377kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

António Nogueira Leite

Convidado

Artigos publicados

Euro

Nós e o euro: 20 anos de desafios e procrastinação

Os nossos erros internos não surgiram inesperadamente. São, aliás, um bom exemplo de como más políticas se perpetuam, mesmo quando a praxis demonstra a relevância dos custos que comportam.
Crescimento Económico

A nuvem por Juno

O fenómeno com que nos debatemos não é uma idiossincrasia portuguesa, sendo vários os exemplos dos países que, após o salto inicial em direção ao desenvolvimento, estagnam num nível intermédio.
Crescimento Económico

Falemos do que fazer para crescer

Temo-nos esquecido de discutir como garantir um país viável e próspero, condição essencial da nossa liberdade colectiva e condição sine qua non para poder fazer escolhas no futuro.
Salário Mínimo Nacional

Fazer de conta

A ideia com que naturalmente se fica, considerando os apoios às empresas prometidos pelo Governo, é que não estamos num quadro em que o aumento do salário mínimo não produzisse maior desemprego.
Crescimento Económico

Nivelar por baixo

O ponto de partida para a recuperação que permita pagar salários acima do mínimo não é famoso. A economia continua muito envidada e a atração de capital implica entrar em competição com vários países.
Inflação

O imposto dos pobres vem aí?

Caso se convençam que há mesmo inflação deverá haver resistência em adequar a política monetária, pelas dificuldades que uma subida das taxas directoras infligiria a Espanha ou Itália. Ou Portugal.
Política

A volta do “Monstro”

António Costa será tentado a seguir a máxima criatividade na aplicação do principio de Tommaso di Lampedusa, de muito parecer mudar para tudo manter (quase) na mesma. Desta vez parece não bastar.
Orçamento do Estado

O défice diz-me pouco

A nossa quadratura do círculo, pelo menos seguindo as políticas do costume, não será resolvida neste mês de Outubro. Mas é muito mau sinal se nem sequer servir de base à actual mercearia política.
Mar

Portugal e os recursos da Economia do Mar

Portugal não se pode dar ao luxo de enjeitar as oportunidades que tem. Caso contrário, o nosso discurso sobre o potencial do mar português, passará a ser visto como isso mesmo, um discurso.
A página está a demorar muito tempo.