717kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexandre Borges

Convidado

Artigos publicados

Partidos e Movimentos

Swipe right, swipe left

A IL é um perfil novo. Moderna, viajada. Tem fotos com amigos de esquerda e de direita, daquela vez em que foi ao Avante e junto ao touro de Wall Street – e a melhor lista de Spotify da direita.
as pequenas coisas

A bela e os monstros

O carisma torna-se um escudo capaz de esconder ou relativizar características que verdadeiramente importem. Como quem diz: “o tipo não presta para nada, mas tem carisma”.
as pequenas coisas

O cão do Galamba

Algumas coisas tenho quase a certeza que até ao cão do Galamba encanitam. O PS quer um aumento do IUC ou é contra o aumento do IUC? Pela nacionalização das caravelas ou pela privatização da TAP?
as pequenas coisas

O fazedor de vazios

António Costa deixa uma economia que se alimenta de duas coisas: turismo e impostos; uma, volátil; a outra, canibal. Sai na semana em que o Presidente do STJ declarou que a corrupção está crescer.
as pequenas coisas

Granada no Cais do Sodré

Pânico. Gritos. Tensão. O terrorismo tinha, enfim, chegado à placidez lusitana. A escalada da tensão internacional finalmente rebentava na margem do Tejo.
as pequenas coisas

A nossa vida sem nós

Numa história alternativa o meu avô Edilberto não morrera em 2003. Estávamos os dois ali, no João Paulo II, cada um puxando pelas suas cores e a trocar provocações sobre os jogadores do outro.
as pequenas coisas

O Hamas e o ah, mas

O Hamas matou à traição centenas de civis, assassinou famílias inteiras, raptou idosos e crianças, e a primeira reacção de meio mundo bem sentado longe de tudo foi dizer “ah, mas Israel”.
as pequenas coisas

O socialismo trans

Costa e Medina não abdicam de continuar a aumentar a carga fiscal, como dois viciados numa coisa qualquer que deve saber muito bem, mas faz muito mal.
as pequenas coisas

O problema do mosquito

António Guterres não é a pessoa mais agradável de ouvir, nunca foi, mas não é pela boca que hoje diz o que diz que ninguém o ouve; é pelos ouvidos que não querem ouvir o que é dito.
as pequenas coisas

Bater na Madeira

Noutro sítio do mundo civilizado, ganhar com mais do dobro dos votos do segundo seria uma cabazada. Continuar a ganhar ao fim de 50 anos, seria histórico. Na Madeira, pelo que percebi, não é assim.
as pequenas coisas

We are entregues à bicharada

Marcelo reduziu um dos mais antigos estados-nação do mundo a uma tasca onde se come, dança o vira e vê a bola. E é com isto que espera contribuir para um povo unido e confiante nas suas capacidades.
as pequenas coisas

Eça e o Estado que nos quer beijar à força

É estranho que o mesmo Estado que tanto gosta de falar em descentralização insista agora em retirar às localidades as relíquias dos seus maiores para as concentrar num aquário na capital.
as pequenas coisas

Apresentação da minha não-candidatura

Como na Covid, isto é assunto altamente contagioso: dias depois do primeiro caso, começam a disparar outros em volta. Há surtos de candidatos, como quem diz: “se ele pode, porque é que eu não posso?”
TAP

Anda comigo enterrar quatro mil milhões

“Anda comigo ver os aviões”, diz uma conhecida cantiga da pop nacional. Poderiam cantá-la em dueto, Costa e Lacerda. “E enterrar quatro mil milhões”. O que é isso entre amigos?
as pequenas coisas

A morte vai passar a ser para sempre

O fim da patética licença de morte temporária só é agora possível porque um pequeno partido da oposição apresentou a proposta – apenas para ser chumbada pelo mesmo PS que, meses depois, a anuncia.
as pequenas coisas

Toda a água debaixo da ponte

Dar nome a pontes ciclopedonais sobre rios com um passado de esgoto, devia, na verdade, contar como pena. Uma nova modalidade de punição e reinserção social alternativa às prisões sobrelotadas.
JMJ 2023

Francisco entre os Avengers

Pensei que não importa se há ou não Deus, se existem ou não super-heróis. Havia um pai a erguer em braços aquela cadeira de rodas do Capitão América que tinha, claramente, força sobre-humana.
as pequenas coisas

A liberdade debaixo do tapete

“Isto nem é como a Web Summit, que traz turistas rentáveis”. Admito que é fascinante ver um líder de opinião de esquerda defender que só devemos receber turistas ricos.
Cultura

Barbie e a bomba atómica

Tudo desapareceu na dita nuvem cor-de-rosa, onde J. Robert Oppenheimer é só mais um boneco ao lado de Ken, e a possibilidade da bomba H um novo acessório para a casa da Barbie.
as pequenas coisas

O Estado sem noção

Afinal, são os idosos que votam e não os jovens que podiam estar revoltados por não terem lugar no seu próprio país. Esses, por definição, já cá não estão. Já não votam.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.