O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters

    Últimas

  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Fact Check

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Prémios Auto 2021

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Explicadores
  • Especiais
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2021 Observador

213kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

  • Newsletters /
  • Startups
Subscrever

Às vezes basta querer, noutras tem mesmo de ser

23 Fev 2021, 19:21
Ver no browser
Observador
Observador

Startups

Fotografia de Ana Pimentel
Ana Pimentel
Editora de Tecnologia e Startups
Terça, 23 Fev 2021
Foto da Newsletter

Diz que às vezes basta querer. E a história que o Tiago Neto nos traz esta semana comprova-o: Rita Matos queria ajudar a lutar contra a pandemia e, juntamente com Emanuel Marques, criou uma plataforma de testagem preventiva e em massa que liga laboratórios a instituições e empresas. De dois voluntários a TestConnect passou a quinze e está online meses depois de nascer dentro do movimento Tech4Covid. A história desta plataforma que quer dar esperança e otimismo em tempos de pandemia está contada aqui. E sim, bastou-lhes querer.

Daniela Braga também quis mudar de vida e, em 2015, deixou uma carreira de oito anos na Microsoft para fundar uma startup de análise de dados, a DefinedCrowd. Seis anos depois, e já com vários prémios, distinções e investimentos acumulados, esta portuguesa conseguiu mais uma vitória: foi uma das 25 vencedoras da Global Startup Competition, organizada pela Organização Mundial de Turismo. A empresa afirma que foi escolhida devido ao contributo que faz para a democratização do acesso à Inteligência Artificial. Foi o que Daniela quis.

Não falei com Humberto Ayres Pereira, mas desconfio que a Rows seja exatamente o que queria — uma startup que acaba de fechar uma ronda de 14 milhões de euros para ajudar as empresas e toda a gente que nelas trabalha. Como? Com umas folhas de cálculo que prometem ser mais céleres e ágeis para quem delas depende. Com escritórios no Porto e em Berlim, a Catarina Peixoto explica-vos aqui esta história.

Já a dos 150 milhões de dólares que o unicórnio OutSystems angariou na semana passada e que avalia a empresa fundada por Paulo Rosado em 9,5 mil milhões (sim, leu bem) está aqui, para que se possa inspirar e querer algo assim também.

O Manuel Pestana Machado quis percebeu melhor as apps da moda — o Clubhouse e o Avatarify — e não descansou enquanto não percebeu o que se estava a passar com a segurança (ou falta dela) da primeira e enquanto não leu toda a política de privacidade da segunda. Uma encanta-nos os ouvidos, outra diverte-nos em mensagens de WhatsApp, mas são ambas reflexos dos tempos que vivemos: parece que vale tudo para nos afastar temporariamente da realidade.

Ainda que a viagem seja tentadora, antes de embarcar nela, pergunte-se se é ouvir uma conversa alheia ou ver um Gif animado que vai fazer a diferença no seu dia, e a troco de quê. E se for o que quiser… então só me resta esperar que tenha um iPhone, porque nada disto está disponível para Android.

Já eu não queria ter deixado este email em pausa nas últimas semanas, mas teve de ser e por isso peço desculpa. Também se diz que “o que tem de ser tem muita força”, não é verdade? :) Espero que as palavras de hoje tenham compensado o silêncio e, já sabem, enquanto houver estrada para andar… isso mesmo.

Até terça!

PITCH

Fotografia
Startups

DefinedCrowd recebe prémio das Nações Unidas

A DefinedCrowd, startup com ADN português fundada por Daniela Braga, foi uma das 25 vencedoras da Global Startup Competition da Organização Mundial do Turismo.

Fotografia
Startups

Startup do Porto recebe 14 milhões de euros

Ronda de investimento vai servir para construir a equipa e o produto, com foco em aplicações para computador, colaboração, integrações e gráficos. Startup tem escritórios no Porto e em Berlim.

Fotografia
Startups

OutSystems levanta investimento de 150 milhões

Empresa com ADN português pretende expandir investimentos na estratégia de Investigação e Desenvolvimento e na possibilidade de ir para o mercado. Fica agora avaliada em 9,5 mil milhões de dólares.

Fotografia
Tecnologia

Critical TechWorks quer contratar 400 engenheiros

A empresa que saiu da "joint-venture" entre a BMW e a Critical Software vai começar a criar tecnologia para a condução autónoma. Emprega atualmente mais de 1.000 pessoas em Lisboa e Porto.

Fotografia
Coronavírus

Estes voluntários criaram uma plataforma de testes /premium

A TestConnect é uma plataforma criada inteiramente por voluntários que aposta na testagem massiva e preventiva. Conta com a adesão de 45 laboratórios, sete instituições e 14 empresas.

App da Vizinha

Fotografia
Tecnologia

A app que o põe com os ouvidos colados ao ecrã

Foi a app mais descarregada na semana passada em Portugal na loja da Apple e tem um objetivo muito simples: pôr-nos a falar e a ouvir os outros. Sem texto ou imagens. É a Clubhouse.

