O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Primeira página
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Tornar-me Patrono
  • Mental
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Secções
Assinar o Observador

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Mental
    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters
    • Últimas

    Últimas

  • Abrapalavra
  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Teatro

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral
    • The Collection

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Usados PiscaPisca.pt
    • Prémios Auto 2022

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Fact Check
  • Explicadores
  • Especiais
  • Interativos
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium — assine o jornalismo independente
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
    • The Collection
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Política de Correções
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2023 Observador

589kWh poupados com a Logótipo da Hyundai Logótipo da Hyundai
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da Hyundai Logótipo da Hyundai

Junte-se à mobilidade do futuro aqui.

  • Newsletters /
  • Observadores

Bastidores da notícia dos 4,2 milhões para o palco do Papa na Jornada Mundial da Juventude

28 jan. 2023, 00:36
  • Oferecer
×

Exclusivo assinantes: Ofereça artigos aos seus amigos.

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
*|IF:W_HEADER = TRUE|*
Caro assinante,
Está a receber esta nova Newsletter enquanto conteúdo exclusivo para assinantes. Caso não queria continuar a recebê-la, clique aqui. Esperamos que goste!
*|END:IF|*
*|IF:IS_PR != true|*
Torne-se assinante por 1€ e leia sem limites
*|END:IF|*
Observador

Observadores

Exclusivo assinantes sábado, 28 jan. 2023
*|IF:IS_PR != true|* *|IF:TRIALS = 1|* Bem-vindo à primeira edição gratuita desta newsletter. Torne-se assinante para continuar a receber. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|ELSEIF:TRIALS = 2|* O acesso gratuito a esta newsletter está quase a terminar. Torne-se assinante para continuar a receber. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|ELSEIF:TRIALS = 3|* Esta é a última edição gratuita desta newsletter. Torne-se assinante para continuar a receber este e outros conteúdos exclusivos. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|END:IF|* *|END:IF|*
Fotografia de Pedro Jorge Castro
Pedro Jorge Castro
Diretor-Adjunto

Praticamente todos os jornalistas do Observador têm um dia por semana em que fazem turnos na Atualidade, a nossa secção que responde de forma mais rápida a tudo o que vai acontecendo, sob a batuta da nossa editora executiva Dulce Neto, logo a partir das 6h30, sendo rendida habitualmente pela editora Cátia Andrea Costa a partir das 15h30.

Esta é uma das grandes forças do Observador: o facto de todos os jornalistas dedicarem um dia por semana a este turno, em que podem ter de fazer artigos sobre qualquer tema, é o que nos deixa preparados para reagirmos e nos adaptarmos mais rapidamente a grandes mudanças, como as da pandemia ou a guerra na Ucrânia — quase todos os jornalistas escreveram sobre os dois temas. No resto do tempo (que é a maior parte), quando não estão de atualidade, os jornalistas preparam trabalhos mais longos ou acompanham em direto assuntos em que estão mais especializados.

Esta segunda-feira, 23, o jornalista João Francisco Gomes estava no seu turno de atualidade a ter uma tarde estranhamente calma, em contraste com o turbilhão político das primeiras semanas de janeiro, quando recebeu via whatsapp um screenshot de uma referência a um contrato no portal Base, no valor dos tais 4,2 milhões de euros, pelo palco da Jornada Mundial da Juventude.

Acabou por ser uma feliz coincidência: não só o João Francisco é o nosso especialista em religião, que tem acompanhado tudo sobre a JMJ desde o anúncio, como estava livre para verificar imediatamente a informação e escrever. Se o resto da atualidade estivesse a ser muito agitada nesta tarde, ele podia não ter tido tempo para se dedicar logo a esta missão. Se não estivesse de atualidade, poderia estar a desenvolver outro trabalho qualquer que também não permitisse concentrar-se logo nesta história.

Mas não havia qualquer desses obstáculos. Foi logo procurar e encontrou o contrato no portal Base, ou seja, não se tratava de uma montagem. Confirmou que a informação não tinha ainda sido divulgada jornalisticamente, combinou com o editor-adjunto de Sociedade, Pedro Rainho, o artigo que iria escrever e assim que ficou pronto foi publicado em manchete no Observador.

Obviamente, o resto da semana do João Francisco Gomes e de mais uns quantos camaradas do Observador e da Rádio Observador foi a tentar esclarecer e escrutinar esta polémica, que foi crescendo à medida que surgiam mais reações e novas informações do Presidente da República, da Câmara de Lisboa, do Governo, e de figuras da Igreja.

