568kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexandre Patrício Gouveia

Convidado

Artigos publicados

Crescimento Económico

Assim nunca haverá aumento do nível de vida

Porque será que o actual Governo se recusa sequer a tentar reduzir despesas públicas inúteis, tornando possível um maior nível de investimento e consequentemente um maior crescimento económico?
Educação

Querem uma Educação totalitária

Gostaríamos de recordar ao MP que o 25 de abril se fez para que fossem respeitadas as liberdades individuais, e para nos libertarmos de um regime totalitário onde imperava o princípio da verdade única
Crescimento Económico

Não temos uma política de crescimento económico 

O investimento em Portugal é 15% inferior à média dos países europeus e 30% inferior a países como a Irlanda, República Checa, Hungria ou Estónia, pois temos condições hostis ao investimento privado.
Legislativas 2022

O que está em causa nas próximas eleições

Sem a alteração da política económica Portugal continuará a ter um crescimento medíocre, e caminhará para ser o país mais pobre da Europa – e este Governo PS já afirmou que esta política é para manter
Política Económica

Estamos num impasse político e económico

Vamos tornar-nos, em poucos anos, o mais pobre dos 27 países da UE. Esta evolução resulta de uma política económica errada de ataque ao investimento privado e não do menor mérito dos portugueses.
Crescimento Económico

Programa de Recuperação ou de Empobrecimento?

Este é um programa destinado a agradar no curto prazo ao eleitorado, mas não é certamente um programa destinado a promover o crescimento económico. Não é portanto um programa de recuperação económica.
Presidenciais 2021

O melhor candidato nas eleições presidenciais

Para fazer face a uma política económica socialista de empobrecimento, é fundamental que Marcelo Rebelo de Sousa possa ser eleito à primeira volta.
Política

O que sucederia se Sá Carneiro não tivesse morrido

Se Sá Carneiro tivesse ficado na vida política Portugal não estaria certamente a ser ultrapassado, em PIB/capita, por quase todos os países europeus, e os portugueses teriam mais altos níveis de vida.
Escolas

Estado insiste em impor uma ideologia aos jovens

É extraordinário como uma certa esquerda, que se autodeclara defensora ímpar da liberdade (e contrária a todo o tipo de opressões), esteja na prática a restringir liberdades das mais básicas.
Energia

O projecto do hidrogénio, um projecto absurdo

Este projecto não só não é rentável, como não é necessário. A sua implementação só condenaria os portugueses a um fraco crescimento económico e a baixos salários. Por muitas décadas.
Salário Mínimo Nacional

O aumento dos salários em Portugal

Em 2023 o rácio entre o salário mínimo e o salário médio deverá ser de 75%, de longe o mais elevado da OCDE, enquanto que nos países da Europa de Leste este rácio é de apenas de 40% ou 50%.
Legislativas 2019

A análise sociológica dos eleitores

O PS teve o voto dos portugueses com menor instrução e mais velhos. O BE e sobretudo o PSD tiveram o voto dos eleitores mais jovens e com maior nível de escolaridade. A política actual não tem futuro.
Eleições Legislativas

Geringonça só nos dará crescimento económico baixo

Estarmos a crescer pouco não resulta do abrandamento do crescimento económico internacional, mas da política económica errada da coligação de esquerda. Não é uma situação a que estejamos condenados.
Eleições Legislativas

O ataque dos partidos de esquerda à poupança

Para o PCP e o BE as pessoas que mais possibilidades têm de poupar são fortemente penalizadas no seu património e no rendimento das suas poupanças. Inevitavelmente a poupança irá diminuir ainda mais.
Lei Eleitoral

Uma reforma à mão de semear… e já pronta a colher

Não é tempo de mais conversa, mas de resposta. Não é tempo de divagações, mas de soluções. Os cidadãos querem poder eleger o seu deputado. Os cidadãos querem uma democracia de qualidade.
Obituário

O meu amigo Augusto Cid

Sem Augusto Cid Camarate teria, para sempre, sido descrito como mero acidente, e os portugueses teriam vivido com uma mentira relativamente à morte do seu primeiro-ministro e do seu ministro da Defesa
Orçamento do Estado

O PS não consegue aprender com os erros cometidos

Em Portugal, os impostos directos, indirectos e descontos para a segurança social têm subido sempre e representam hoje 48% do que os portugueses ganham. É uma situação sem justificação económica.
Maioria de Esquerda

Alterações à legislação laboral

As alterações legislativas visam aumentar a rigidez no mercado de trabalho, pelo que vão no sentido contrário ao que estão a fazer com sucesso todos os países europeus, sobretudo os mais desenvolvidos
Orçamento do Estado

O Orçamento não promove uma economia de sucesso

Se o objectivo fosse promover o crescimento e a produção nacional, ter-se-iam introduzido reformas (administração pública, segurança social) que tornariam mais racional e eficiente a despesa pública.
Plano Nacional de Reformas

Sem reformas, teremos sempre crescimento reduzido

O Plano Nacional de Reformas não apresenta propostas importantes, mas só através de reformas que, embora enfrentem direitos excessivos de certos grupos, se pode beneficiar o conjunto dos portugueses.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.