o avançado acabaram por ficar de fora porque a DGS pediu à Unilabs um email que nunca chegou e, no final da partida, Frederico Varandas foi à sala de imprensa rebobinar o filme com a promessa de avançar com uma queixa para a Ordem dos Médicos. E como a dupla não jogou, essa polémica estéril que entretanto nascera caiu com menos de 24 horas de vida…

Em campo, Marega colocou os dragões na frente no último quarto de hora mas Jovane Cabral precisou apenas de 17 minutos para tocar cinco vezes na bola, fazer um passe e marcar dois golos noutros tantos remates. O Sporting voltava à final da Taça da Liga, onde acabou sempre por ir às grandes penalidades (duas vitórias, outras tantas derrotas), mas ninguém prestou declarações depois do caso dos “falsos positivos”. Já entre o FC Porto, que voltou a perder 17 jogos depois, Sérgio Conceição falou num “resultado caído do céu” e criticou a arbitragem, não só por uma expulsão perdoada a João Palhinha mas também pela atenção constante dos juízes ao banco azul e branco.

Depois, o Sp. Braga-Benfica. Ou o Benfica, porque o dia em que os minhotos celebraram o 100.º aniversário num dos melhores momentos da sua história começou por ser logo de manhã marcado pelos 17 casos positivos no Seixal, que se juntaram a três que tinham sido conhecidos antes do clássico no Dragão para a Liga. Luís Filipe Vieira, presidente do clube, foi um dos infetados entre toda a equipa técnica, elementos do staff e jogadores, então cinco (Diogo Gonçalves, Gilberto, Vertonghen, Grimaldo e Waldschmidt). Os encarnados colocaram nas mãos da DGS a decisão de poder ou não parar durante 14 dias mas, não havendo resposta, anunciaram que iam mesmo a jogo. Com Jorge Jesus, que teve 48 horas atípicas entre três testes onde teve de treinar com grupos separados por não ter ninguém da sua equipa técnica, mas sem Otamendi e Nuno Tavares, que testaram positivo na nova ronda.

Em campo, com as soluções possíveis do meio-campo atrás e a nuance de Weigl ter jogado um pouco mais recuado do que é normal para soltar João Ferreira e Cervi pelas alas, os encarnados podiam ter chegado ao intervalo com outro resultado apesar de terem sofrido o primeiro golo por Abel Ruíz, empataram no minuto 45 de penálti por Pizzi mas quebraram no segundo tempo, sobretudo depois do 2-1 de Vítor Tormena, central que terminaria como o MVP do encontro. No final,Jesus assumiu que se sentia o pai de uma família separada pela Covid-19 mas destacou que a equipa deu uma boa resposta entre tantas baixas e que merecia um outro desfecho.

Foram também estes resultados que permitiram à Liga definir o calendário até ao final da primeira volta, logo a começar com a 15.ª jornada: depois do empate no clássico no Dragão, o Benfica recebe o Nacional na segunda-feira (17h) poucas horas antes da deslocação do FC Porto ao Algarve para defrontar o Farense (20h15); no dia seguinte, o Sp. Braga joga em casa com o Gil Vicente (19h45) e o Sporting vai ao Bessa defrontar o Boavista (21h15). De acrescentar que o dérbi entre Sporting e Benfica, da 16.ª ronda, será a 1 de fevereiro (segunda-feira), às 21h15.

Nota: e como os casos de infeção continuam a surgir em catadupa, Romário Baró e Nanú testaram positivo à Covid-19 (ao contrário de Sérgio Conceição e Uribe, que tinham ligeiros sintomas), tal como Helton Leite. Ao todo, foram já bem mais de 100 os jogadores da Liga infetados esta época, com maior incidência no último mês.

Em Itália, Ronaldo foi do pior ao melhor em três dias: depois de uma exibição para esquecer a par de toda a equipa na deslocação a Milão para defrontar o Inter, o que deixou os bianconeri no sexto lugar a dez pontos do AC Milan na Serie A, a Juventus conquistou a Supertaça frente ao Nápoles com mais um golo do português, que para muitos (mas não para todos) se tornou o melhor marcador de sempre com 760 golos entre 30 troféus conseguidos na carreira. Já em Espanha, e na Taça, o Real sofreu uma das maiores humilhações ao perder com o Alcoyano, do terceiro escalão, após prolongamento e com mais uma unidade em campo. Antes, foi o Athl. Bilbao que ganhou a Supertaça, vencendo o Barcelona também depois de tempo extra no jogo onde Messi foi expulso pela primeira vez. Em Inglaterra, outra surpresa: o Liverpool perdeu em Anfield com o Burnley após o nulo com o Manchester United e leva cinco jogos sem ganhar numa Premier League liderada pelo Manchester United, que ganhou fora ao Fulham a meio da semana, e com o Manchester City em crescendo após bater Crystal Palace e Aston Villa.