O último a reagir publicamente acabou mesmo por ser o bispo D. Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude, que passou a semana numa visita ao Panamá. Na conferência de imprensa que deu esta quinta-feira ao fim da tarde, pouco depois de aterrar em Lisboa, revelou, com fairplay, como tinha sabido que o palco iria custar 4,2 milhões de euros. Olhou nesse momento para o autor da notícia, João Francisco Gomes, que estava a acompanhar a conferência de imprensa, pôs a língua de fora e fez um sorriso: “Eu soube do valor quando vi… o Observador vai ficar todo contente agora… quando vi a notícia do Observador”.

Ficamos contentes, claro. Estamos cá mesmo para isso: dar notícias.

Talvez lhe tenha escapado

Fotografia
Governo

As respostas às perguntas que Costa não quer fazer

Costa diz que ministros em funções não têm de responder ao questionário. Mesmo assim, o Observador pediu que o fizessem. Como recusaram, cruzámos dados e respondemos por eles. Há casos problemáticos.

Fotografia
JMJ 2023

Os contratos que o Estado já fez para a JMJ 2023

Os custos do palco onde o Papa vai presidir às celebrações finais da JMJ poderão superar os cinco milhões de euros — e a requalificação do terreno os sete milhões. Câmaras já fizeram vários contratos.

Fotografia
JMJ 2023

JMJ. "Magoada", Igreja quer tentar baixar custos

Após três dias de polémicas com o palco da JMJ, a Igreja pronunciou-se: o bispo responsável pelo evento assumiu-se magoado com o custo e garantiu que vai acompanhar de perto os próximos projetos.

Fotografia
JMJ 2023

Pressões de Marcelo e Igreja deixam Moedas isolado

Moedas garante que vai considerar queixas de Marcelo e da Igreja sobre custos do altar-palco, mas autarquia vai dizendo que é quase impossível mexer na obra. Medina, Sá Fernandes e Governo são alvos.

Fotografia
JMJ 2023

JMJ: obras no Parque Tejo custarão 21,5 milhões

Depois da polémica sobre custo do altar, a câmara de Lisboa chamou os jornalistas para explicar o que está em causa. Obra no Parque Tejo custará 21,5 milhões, mas será um investimento "para o futuro".

Fotografia
JMJ 2023

Protestos, lucros e dívidas. O que fica das JMJ?

É sempre anunciada com pompa pela cidade que a recebe, com promessas de enorme retorno económico. Mas a Jornada Mundial da Juventude nem sempre cumpre, e os gastos vão muito para além do palco.

Fotografia
Política

Que fazem ex-líderes? Aulas, Twitter e o recém-pai

Partidos trocaram dez vezes de líder desde que Costa é primeiro-ministro. Há quem esteja reformado, quem não exclua voltar e quem se dedique aos terrenos da família ou ao filho recém-nascido.

Fotografia
Primeiro-Ministro

As 12 respostas (e não respostas) de Costa ao PSD

António Costa preferiu uma resposta em conjunto a 12 perguntas. Assume que tinha contactos informais e "leais" com o ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa.

Fotografia
PS

Pedro Nuno mantém pousio, nova revelação choca PS

"Saída limpa" ficou manchada quando assumiu que afinal sabia do que foi pago a Alexandra Reis. "Deu tiro no meio dos olhos", lamenta-se no PS. Esquerda atenta a futuro político de Pedro Nuno Santos.

Fotografia
PSD

"Oposição tem de ter propostas. Isso não existe"

Em entrevista, David Justino critica indiretamente Luís Montenegro e falta de uma alternativa. Diz estar em causa "funcionamento regular" das instituições e alerta para radicalização da política.

Fotografia
Entrevista

"Medina? Desconhecimento é desresponsabilização"

O deputado do PSD diz que "o padrão de desconhecimento é uma forma de desresponsabilização" que tem sido usada por Medina. Na comissão de inquérito, o PSD está disposto a ir mais longe do que 2015.

Fotografia
Partido Chega

Quem é quem na Convenção sem críticos?

No arranque para a Convenção, Ventura prepara-se para moldar o Chega sem mexer muito na direção e focado no futuro. Os nomes e as caras são as de sempre, mas questão dos críticos ficou resolvida.

