266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Carlos M. Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Oficina da Liberdade

À sombra da morte

119
Esperava-se que a liberdade de expressão estivesse mais consolidada em sociedades que se dizem abertas. Não está. E a imprensa não é uma vítima da conjuntura: é algoz.
Oficina da Liberdade

Mãos Sujas

738
Os cientistas julgam-se isentos de prestar contas à sociedade. Para um cientista sem formação humana, não há homens, há apenas cobaias, sujeitas a um método desprovido da modéstia e incerteza.
Oficina da Liberdade

Desobediência

587
As leis devem ser justas e não podem, em caso algum, corromper o espaço privado ou violar a lei divina. Em face da disputa entre o particular e o público, o cidadão justo elege o particular.
Oficina da Liberdade

Evolução e eugenia das ideias

142
Os vigilantes da correcção política e instigadores dos "cancelamentos" são os eugenistas da mente, os racistas das ideias.
Oficina da Liberdade

Os cúmplices também morrem

488
A denúncia é uma peça importantíssima nas engrenagens fascista e comunista. A viabilidade de um regime iliberal aumenta com a cumplicidade silenciosa de uma parcela expressiva da população.
Oficina da Liberdade

O teatro dos ignorantes

160
Leonore aponta-lhe uma arma. O povo celebra a liberdade, mas é o acto individual de Leonore que permite a ascensão de uma ordem mais justa.
Oficina da Liberdade

O cancelamento da cultura ocidental

587
Nesta época obscurantista, só importa averiguar as preferências eróticas de Thomas Mann, se Wagner foi um protonazi, em que medida os autores consagrados pelo tempo cumprem os requisitos progressistas
Oficina da Liberdade

Ratos

1895
Os negacionistas do processo de repressão em curso contrapõem com a diminuta dimensão de cada medida. Esquecem que numa defesa do direito à saúde, nada justifica a censura, a intimidação e manipulação
Oficina da Liberdade

Esta época não científica

241
A incompatibilidade entre Ciência e Estado é estrutural. A Ciência progride através de tentativas e erros; o Estado é intransigente com o erro e a incerteza. O Estado é o pior inimigo da Ciência.
Oficina da Liberdade

O medo e a suspensão voluntária da liberdade

502
Basta hoje um sobressalto, uma incerteza ocasional para desencadear um processo imparável de submissão voluntária. O sacrifício da privacidade no altar da segurança é iminente, se é que não ocorreu já
Oficina da Liberdade

Medo viral

247
A história de um grupo de homens assustados, desesperados e manipulados que cedem ao domínio do medo e, sem informação suficiente para uma decisão criteriosa, descem aos abismos morais da consciência
Oficina da Liberdade

Medeia: do mito ao metoo

479
O feminismo alimenta-se do ressentimento, o motor do totalitarismo. Tenta influenciar a sociedade e as estruturas de poder para promover uma agenda que prega a igualdade mas conduz ao seu contrário.
Oficina da Liberdade

A geração mais ridícula de sempre

6596
Os filhos chegam a ser usados como cavalos de Tróia do progressismo que tomou conta do ensino: são enviados para casa com a missão de vigiar e evangelizar os pais que não reciclam ou não comem quinoa.
A página está a demorar muito tempo.