Nos próximos dias, os principais destaques são os seguintes: esta sexta-feira, B. Mönchengladbach-B. Dortmund (19h30) e PSG-Montpellier (20h); no sábado, Bayer Leverkusen-Wolfsburgo (14h30), Udinese-Inter (17h), AC Milan-Atalanta (17h), Mónaco-Marselha (20h) e Alavés-Real (20h); no domingo, Juventus-Bolonha (11h30), Schalke 04-Bayern (14h30), Elche-Barcelona (15h15), Manchester United-Liverpool (17h, para a Taça), Wycombe-Tottenham (19h45, para a Taça) e Atl. Madrid-Valencia (20h); na terça-feira, Inter-AC Milan (19h45, para a Taça); na quarta-feira, Atalanta-Lazio (16h45, para a Taça), Chelsea-Wolverhampton (18h), Juventus-SPAL (19h45, para a Taça) e Manchester United-Sheffield United (20h15); e na quinta-feira, Tottenham-Liverpool (20h).

Portugal teve uma primeira fase 100% vitoriosa no Campeonato do Mundo de andebol, no Egito, derrotando de forma seguida Islândia, Marrocos e Argélia, tendo depois perdido por um golo com a Noruega (e com Rui Silva a rematar ao poste no último segundo), vice-campeã mundial em 2017 e 2019 e terceira classificada no Europeu de 2020, na primeira jornada da Ronda Principal. Agora, a Seleção de Paulo Pereira, que já mostrou que se pode bater de igual para igual com as melhores seleções mundiais, defronta a Suíça esta sexta-feira (14h30) e a França no domingo (19h30), naquele que pode ser o encontro decisivo de acesso aos quartos da competição.

Nas restantes modalidades, enquanto os jogadores de ténis vão tentando encontrar as melhores formas de irem fazendo os seus treinos de preparação para o Open da Austrália que, entre muitos cuidados, vai somando casos positivos de Covid-19 e James Harden brilha na NBA pela nova equipa dos Brooklyn Nets, o grande tema é a possibilidade de haver um cancelamento dos Jogos Olímpicos de 2021, algo que parecia inimaginável para o Comité Olímpico Internacional e para a cidade de Tóquio mas que foi noticiado esta quinta-feira pelo The Times. Ninguém assume qualquer posição oficial sobre o assunto mas o cenário está pelo menos em cima da mesa, naquele que seria mais um verdadeiro revés não só para o desporto mas para várias gerações de atletas que, até depois do adiamento em 2020, continuaram a ter as suas épocas desenhadas para chegar à competição no pico.

Eu, a TV e um comando

23 de janeiro

19h45 Final da Taça da Liga: Sporting-Sp. Braga

24 de janeiro

19h30 Mundial de andebol (Ronda Principal): Portugal-França

28 de janeiro

20h Premier League: Tottenham-Liverpool

O jogo em palavras

"Temos de salvaguardar as pessoas, a vida das pessoas está em primeiro lugar, mas a vida das pessoas também passa muito por continuarmos o país (...) Temos o nosso trabalho, o nosso emprego, quem sofre são as outras pessoas e as que estão à volta do clube, como já sofreram. Temos de lutar por essas pessoas que não ganham tanto como nós"

Rúben Amorim

treinador do Sporting, falando sobre a situação da pandemia na antevisão do clássico com o FC Porto

"Isto é um problema não só do futebol, em Portugal estamos a sofrer e a facilitar um pouco neste sentido. Os jogadores são profissionais mas o país e as estatísticas não são boas. Temos todos de pôr a mão na consciência e perceber que não é algo como um problema menor. É difícil de ultrapassar e todos os cuidados são poucos para nos protegermos"

Sérgio Conceição

treinador do FC Porto, abordando os vários casos de Covid-19 no Dragão e o estado da pandemia

"Em alguns treinos tive de treinar uns a uma hora, outros noutra, não nos pudemos encontrar. Não houve ambiente. É como um problema numa família, onde todos têm de estar separados. A nossa família é o Benfica, há umas semanas conseguimos restabelecer a equipa mas esta semana foi um surto complicado"

Jorge Jesus

treinador do Benfica, após a derrota frente ao Sp. Braga numa semana marcada pelos 26 casos de Covid-19 nos encarnados

Pódio

1

Ronaldo marca e conquista Supertaça pela Juventus

Insigne ainda falhou um penálti mas golo de Ronaldo fez a diferença na final da Supertaça, com a Juventus a vencer o Nápoles (2-0) e português a conseguir quarto título em Turim (e 30.º da carreira).