Fotografia
Vichyssoise

Nuno Afonso: "Ventura nunca será uma alternativa"

Em entrevista, Nuno Afonso, até aqui o grande adversário interno de André Ventura, revela que vai deixar o partido por ter percebido que já não valia a pena. "O Chega está completamente controlado."

Fotografia
Iniciativa Liberal

Os vencedores, os vencidos e a sombra

Rui Rocha ganhou e confirmou favoritismo. Blanco afirmou-se como grande promessa. Cotrim escolheu o cavalo certo. Carmona, Mayan e Ferreira da Silva derrotados. E a grande sombra que paira na IL.

Fotografia
Professores

Manif de professores: a prova de fogo de Pestana

Já soprou vuvuzelas para torturar os ouvidos da ministra Isabel Alçada e criou o movimento que acampou à porta de casa de Nuno Crato. Abandonou a Fenprof, o Bloco e o PCP, criou o MAS e o STOP.

Fotografia
Guerra na Ucrânia

A purga de Zelensky vai ficar por aqui?

Casos suspeitos estão na origem da maioria de demissões promovidas por Zelensky entre o seu governo. Pressionado pelo Ocidente, Presidente aperta o garrote ao crime. Mas aperta o suficiente?

Fotografia
Futebol

60 frases que definem Mourinho aos 60 anos

Exigente, metódico, arrogante, provocador. São muitas as opiniões do treinador sobre quem é impossível não ter opinião. Viveu tudo, ganhou tudo, só quer viver para ganhar mais. Mourinho por Mourinho.

Fotografia
NBA

A NBA mais imprevisível e dramática de sempre

Prognósticos, previsões, palpites? Para esquecer. É a época da NBA em que mais jogadores marcaram acima de 40 pontos e que mais têm acima de 40% de três mas muito mais mudou – e já se pensa no draft.

Fotografia
Tendências

O que fazem as influencers além das redes sociais?

O mercado dos influencers já vale 16 mil milhões de dólares (e continua a crescer), mas há muitos criadores de conteúdos que mantêm ocupações tradicionais. Falámos com 5 portuguesas para saber porquê.

Fotografia
Celebridades

As revelações de "Pamela: Uma História de Amor"

Da Playboy às "Marés Vivas", no novo documentário da Netflix, Pamela Anderson conta como a sex tape com Tommy Lee destruiu a sua hipótese de ter uma carreira séria e a transformou numa punchline.

Fotografia
Cinema

"Aftersun": o que eles fizeram num verão passado

Conquistou a crítica, deu a nomeação ao Óscar de Melhor ator a Paul Mescal e estreia-se agora em Portugal. A realizadora Charlotte Wells explica-nos de onde vem este drama entre um pai e uma filha.

Fotografia
Cinema

De Amadeo a Amália: como se preparam estes papéis?

A propósito da estreia do filme sobre a vida de Amadeo de Souza-Cardoso, Rafael Morais, Sandra Barata-Belo, Inês Castel-Branco e Ivo Canelas contam como foi desempenhar papéis de personalidades reais.

Fotografia
Cultura

As horas de Noiserv numa maratona de concertos

A sorte numa peça de roupa, o gengibre e o chá de perpétuas roxas para a voz e as histórias entre pratos para contar ao público. Estivemos com David Santos, antes e depois do Teatro da Garagem.

Fotografia
Óscares

João Gonzalez, o português nomeado para os Óscares

Aos 26 anos, realizador de animação português já arrecadou mais de 30 prémios com o seu "Ice Merchants". Entrevistámos o autor do primeiro filme português nomeado para os Óscares.

Opinião

Fotografia do Colunista
Rui Ramos

O problema é o governo, não é a oposição

Às oposições, numa situação como a portuguesa, quase que basta a virtude de não serem os que estão no poder. Só mudar as proverbiais moscas, mesmo que o resto fique na mesma, já fará diferença.

Fotografia do Colunista
Alexandre Homem Cristo

O bloqueio, o alheamento e a ausência

Metemo-nos num beco sem saída. Por um lado, uma democracia bloqueada por expectativas frustradas. Por outro, uma elite que tudo faz para a manter assim. No meio, a ausência de uma alternativa política

Fotografia do Colunista
Paulo Tunhas

Sócrates dialoga com um ministro de Costa

Ó hábil homem, mais cedo ou mais tarde alguém te mostrará um documento que prova que fizeste aquilo que agora desejarias não ter feito. Ninguém nasce inteiramente de novo a cada dia.

