No próximo congresso a realizar-se nos dias 2 e 3 de Abril em Guimarães vai ser decido não só a liderança, mas também o plano de reanimação do CDS. E para se ser bem-sucedido, não há margem para erros.

O eurodeputado Dr. Nuno Melo, com toda a sua experiência política e conhecimento do funcionamento do partido, bem como todo o prestígio e visibilidade alcançada na sua carreira. Recordo, por exemplo, no combate à corrupção, a forma brilhante com que esteve na primeira comissão de inquérito do BPN e, também, recentemente, o pedido ao parlamento europeu que adotasse um plano de compra de alimentos essenciais equivalente ao plano das vacinas, pedido esse que depois foi seguido pelo primeiro ministro a Bruxelas.

É a última oportunidade do CDS para se reanimar e se reafirmar no panorama político português. A candidatura de Nuno Melo a líder do CDS é um ato de coragem e de grande generosidade.

O Dr. Nuno Melo é o único com capacidade para agregar democratas cristãos, liberais e conservadores. Porque ele próprio representa a ponte entre as três correntes de pensamento que dão respostas no âmbito social e económico. Na sua moção “Tempo de Construir” conseguiu agregar militantes e quadros independentes de grande prestígio profissional, também eles de grande generosidade no seu tempo, em que contribuíram com ideias e pensamentos nos mais variados domínios de intervenção do estado. Aponta caminhos e reformas, pensando o país à boa moda do CDS.

O CDS precisa de um posicionamento moderno tendo presente a sua história e os seus valores. O CDS precisa de afirmar-se na defesa do elevador social pelo mérito. O CDS precisa de dar resposta às ansiedades dos jovens e da classe média que têm pela frente um custo de vida a aumentar semana após semana. O CDS tem de recuperar a defesa das empresas e da agricultura enquanto atividade económica tão importante. O CDS deve valorizar o papel das famílias e aliviá-las na fiscalidade. O CDS deve pensar na sustentabilidade como a valorização do ambiente e responsabilidade para as próximas gerações. Entre tantas outras bandeiras que sei que o Dr. Nuno Melo representa.

Esta é a última oportunidade do CDS e com o Dr. Nuno Melo voltará a ocupar o seu espaço do centro à direita do hemiciclo na Assembleia da República. Esta é a última oportunidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR