Alexandre Patrício Gouveia

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2019

A análise sociológica dos eleitores

148
O PS teve o voto dos portugueses com menor instrução e mais velhos. O BE e sobretudo o PSD tiveram o voto dos eleitores mais jovens e com maior nível de escolaridade. A política actual não tem futuro.
Eleições Legislativas

Geringonça só nos dará crescimento económico baixo

878
Estarmos a crescer pouco não resulta do abrandamento do crescimento económico internacional, mas da política económica errada da coligação de esquerda. Não é uma situação a que estejamos condenados.
Eleições Legislativas

O ataque dos partidos de esquerda à poupança

136
Para o PCP e o BE as pessoas que mais possibilidades têm de poupar são fortemente penalizadas no seu património e no rendimento das suas poupanças. Inevitavelmente a poupança irá diminuir ainda mais.
Lei Eleitoral

Uma reforma à mão de semear… e já pronta a colher

239
Não é tempo de mais conversa, mas de resposta. Não é tempo de divagações, mas de soluções. Os cidadãos querem poder eleger o seu deputado. Os cidadãos querem uma democracia de qualidade.
Obituário

O meu amigo Augusto Cid

624
Sem Augusto Cid Camarate teria, para sempre, sido descrito como mero acidente, e os portugueses teriam vivido com uma mentira relativamente à morte do seu primeiro-ministro e do seu ministro da Defesa
Orçamento do Estado

O PS não consegue aprender com os erros cometidos

243
Em Portugal, os impostos directos, indirectos e descontos para a segurança social têm subido sempre e representam hoje 48% do que os portugueses ganham. É uma situação sem justificação económica.
Maioria de Esquerda

Alterações à legislação laboral

As alterações legislativas visam aumentar a rigidez no mercado de trabalho, pelo que vão no sentido contrário ao que estão a fazer com sucesso todos os países europeus, sobretudo os mais desenvolvidos
Orçamento do Estado

O Orçamento não promove uma economia de sucesso

132
Se o objectivo fosse promover o crescimento e a produção nacional, ter-se-iam introduzido reformas (administração pública, segurança social) que tornariam mais racional e eficiente a despesa pública.
Plano Nacional de Reformas

Sem reformas, teremos sempre crescimento reduzido

147
O Plano Nacional de Reformas não apresenta propostas importantes, mas só através de reformas que, embora enfrentem direitos excessivos de certos grupos, se pode beneficiar o conjunto dos portugueses.
Orçamento do Estado

É urgente promover o crescimento económico

384
Se temos tido taxas de crescimento reduzidas a culpa não é da Zona Euro, mas sim de políticas económicas erradas, mais interessadas em benefícios eleitorais do que no aumento da produção nacional.
Família

O meu irmão António

283
Quando temos a sorte de ter um irmão com boas qualidades humanas, todos nós nos lembramos de conceitos ou de atitudes que nos transmitiu e que servem como referências importantes.
Sistema Financeiro

O controle da banca em Portugal

117
Não temos de aceitar todas as opiniões das autoridades europeias. Qualquer outro país do euro lutaria de forma firme para impedir que 80% do seu sector bancário pertencesse a um único país estrangeiro
Legislativas 2015

Uma estratégia para os próximos 4 anos

268
Estas divergências entre os dois programas explicam, em boa medida, a dificuldade que existirá na construção de uma coligação de Governo, pós eleitoral, entre o PS e a coligação PSD/PP.
A página está a demorar muito tempo.