Fotografia do Colunista
Helena Matos

O PS manda nisto tudo mas não governa nada

Diz o ministério que os professores têm sido aumentados? Diz e fala verdade. Os professores também têm razão quando dizem que ganham menos. O que aconteceu então? Aconteceu o socialismo.

Fotografia do Colunista
Helena Garrido

Quando o primeiro-ministro fica farto de governar

António Costa fartou-se de ser primeiro-ministro, que tudo fez para ser. E no Governo ninguém sabe o que fazer, sem ser controlar as contas. O mais preocupante é não se ver como saímos deste bloqueio.

*|IF:IS_PR != true|* Assine o Observador por 1€ e tenha acesso a todo o conteúdo *|END:IF|*

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter Observadores diretamente no seu email

Esta newsletter traz-lhe todas as semanas sugestões de artigos e opiniões que lhe podem ter escapado. E ainda algumas histórias do interior da redação.

  • Newsletter
  • Observador
  • Rádio Observador
  • JMJ 2023
  • Religião
  • Sociedade
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt
  • Oferecer

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

Observadores

Uma história com números mágicos

17/3/2023, 22:55
Observadores

Como foi feita a grande novidade do Observador

10/3/2023, 21:29
Observadores

Do grupo "Doentes dos nervos" ao candeeiro partido

4/3/2023, 2:39
Observadores

Como se fez o trabalho multimédia das batalhas

24/2/2023, 22:55

Populares

Os militares que se recusaram a embarcar no navio Mondego, alegando falta de segurança, à chegada para serem ouvidos pela Polícia Judiciária Militar (PJM), em Lisboa, no âmbito de inquérito criminal após participação feita pela Marinha, Lisboa, 20 de março de 2023. O NRP (Navio da República Portuguesa) Mondego não cumpriu na noite do passado dia 11 uma missão de acompanhamento de um navio russo a norte da ilha do Porto Santo, na Madeira, porque 13 dos militares da guarnição (quatro sargentos e nove praças) se recusaram embarcar por razões de segurança. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
Marinha

Sargentos: militares do Mondego devem ser apoiados

22/3/2023, 12:35
GettyImages-1269404166
Transtejo

Transtejo. 1º navio elétrico chegou com danos

20/3/2023, 20:15
Meteorologia

Hora e tempo de verão: 25 a 30ºC depois de domingo

21/3/2023, 21:22
Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, durante a sua visita à  BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa no  Parque das Nações, em Lisboa, 2 de março de 2023.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
TAP

TAP registou lucros de 65,6 milhões em 2022

21/3/2023, 7:41

O melhor do Premium

GettyImages-1318891448
Empresas

Rui Miguel Nabeiro, o sucessor do império do café

19/3/2023, 10:34
GettyImages-522451194
Obituário

Rui Nabeiro. Um rico diferente que adorava viver

19/3/2023, 10:18
País

Era um país muito engraçado, não tinha governo..

Helena Matos
19/3/2023, 2:10
Podcasts

Os 90 meses em cativeiro de "O sargento na Cela 7"

17/3/2023, 22:26

Últimas

Tribunais

Tribunais. Balsemão critica lentidão de reforma

22/3/2023, 19:44
epa10498429 Deputy Minister of Foreign Affairs of the Russian Federation Sergei Ryabkov delivers his speech during a session of the Conference on Disarmament at the European headquarters of the United Nations in Geneva, Switzerland, 02 March 2023.  EPA/MARTIAL TREZZINI
Guerra na Ucrânia

Rússia admite estar em conflito aberto com EUA

22/3/2023, 19:43
O pimeiro-ministro António Costa (D) recebe o novo líder do PSD, Luís Montenegro, tendo na agenda a prazo um eventual acordo para a construção do novo aeroporto da região de Lisboa durante um encontro da residência oficial do primeiro-ministro, Lisboa, 22 de julho de 2022. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Eleições Europeias

Europeias. Montenegro pede nova data

22/3/2023, 19:42
Bandeiras dos países participantes hasteadas no local aonde se realiza a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, Angola, 17 de julho de 2021. AMPE ROGÉRIO/LUSA
CPLP

CPLP. Gabão ainda sem resposta

22/3/2023, 19:37

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.

Login
Rádio Observador em direto
Saiba mais
Programas Programação
×

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2023

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
  • The Collection
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store