904kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexandre Mota

Convidado

Artigos publicados

Oficina da Liberdade

Todos pagamos impostos?

Existe uma tendência inelutável para chamar «bem comum» às efabulações ou empolamentos intencionais ou a situações de preferências individuais em que seria desejável uma solução de mercado.
Oficina da Liberdade

A penosa decisão do Zé

A abstenção consciente é a afirmação de que são todos demasiado maus. Esta não deixa de ser uma opção difícil pois pode beneficiar o PS.
Oficina da Liberdade

Por aqui, a Liberdade não avança

A Direita vergonhosa e cobardemente evita posicionar-se sobre o fenómeno Milei e refugia-se em epítetos difamatórios que ilustram a sua néscia preguiça intelectual e o seu oportunismo táctico.
Oficina da Liberdade

Cultura Woke

As boas empresas contribuem para a sociedade tendo em linha de conta todos os grupos de interesse em jogo, embora em nome de um objetivo último: o lucro.
Oficina da Liberdade

Ajo como se Ele existisse

Muitos saltaram do fascínio do existencialismo e da sua vingança para com Deus Cristão diretamente para experiências esotéricas ao estilo panteísta que não passam de subterfúgios fraudulentos.
Oficina da Liberdade

A Iniciativa Liberal é um mal menor?

Num caminho para a vacuidade ideológica em benefício do pragmatismo da expansão eleitoral, a demissão de Cotrim de Figueiredo poderia ser uma oportunidade para um realinhamento da estratégia.
Oficina da Liberdade

Inflação – o que fazer? 

A primeira consequência da inflação é o incentivo a um ambiente social corrompido e imoral em que os mais sérios e produtivos de todos os escalões de rendimentos são sistematicamente prejudicados.
Oficina da Liberdade

ESG – Embuste, Sedução e Golpe. Parte I

Dentro da hidra monstruosa que é a praga woke, o movimento ESG apresenta-se como um dos seus braços financeiros.
Oficina da Liberdade

Anita e os impostos

Anita estava em estado de choque. Pela primeira vez sentia o longo braço do fisco, ameaçador, sufocante, omnipresente. Ao fundo, na TV, falava o secretário de estado dos assuntos fiscais.
Oficina da Liberdade

Em defesa da desigualdade

A democracia tem vindo a transformar-se na ditadura da maioria, resultado de uma barganha de votos por benefícios para grupos particulares em detrimento dos direitos de outros indivíduos ou grupos.
Oficina da Liberdade

Quem são os verdadeiros chalupas?

Para os prosélitos da narrativa oficial, o mais incomodativo no processo de persuasão das massas não é o chalupa que nega o vírus, mas os malditos cépticos que fazem perguntas e sugerem alternativas.
Oficina da Liberdade

Conflito de interesses

Os conflitos de interesses dos decisores e da maioria da imprensa aceleraram o processo democrático de captura da liberdade.
Oficina da Liberdade

O Estado a Que Chegamos

Somos livres de dizer e de escrever o que bem entendemos. Devemos isso ao 25 de Abril? Sim. O resto é o 25 de Abril que nos deve a nós. Deve-nos a Liberdade.
Oficina da Liberdade

Um tiro no pé

Este é um manifesto opinativo com uma linguagem penosamente descuidada e impregnada de lero-lero, que visa uma centralização política supostamente asséptica, mas enviesada.
Oficina da Liberdade

O Admirável Mundo Novo em 2020

A administração tributária tem poderes totalitários sobre os contribuintes, como, por exemplo, a inversão do ónus da prova em matéria fiscal. Estes poderes têm de ser abolidos num Estado de Direito.
Oficina da Liberdade

A alternativa proscrita ao vírus socialista

A alternativa proscrita ao vírus do socialismo, do intervencionismo, dos lobbies, esbarra nos interesses da imensa clientela do Estado e na tradição de mendicidade que ensombra o destino da Nação.
Oficina da Liberdade

Enviesamentos na Covid-19

O enviesamento leva os decisores a valorizarem mais as perdas do que os potenciais ganhos. Nesta crise, devido a enviesamentos cognitivos e emocionais, a batalha é contra a Covid-19 custe o que custar
Oficina da Liberdade

Páre, isto é um assalto!

O inferno fiscal assume formas cada vez mais totalitárias e indignas num estado de direito. Novos e velhos actores políticos têm aqui terreno fértil para hastearem a bandeira dos pagadores de impostos

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.