Fotografia
Apps

Avatarify, a app que o deixa ser o Elon Musk /premium

Só está disponível para iPhone mas, em Portugal, está a rivalizar em popularidade com o Clubhouse. A app dos russos Ali Aliev e Karim Iskakov permite mudar a sua cara para quem (ou o que) quiser.

Fotografia
Redes Sociais

Os problemas de segurança do Clubhouse

Depois da fama, os problemas de cibersegurança. A restrita rede social para iPhone confirmou que teve uma fuga de dados no domingo e enfrenta ameaças de espionagem chinesa.

Fotografia
Austrália

Facebook e Austrália chegam a acordo

Austrália e Facebook chegaram a acordo e a rede social aceitou levantar o bloqueio aos utilizadores do país. A indignação pública em relação ao bloqueio do Facebook foi notória.

Fotografia
Facebook

Canadá também quer que Facebook pague por notícias

Depois da Austrália, o Canadá vai avançar com legislação para obrigar o Facebook e a Google a pagarem por notícias que partilham nas suas plataformas.

Fotografia
Malware

29 mil computadores da Apple têm malware escondido

Um grupo de investigadores encontrou um programa informático malicioso (malware) em quase 30 mil computadores da Apple. Apelidado de "Silver Sparrow", não se sabe que danos pode ter causado.

Fotografia
Google

Google despede mais uma investigadora em ética

Depois de a investigadora Timnit Gebru ter sido despedida em dezembro, Margaret Mitchell, que também apelou a mais diversidade dentro das equipas da Google, está agora de saída.

Fotografia
Redes Sociais

WhatsApp desativa quem não aceitar novas regras

Os utilizadores do WhatsApp que não aceitarem a nova atualização da política de privacidade até 15 de maio não vão poder receber ou enviar mensagens e arriscam-se a perder a sua conta.

Opinião

Fotografia do Colunista
Marília Felismino Simões

O negócio da previsão em tempos imprevistos

Existe um enorme potencial subaproveitado nas bases de dados que as empresas têm. Recorrendo à Data Science consegue dar-se o salto de um tratamento descritivo para uma modelação com poder preditivo.

Fotografia do Colunista
João Kopke

E se a melhor amiga da natureza fosse a cultura?

O que será preciso para que, em Portugal, pessoas como tu e eu sintam um orgulho tão grande do nosso património natural que nos seja impossível ficar indiferentes quando falta vontade de o proteger?

Radar Global

A.I. Here, There, Everywhere
The New York Times
Elon Musk no longer world’s richest person as Tesla shares fall
The Guardian
Google is a tech giant now, but it’s been a survivalist since it started
Vox - Recode
Spotify CEO explains how the company plans to help artists (and itself)
The Verge
How to Remember a Disaster Without Being Shattered by It
Wired
Your brain loves routines. Here’s how to build new and better ones
The Fast Company
Saiba mais aqui

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2021 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Startups diretamente no seu email

A Ana Pimentel conta-lhe tudo sobre empreendedorismo e tecnologia, semanalmente, terça-feira a seguir ao almoço.

  • Tecnologia
  • Startups
  • Empreendedorismo
  • Economia
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Mais newsletters

Startups

30 mil dólares por uma noite numa casa de luxo

19/1/2021, 17:57
Startups

Banir ou não banir: a história desta Trumpalhada

12/1/2021, 18:30
Startups

Estes portugueses podem transformar a saúde

5/1/2021, 18:25
Startups

2020: virou-se a tecnologia contra o rastreio

22/12/2020, 18:58

O melhor do Premium

Pandemia

Maior é o perigo onde maior é o medo /premium

Alberto Gonçalves
27/2/2021, 0:10 330
Julgamentos

Mariana diz que cometeu o crime por amor /premium

24/2/2021, 22:00 375
Coronavírus

As linhas vermelhas para desconfinar (e confinar) /premium

24/2/2021, 22:31 215
Abusos na Igreja

Vila Real. Padre investigado por abusos demitiu-se /premium

26/2/2021, 14:48 405

Populares

Ana Gomes

Ana Gomes recebeu resposta da Europol sobre Chega

27/2/2021, 2:10 7923
Meteorologia

Vem aí uma semana com temperaturas de 20ºC

26/2/2021, 23:06 11662
FC Porto

"Para o Sporting empate aqui é ganhar a Champions"

27/2/2021, 23:18 3153
Manifestações

Pablo Hasél. Concentrações em Lisboa e Porto

27/2/2021, 1:39 3377

Últimas

História

À lei da bala. Os 25 anos sobre a amnistia às FP

28/2/2021, 18:41
Benfica

Vieira: "Só pode haver um responsável, sou eu"

Basquetebol

"Quintana é uma lenda como Pedroto no futebol"

28/2/2021, 18:23
Moda

Milão. Uma viagem aos anos 90 de Alexandra Moura

28/2/2021, 18:19
A página está a demorar muito tempo.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2021

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

Apple Watch mockup
  • Descarregar na App Store
  • Disponível no Google Play