Através do estabelecimento de protocolos e programas com universidades, várias têm sido as organizações do setor das Tecnologias de Informação que, ao longo dos últimos anos, procuram transmitir conhecimento e expertise do seu trabalho diário aos alunos do ensino superior português da área. Este foco das organizações deve-se ao facto de estes mesmos alunos em poucos anos ou meses tornarem-se nos profissionais do futuro ecossistema organizacional.

Neste sentido, é possível compreender que o estabelecimento deste tipo de protocolos tem como principal objetivo aproximar o mundo académico do mundo empresarial e ensinar, através de formações, os futuros profissionais do mundo organizacional a trabalhar com determinados softwares e aplicações fundamentais no mercado de trabalho, como é o caso da Tecnologia SAP.

Por outro lado, as organizações olham também para as universidades e para os seus alunos através de potenciais estratégias de atração de talentos. Como todos sabemos, a escassez de profissionais qualificados, neste mercado hipercompetitivo, é um dos maiores desafios com que as empresas de todo o mundo se deparam, na medida em que querem preencher funções com novos talentos, mas estes não existem na quantidade necessária.

No entanto, o paradigma está a mudar!

Atualmente já não são as empresas que escolhem os candidatos para integrar as funções que pretendem, são, sim, os candidatos que escolhem as organizações onde querem trabalhar. Por essa razão estabelecer um contacto próximo com instituições de ensino superior e dar formações aos futuros profissionais do mercado sobre as tecnologias mais recentes e importantes revela-se imperativo para qualquer organização que se queira manter competitiva nesta “Guerra pelo Talento”.

As empresas travam diariamente uma “luta” pela atração e retenção de talentos, tendo perfeita noção que a contratação dos melhores profissionais é crucial para o sucesso do negócio. Mas quais os artefactos a usar para travar esta “luta”? O caminho deve ser feito através da base, no momento em que existe uma maior apetência pela captação de informação e conhecimento, nas universidades. Aproximar as empresas das universidades, a realidade de teoria, deve fazer parte de uma estratégia nacional, e não só empresarial, pois permite, não apenas reduzir o tempo na contratação, mas também uma melhor adequação ao mercado de trabalho por parte dos mais novos. Adicionalmente introduzir casos práticos e reais nos trabalhos e teses de mestrado irá dotar os alunos de experimentação de cenários mais próximos da realidade empresarial atual e diminuir o tempo de preparação aquando do ingresso no mundo empresarial.

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