350kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Gonçalo Leite Velho

Convidado

Artigos publicados

Ensino Superior

Já vimos de tudo nesta pandemia

Um ministro não pode atirar tudo para o Ensino Superior e dizer "resolvam-se", como se fosse um irresponsável. Cabe-lhe garantir uma rede de testagem e vacinação que não é o "salve-se quem puder”.
Universidades

Chegou aquela época do ano: que curso escolher?

Encontrem e escolham a instituição que vocês sintam como vossa. Aquela que é a chave para desenvolveram a vossa vocação, a que será a rampa de lançamento para o vosso futuro.
Universidades

Filantropia e ortodoxia

Que em Portugal a importação da filantropia universitária tenha começado por limitar a razão de ser da própria universidade, é um fenómeno que só demonstra os nossos problemas.
Ensino Superior

Sair do medo

Não temos uma rede de Ensino Superior. Temos cada vez mais feudos, receosos de perder um pequeno poder, embrião de ideias tão alucinadas como substituir todo o ensino presencial por ensino à distância
Ensino Superior

Capacidade de resposta e visão

Devemos ter orgulho na resposta positiva e imediata, a vários níveis, que os docentes e investigadores deram a esta crise do surto de COVID-19.
Sindicatos

Sindicalismo e liberdade

Tem-se tornado notória a relação direta entre períodos de maior intervenção coletiva organizada de profissionais de algum setor e a caricatura da acção sindical associada no epitoma “os sindicalistas”
Ciência

Carreiras e micro-ondas

A verdade é que quem tem qualidade mantém todas as reservas sobre o rumo da política de Ciência em Portugal. É que o clientelismo e o nepotismo são apenas parte de um sistema mal desenhado.
caderno de apontamentos

Liberdade, autonomia, Ensino Superior (e Ciência)

No Ensino Superior e Ciência, acusações de endogamia e concursos viciados caminham em paralelo com fenómenos de desvalorização e precarização. Pagam os nossos mais qualificados e o país como um todo.
A página está a demorar muito tempo.