589kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Diogo Barbosa

Convidado

Artigos publicados

café europa

Pode a Europa combater para sempre?

Um impasse prolongado não ajudaria Biden em campanha eleitoral, mas justificar um reforço do investimento poderia ser ainda mais difícil daqui a uns meses.
café europa

E se a União Europeia for melhor do que parece?

Tornou-se verdadeiramente difícil acreditar em boas notícias no futuro da Europa. Instalou-se um pessimismo de raízes profundas, notável mesmo quando o bloco conseguia alguns progressos.
café europa

Num mundo de blocos, a Europa foi uma má peça

Se o mundo se desglobaliza, o que sobra para o modelo de UE? Num mundo de blocos em conflito, apostar que a Europa pode continuar a organizar-se como o mais disfuncional de todos é pedir para perder.
café europa

A União Europeia na China

Numa altura em que não é clara a posição europeia – ou a sua existência – sobre a China, Charles Michel tem oportunidade de encarnar o concerto desafinado e produzir um momento politicamente relevante
café europa

Meloni, um lugar na História

Se Meloni abandonar o governo daqui a um ano, nem o feminismo nem o Twitter vão recordar o seu nome; se, improvavelmente, a vitória não tiver sido efémera merecerá mais do que uma nota de rodapé.
café europa

Truss, a última liberal

Truss percebeu numa semana como os mercados e os bancos centrais podem condenar um governo; ainda não é demasiado tarde para que o resto da Europa, mesmo sem cortar impostos, aprenda a lição britânica
café europa

O Radicalismo de Truss e Meloni

É sempre difícil julgar o extremismo a priori, mas a história da última década mostra como um radical no discurso não é o mesmo radical no governo.
café europa

Depois de Boris

A economia deixou de permitir ilusões. Boris Johnson parecia o líder certo para fazer avançar o Brexit e responder à guerra na Ucrânia, mas já não para lidar com a inflação ou uma pandemia.
café europa

Em França, um Presidente sem uma maioria

Macron tem uma visão para a presidência mas não tem uma ideia de governo. O reformismo que definia o macronismo original revelou-se uma questão de tom, não de política.
café europa

O Círculo de Amigos do Presidente Macron

Convencer os países africanos a aliar-se à Europa implicaria aproveitar laços históricos e culturais, tirando vantagem da proximidade geográfica e complementaridade económica.
café europa

Se Macron parece, é porque o é

Ninguém terá sido beneficiado com as vantagens e desvantagens do sistema francês a duas voltas como Emmanuel Macron, personificação do mal menor.
café europa

Haverá uma lição em tudo isto?

O pragmatismo verde até pode ser um limite à viragem à esquerda que parecia inevitável para a União Europeia. Afinal, sempre pode dizer-se que no governo a realidade continua a sobrepor-se ao dogma.
Guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia também foi um falhanço europeu

É uma UE irreconhecível, mas é cedo para dizer que é melhor. O caminho original estava errado, mas a decisão de o trocar por um dogmatismo de sentido contrário mostra que se aprendeu a lição errada.
café europa

A maioria absoluta de Ursula von der Leyen

Com quase 120 deputados, António Costa pode fazer quase tudo na Assembleia da República mas terá exatamente o mesmo poder da próxima vez que se sentar com Olaf Scholz, Mario Draghi ou Emmanuel Macron.
café europa

A União Europeia tem um problema de bandeiras 

As últimas duas décadas criaram derrotados da integração europeia, Estados-Membros para os quais a ideia de convergência económica se tornou irrealista.
café europa

Olaf Scholz, o futuro da esquerda europeia

Para Olaf Scholz o risco mais evidente é o da transformação em François Hollande, também ele um moderado improvavelmente eleito, promovido a “esperança” da esquerda europeia e rapidamente derrotado.
café europa

A República que não marcha

A má sorte dos Republicanos franceses é um destino particular na política europeia, com um grande partido a escapar à extinção tornando-se mais pequeno e relativamente secundário na vida nacional.
café europa

O primado da política

Sem adversários, as instituições de Bruxelas acabam por mirrar sob o peso da sua complexidade. Por outro lado, sempre que encontram um alvo a força da burocracia revela-se um instrumento temível.
café europa

A Europa está condenada à divisão?

Ouviremos falar do sucesso dos fundos, da ambição ecológica e regulatória. Nada disso importará para os jovens insatisfeitos, os remediados do Sul e os desconfiados do Leste.
café europa

Depois de Cabul

Ainda que a evolução no Afeganistão não venha a provocar tensão nas fronteiras europeias, há contas por acertar com os EUA. A União Europeia foi demasiado intensa e precipitada no abraço a Joe Biden.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.