253kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

João Diogo Barbosa

Convidado

Artigos publicados

café europa

O caso do sofá /premium

A aventura de uma Comissão Europeia que participa sozinha na política internacional não funcionou e prejudicou a imagem de competência da União.
café europa

A onda verde que nos pode engolir /premium

Em vez da cura, 2021 trouxe uma profunda fadiga pandémica, com governos que parecem mais incapazes do que nunca. E em nenhum lugar essa dinâmica se tem sentido com maior surpresa do que na Alemanha.
café europa

Do que Bruxelas não nos salvou /premium

A Comissão Europeia falhou este ano, o que nos prolonga o sofrimento quando os nossos amigos americanos e britânicos já pensam no futuro.
café europa

A Comissão Europeia falhou  /premium

O conflito com a AstraZeneca faz-nos suspeitar da estratégia seguida. Tentar impor uma fronteira na Irlanda ficará como o grande exemplo das consequências desse desnorte.
café europa

A Europa que se perdeu /premium

A pergunta fundamental da Europa volta a aparecer: é na entropia de Berlim ou no kitsch de Bruxelas que se resolve a questão da identidade?
café europa

O Estado de Direito é condição /premium

Os fundos europeus não são cheques chorudos entregues por um parente ausente e caridoso: têm destino, obedecem a prioridades políticas e a sua execução é escrutinada.
café europa

As derrotas do idadismo estrutural  /premium

Numa altura em que o idadismo como discriminação dos mais velhos consome parte do discurso público europeu, a América mostra a debilidade de uma realidade oposta: a gerontocracia.
café europa

A potência reacionária nas eleições americanas /premium

A Europa faz bem em preferir Joe Biden, mesmo que timidamente, mas não pode continuar convencida de que conseguirá parar o mundo em 1992.
café europa

O estado da União /premium

Tudo somado, o primeiro discurso da presidente von der Leyen sobre o estado da União não foi memorável e é extremamente improvável que alguma parte dele sobreviva.
café europa

Um canto do cisne alemão /premium

As eleições na Alemanha serão interessantes. Contrariando a narrativa instalada, talvez a esquerda europeia ainda seja capaz de se mexer, mas só o possa fazer para um sítio distante da realidade.
café europa

Portugal: do Leste ou do Mediterrâneo? /premium

Ficou evidente a incapacidade para executar uma política europeia que não seja exclusivamente dependente dos dois objetivos comezinhos e habituais: mais cargos e mais dinheiro.
café europa

O debate europeu /premium

Ao velho consenso, que tenta perceber como pode sobreviver a estes tempos de chumbo, importará compreender que o posicionamento político não se esgota na dicotomia entre europeístas e soberanistas.
café europa

A posição de von der Leyen /premium

Ao anunciar €750 mil milhões depois de a entente franco-alemã ter sugerido €500 mil milhões, fica evidente que a disputa não é pelo poder em si, mas pela perceção de que ele existe na Comissão.
Legislativas 2019

Um governo cansado e uma oposição perdida

130
O PS apresenta-se com as mãos limpas de princípios inegociáveis, um quadro em branco perfeito para acomodar as linhas vermelhas anunciadas na noite eleitoral. Sendo assim, o PS vai governar para quê?
União Europeia

Uma campanha de 5 anos

114
A verdade é que uma comunidade de cidadãos europeus devia ter antecedido as instituições que hoje nos governam, mas o desafio passa por criá-la e com capacidade de escrutinar o que se faz em Bruxelas.
NATO

Os 70 anos da NATO, vistos da Europa


Não só o “exército europeu” se tornou um dos temas essenciais para o futuro, como foi possível, pela primeira vez, a aprovação de um Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa
A página está a demorar muito tempo.