266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Nuno Pires

Convidado

Artigos publicados

25 de Abril

Recordações de Abril

Fica na memória o passado, saboreando o presente, lutando por um país onde a justiça impere, o mérito se reconheça e a verdadeira democracia aconteça.
Pandemia

A Páscoa da incerteza

124
Nesta Páscoa marcada pela incerteza, receio, amargura da alma, tristeza no coração, sem as tradicionais vivências familiares, não devemos esquecer o verdadeiro significado desta celebração cristã.
Sociedade

Agricultura… de fim-de-semana

Também a designada agricultura de fim-de-semana contribui para evitar o crescimento desordenado de matas, o abandono das terras, a desertificação humana do território rural.
Sociedade

A torna-jeira

Sem estes contactos humanos significativos, porque cheios de empenho e encanto, a vida nas nossas aldeias, onde a desertificação é mais acentuada, seria muito mais monótona, árida e vazia de sentido.
Política

Quintas e Feitores

Numa sociedade democrática ativa, desenvolvida e humanamente guiada, importa que alguns dirigentes deixem de se comportar como “feitores” e se afirmem como saudáveis gestores e prestigiados “senhores"
Coronavírus

Arejamento penitenciário

Que este tempo de pandemia possa promover também uma reflexão sobre o funcionamento do sistema prisional, bem como a oportunidade de se proceder a uma avaliação do Código da Execução das Penas.
Ministério da Agricultura

E a agricultura, senhora ministra?

157
Tal como a saúde sofreu um “golpe” tão inesperado quanto indesejado, também no que toca à alimentação e ao fornecimento de produtos de primeira necessidade pode vir a ocorrer uma situação de rotura.
Alimentação

Valorizar o Pão!...

Os agricultores devem ser referências a ter em conta, não só pela labuta produtiva, mas também pela inegável contribuição para sustentabilidade ambiental.
Crónica

A solidão das rãs 

Nos últimos anos, quando me sento na minha varanda rural olhando para a ribeira e a ponte, ouvindo o coaxar das rãs, fico com a ideia que naquele ambiente já falta vida, falta alegria, falta companhia
Comportamento

A memória curta!...

109
É muito mais fácil percebermos manifestações ingratas de memória curta do que ver alguém reconhecido a agradecer pelas oportunidades que lhe proporcionaram alegrias e bem-estar na vida.
Bragança

Bragança tem gente culta e fica aqui

249
“Bragança fica longe de Lisboa, é certo, mas também Lisboa de Bragança. Porém, estamos mais perto de Madrid, Paris, Salamanca, Barcelona e do resto da Europa”
Jogos

Tradicionais (já) pouco populares

É importante criar espaços urbanos específicos onde crianças, jovens e adultos possam levar por diante a prática regular dos jogos do tempo dos avós e dos pais, do fito à relha, ao calhau, à bilharda
Páscoa

Quaresma introspetiva!...

A celebração da Páscoa deve ser potenciadora de uma renovação que marque, dure e perdure, baseada na humildade sem subserviência, na voluntariedade com coerência e na urbanidade sem formalidade.
Futebol

A mediatização da bola

Compreendo que o desporto em geral e o futebol em particular deverão ser objeto de atenção e mediatismo, mas na justa medida. Haja moralidade e justiça ao nível das prioridades na mediatização!...
Liberdade de Expressão

A “iliteracia” dos iluminados...

160
Existem pessoas que antes de lerem um texto, artigo de opinião, se dão ao luxo de fazerem considerações depreciativas e extraírem conclusões precipitadas, mesmo só olhando, simplesmente, para o título
A página está a demorar muito tempo.