Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Helena Matos

Colunista

Nasci a 4 de Junho de 1961. Licenciei-me em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa. Comecei por ser professora de Latim e Português no ensino secundário. Em seguida fui jornalista. Desde 2000 faço pesquisa para séries de televisão e programas de rádio. Escrevi Salazar, A construção do mito (Temas e Debates); Salazar, A propaganda (Temas e Debates) Os filhos do Zip Zip - Portugal na primavera marcelista (Esfera dos Livros) e em co-autoria com José Manuel Fernandes, Este país não é para jovens (Esfera dos Livros). O Público, Tvi24, Diário Económico e agora o Observador são alguns dos meios em que tenho colaborado em espaços de opinião.

Artigos publicados

Comportamento

O Processo de Grunhificação em Curso /premium

2225
Algures entre chamar rei a Eusébio e sr. a Máŕio Coluna e guinchar diante de Marega, Portugal ajavardou. O PREC tornou-se no PGEC: Processo de Grunhificação em Curso. O amanhã que ia cantar é o hoje.
Política

Os portugueses “raizosparta” e os aristozeros /premium

649
Os portugueses “raizosparta” são a desilusão da sua extraordinária classe política, esses aristozeros sempre empenhados em políticas pioneiras. Primeiro para a nossa vida. Agora para a nossa morte.
Eutanásia

Eutanásia? A indignidade da vida política /premium

1371
Os mesmos políticos que não conseguem assegurar-nos uma vida digna, um SNS digno e uma justiça digna acham urgente garantir uma morte que dizem digna. Faz sentido: eles perderam a dignidade da vida.
Partido Chega

Racismo, dizem eles e os “efectivamente” concordam /premium

762
Passos Coelho foi o “africanista de Massamá”. Também tivemos o “escurinho do FMI” e a “África é dos africanos”. Foi isto racismo? Perguntem aos “efectivamente”.
Isabel dos Santos

A onda que nos rouba o chão /premium

458
A cada onda de indignação somos levados a uma nova campanha. A cada onda ficamos com menos chão. Agora a onda caiu sobre Isabel dos Santos. De Portugal não há rasto.
Partido LIVRE

Joacine, fazes-nos falta /premium

418
Rui Rio, António Costa, Mamadou Ba, o jornalista-activista, as personalidades, Ferro Rodrigues… todos escreveram a Joacine. Todos precisam de Joacine. Só Jerónimo de Sousa escreveu a Rui Tavares.
Política

Os irrelevantes /premium

434
A sua opinião não conta. Os seus lĩderes trocaram a política pelo economês e eles, os eleitores de direita, tornaram-se irrelevantes. A despolitização da direita revelou-se uma armadilha.
José Sócrates

José Sócrates: como foi possível? /premium

3258
Não vejo maior mistério na política mundial que o manto de silêncio que caiu sobre as declarações de José Sócrates. Com sorte ninguém se lembra deles, dos socráticos. Nem o próprio.
Habitação e Urbanismo

As rendas pouco acessíveis a custos  milionários /premium

315
Acessível, segura, chave na mão... o Governo e o seu club gourmet CML multiplicam os programas de arrendamento. É óbvio o falhanço de todos eles. Mas a factura dos custos é milionária.
Imigrantes

O que não se diz /premium

878
Somos convidados a acreditar que o desembarque de jovens e menores marroquinos na ilha da Culatra é algo banal e sem consequências. Infelizmente não é verdade.
Alterações Climáticas

As pessoas estúpidas /premium

3717
As pessoas estúpidas são tão estúpidas que sustentam uma das mais florescentes indústrias do mundo capitalista: a indústria do viver bem à conta de chamar estúpidos aos outros.
Política

Regionalização:os boys criam emprego para os netos /premium

2911
Enquanto o país anda distraído com as peripécias da deputada Joacine e o anedotário dos cofres de José Sócrates, a oligarquia decidiu que chegou a hora da regionalização.
Democracia

Afinal, para que é que se fez o 25 de Novembro? /premium

1506
Em 2019, um gesto das mãos até agora banal é sinal de racismo. Tudo é fascismo. Criticar este governo é sinal de reaccionarismo… Foi para isto que se fez o 25 de Novembro de 1975?
Politicamente Correto

A breve marcha para a nossa idiotia /premium

603
Num dia os jornalistas criam a muçulmana impedida de jogar. No outro, o PR enreda-se na história da mãe que deixou o filho no lixo. Pelo meio, o PAN avalia a igualdade de género no acesso à eutanásia.
Política

Deixem Passos Coelho em sossego /premium

1433
Tenho três razões para pedir que deixem Passos Coelho no retiro por onde tem andado. A primeira é egoísta. A segunda é calculista. A terceira é o que lhe quiserem chamar.
Novo Governo

Um país às vezes /premium

1202
A urgência do Garcia da Orta funciona às vezes. Os ciganos são ciganos às vezes. A ADSE tem dinheiro às vezes… Somos um país às vezes. Só os impostos e a propaganda são para todos os dias.
Partido LIVRE

Tapando a bandeira com a saia /premium

1569
Onde estão as notícias sobre a manifestação em que a bandeira portuguesa foi apresentada como um símbolo do esclavagismo e do racismo? Não estão. O folclore do homem de saias cobre a realidade.
Catalunha

Cuidado com as aparências /premium

150
Aparentemente Portugal e a Catalunha estiveram lado a lado em 1640. Mas há que ter cuidado com as aparências: nem Portugal era um principado nem a Catalunha um estado.
António Costa

Outra vez o faz de conta /premium

472
As negociações que Costa agora mantém com o BE e o PCP são tão faz de conta quanto as que teve com a PàF em 2015. O governo vai viver em compasso de espera até se saber quem fica à frente do PSD.
Alimentação

A rúcula /premium

Esta sina de publicar textos aos domingos leva a que tenha esta desdita de escrever em dia de eleições. Mas enquanto os resultados não chegam tratemos da rúcula. E das prateleiras dos supermercados
A página está a demorar muito tempo.