681kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Helena Matos

Colunista

Nasci a 4 de Junho de 1961. Licenciei-me em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa. Comecei por ser professora de Latim e Português no ensino secundário. Em seguida fui jornalista. Desde 2000 faço pesquisa para séries de televisão e programas de rádio. Escrevi Salazar, A construção do mito (Temas e Debates); Salazar, A propaganda (Temas e Debates) Os filhos do Zip Zip - Portugal na primavera marcelista (Esfera dos Livros) e em co-autoria com José Manuel Fernandes, Este país não é para jovens (Esfera dos Livros). O Público, Tvi24, Diário Económico e agora o Observador são alguns dos meios em que tenho colaborado em espaços de opinião.

Artigos publicados

Imigração Ilegal

E se fosse em Porto Santo?

Aconteceu o que nunca ia acontecer: em 48 horas um município europeu viu a sua população duplicar. Aos seis mil residentes juntaram-se sete mil imigrantes. Foi em Lampedusa. E se fosse em Porto Santo?
PCP

A operação imobiliária especial do PCP

O PCP demoliu uma referência da arquitectura portuguesa, para no mesmo local construir um edifício de sete pisos. Não é um atentado ao património. É sim a operação imobiliária especial do PCP.
Portagens

O travão, nova alavanca do socialismo

Das rendas de casa ao preço das cebolas, passando pela fuga de cérebros, tudo deve ser travado enquanto, e não por coincidência, se acelera a caminho do social-assistencialismo.
Crimes Sexuais

Os juízes deviam falar com os bispos

Em França a violação e empalamento de uma mulher por um agressor já conhecido das autoridades mas que se mantinha em liberdade coloca a questão: poderão um dia os juízes vir a ser acusados de inacção?
Presidente Marcelo

Verão azul. Acinzentado.

Aos vendedores de bolas de berlim e gelados – figuras obrigatórias dos nossos areais – juntou-se agora um homem vestido de azul que na praia fala sobre o país. Diz-se presidente da República.
Bombeiros

Com a cabeça no cepo

Rui Gonçalves. Tiago Oliveira. Fernando Araújo. Três homens de reconhecida competência nomeados pelo PS para cargos importantes. O primeiro foi demitido. O segundo pode vir a ser. O terceiro vai aguentar?
JMJ 2023

Claramente demonstrado

A JMJ veio provar que a fé não é vivida em todo o mundo do mesmo modo. E também que se o governo não fosse de esquerda estes dias teriam sido marcados por uma muito maior tensão política.
Extrema Esquerda

A grande mistificação

Nem os independentistas catalães querem um referendo, nem o PP perdeu por não se ter afastado do VOX, nem as lições a tirar em Portugal são as que se dizem. O problema é outro. Chama-se derrotismo.
António Costa

Não tenho nada a ver com isto, só vim ver a bola 

Não me lembro de um PM que marque tantas vezes presença nos estádios. Mas não só. Também não me lembro de um PM que use tanto o futebol para mostrar a sua arrogância perante as instituições.
Ativismo

Os beatos do planeta e o beato dos apocalipses

Vivemos em plena cruzada pagã. “Salvar o planeta” tornou-se a password para controlar as vidas dos outros, impor o estatismo e, em Portugal, levar Guterres, o beato dos apocalipses, a Belém.
Pedro Nuno Santos

E o PS está preparado?

Pedro Nuno Santos quer levar o PS para a esquerda não apenas por táctica mas também por convicção. O seu modelo não é somente o socialismo enquanto sistema de redistribuição mas também de produção.
António Costa

Um dia para Portugal esquecer

Depois do que aconteceu este ano nas celebrações do Dia de Portugal só nos resta exigir a Costa e Marcelo que doravante celebrem o 10 de Junho fora. De preferência longe, muito longe.
Governo

A comissão de finalistas

Um ministro chamar o SIS para intimidar alguém seria grave se Portugal tivesse um Governo. Não é o acaso. Não temos Governo. Estamos nas mão duma comissão de finalistas. De ciclo político, obviamente.
DGS

O bailarico passou a risco sanitário

O SNS desfaz-se mas a DGS impõe-nos a uma ditadura administrativa em nome da saúde: qualquer ajuntamento com mil pessoas é tratado como um risco sanitário.
PS

Para mais tarde recordar

O político: Cavaco Silva. O transeunte: Marcelo Rebelo de Sousa. O deslocalizado: António Costa. O amigo: Pedro Nuno Santos A minha chefe de gabinete: Eugénia Correia.
Socialismo

A religião de Abril

Aprovar a eutanásia é cumprir Abril. Taxar lucros extraordinários é cumprir Abril. Tudo e o seu contrário pode ser cumprir Abril, assim o digam os sacerdotes da Igreja Abril de Todos os Dias. Amém.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo, o homem político mais só de Portugal

Não havia semana em que, qual criança traquinas diante dum castelo de cartas, Marcelo não viesse lembrar que tinha o poder de deitar tudo abaixo. Ora ninguém deve ameaçar com algo que tem medo de usar
João Galamba

Costa e Marcelo, liguem à Eugénia. Imediatamente

Antecipar as eleições seria não só a forma de livrar Marcelo e Costa do confronto com o monstro que criaram como oferecer-lhes uma segura fuga em frente. Se não acreditam em mim liguem à Eugénia.
Governo

Habituámo-nos

O caso do aeroporto. O caso do Hospital Militar. O caso do adjunto e do pavilhão fantasma. O caso do assessor. Não é uma colecção de crime e mistério. É o dia a dia a que nos habituámos.
PS

E quando se demarca o PS do Chega?

Neste momento, em que tudo aquilo que depende do Governo parece desmoronar-se, a aposta na insuflação do Chega e a sua colocação no centro da discussão política tornou-se a táctica infalível do PS.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.