2

Oficial: Paulo Sousa é o selecionador da Polónia

Treinador português estava sem clube desde a passagem pelo Bordéus e, após passar por seis ligas europeias e pela China, vai assumir o comando da seleção da Polónia, qualificada para o Euro-2020.

3

Menos peso, Barba de sempre e a estreia histórica

James Harden tornou-se o primeiro jogador a fazer um triplo duplo na estreia com 30 ou mais pontos marcados, na vitória dos Nets (sem Irving) frente aos Magic, mas foi do peso que se falou no final.

O caso

Fotografia
Sporting

Mendes e Sporar não jogaram por um email

ARS tinha autorizado presença de Nuno Mendes (que nunca terá entrado no SINAVE) e Sporar mas DGS pediu um email assumindo erro. Não chegou, não jogaram. E Sporting vai apresentar queixa.

Terceiro tempo

A decisão secreta que ninguém quer que se confirme: Jogos serão adiados
The Times
Bruno Fernandes e um jogo longo
The New York Times
Oksana Masters e a parte difícil em voz alta
The Players' Tribune
O desgaste emocional da pandemia, da mudança de chip à pré-época permanente
El País
De campeão olímpico à invasão do Capitólio: a queda de Klete Kellers
Washington Post
Nöel Le Graët, o irredutível patrão do futebol francês
Le Monde
Thiago e a linguagem do futebol, do adjetivo ao advérbio
Panenka
Nascer líder, por Yaya Touré
The Coaches' Voice
José Antonio López Bueno, de campeão mundial de boxe às filas para comer
El Confidencial
As surpresas especiais nos anéis de campeões dos LA Lakers
LA Times

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2021 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Desporto diretamente no seu email

Bruno Roseiro analisa à sexta-feira a semana do Desporto, explica os bastidores dos grandes temas e lança os eventos dos próximos dias.

  • Newsletter
  • Observador
  • Desporto
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Mais newsletters

Desporto

O The Last Dance do Sporting

19/2/2021, 10:28
Desporto

E voltámos a este ponto. Outra vez

12/2/2021, 13:06
Desporto

Abel, o treinador nacional e o futebol português

5/2/2021, 10:31
Desporto

A semana mais longa de Jorge Jesus

29/1/2021, 14:23

O melhor do Premium

Celebridades

Irmãs Patrocínio: "Põem-nos todas na mesma gaveta" /premium

20/2/2021, 16:21 203
Tráfico de Droga

O enigma do avião com cocaína retido no Brasil /premium

19/2/2021, 23:28 885
Autárquicas 2021

Os alvos de Rio para enfrentar autárquicas vitais /premium

19/2/2021, 21:38
Legislação

A Bastonária, Ordens Profissionais, o PS e o País /premium

Paulo Trigo Pereira
21/2/2021, 0:08 154

Populares

Racismo

A propósito dos insultos de Mamadou Ba

Paula Helena Ferreira da Silva
24/2/2021, 0:00 13883
Coronavírus

Desconfinamento. Especialistas não ajudam Costa

22/2/2021, 23:34 2765
Racismo

MP investiga ataques racistas em sessão online

23/2/2021, 9:41 2429
Coronavírus

Marcelo desconfortável com falta de planeamento /premium

23/2/2021, 19:20 2220

Últimas

Noticiário

As notícias das 21h

24/2/2021, 21:11
Resposta Pronta

Enfermeiros em centros de vacinação? "Nada contra"

24/2/2021, 21:10
Caso Maddie

"Maddie alemã". Brueckner absolvido de suspeitas

24/2/2021, 20:59
Resposta Pronta

Galiza vai multar não vacinados. "É desnecessário"

24/2/2021, 20:39
A página está a demorar muito tempo.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2021

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

Apple Watch mockup
  • Descarregar na App Store
  • Disponível no Google Play