O projeto “FundaMental” nasce em 2023, após uma conversa entre vários colaboradores do Centro Paroquial do Estoril (CPE), sobre a necessidade urgente de, não só aquirirmos mais conhecimento sobre este tema, mas também de trabalharmos de forma mais ativa a promoção da saúde mental com a nossa comunidade (alunos, colaboradores, famílias em situação de grande fragilidade, idosos, voluntários).
Este é um tema que é tranversal, independentemente da idade, religião, cultura e da condição social ou económica. É um tema que afeta cada vez mais portugueses. É um tema que precisa de muito mais investimento no nosso país. É um tema que ainda tem um elevado grau de estigma associado. É um tema central nas relações que se constróem nas vidas pessoais, familiares e profissionais.
Tendo o CPE uma intervenção tão vasta, passando por todo o ciclo de vida, tomámos consciência do impacto e da responsabilidade que temos em trabalhar de forma consistente estas questões, quer internamente, bem como, abordá-las publicamente, através da realização das Jornadas da Saúde Mental.
Acreditamos que devemos contribuir para mudar a conversa sobre a saúde mental, para combater o estigma e passar a mensagem de que ter saúde mental é tão FundaMental como estar bem fisicamente. Devemos estar atentos ao sinais e ter estratégias que nos ajudem no dia-a-dia. Devemos procurar apoio, sempre que necessário.
Como diz o nosso Prior, Padre Paulo Malícia, ter saúde mental é “estar bem connosco próprios e estar bem nas nossas relações uns com os outros e, por isso, temos de cuidar de nós e temos de cuidar uns dos outros”. Assim, o projeto FundaMental pretende responder a três grandes objetivos:
- Promover a saúde mental e o bem-estar;
- Divulgar e fortalecer ações preventivas na comunidade;
- Promover um espaço de networking e de debate público.
À semelhança da 1ª edição, em outubro – mês em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental – iremos realizar a grande conferência, destinada à comunidade em geral. No dia 26 de outubro, no auditório Sra. Da Boa Nova, estarão em análise temas como a Saúde Mental e a Espiritualidade, a Saúde Mental e a Parentalidade, com foco no burnout parental e, também, a Saúde Mental e a Idade Ativa, com foco na preparação para a reforma. Nestas sessões participarão especialistas de diferentes áreas, bem como oradores que darão o seu testemunho pessoal sobre estas temáticas, de forma a enriquecer o debate com diferentes perspetivas.
Convidamos todos a participar nesta grande conferência do “FundaMental” através da compra de bilhete por um valor simbólico, que reverterá para este projeto e para a obra social do Centro Paroquial do Estoril.
Para ter mais informações pode consultar a página de Instagram (fundamental.jsm) e o site www.cpestoril.pt/fundamental.
Contamos consigo, contamos com todos.
Mental é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com a Saúde Mental. Resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz e tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um conteúdo editorial completamente independente.
Uma parceria com:
Com a colaboração de: