265kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Helena Matos

Colunista

Nasci a 4 de Junho de 1961. Licenciei-me em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa. Comecei por ser professora de Latim e Português no ensino secundário. Em seguida fui jornalista. Desde 2000 faço pesquisa para séries de televisão e programas de rádio. Escrevi Salazar, A construção do mito (Temas e Debates); Salazar, A propaganda (Temas e Debates) Os filhos do Zip Zip - Portugal na primavera marcelista (Esfera dos Livros) e em co-autoria com José Manuel Fernandes, Este país não é para jovens (Esfera dos Livros). O Público, Tvi24, Diário Económico e agora o Observador são alguns dos meios em que tenho colaborado em espaços de opinião.

Artigos publicados

País

Marquises há muitas /premium

532
Escolha o leitor a sua: a de Ronaldo. A dos adeptos. A das notícias inconvenientes. Há uma marquise para cada um de nós. Ou não fosse Portugal um país trancado na marquise do socialismo.
Bloco de Esquerda

TPC: escreva três vezes "Mariana será ministra" /premium

871
Enquanto Mariana não é ministra vamos fazendo os exercícios da gramática esquerdista. Porque sim. E porque o país se habituou a aceitar como destino aquilo que o Bloco de Esquerda quer.
Liberdade de Imprensa

Os parodiantes de Portugal /premium

297
A paródia é um dos poucos exercícios que escapa à censura aprovada pelos deputados. Assim e em conformidade esta coluna deixa de ser de opinião e passa a paródia.
Governo

O socialismo é isto: todos iguais, todos pobres /premium

4069
Já tínhamos tarifas sociais para a internet, água, luz, gás... Agora chegou a tarifa para ajudar os patrões a pagarem o salário mínimo. O sonho possível no Portugal socialista é conseguir uma tarifa.
Ministério Administração Interna

A grande requisição e a pouca competência /premium

571
Em 2020 garantiram-nos existirem em Odemira 500 lugares para quarentena. Nenhum dele era no Zmar. Porquê requisitar agora em 2021 o Zmar? Porque o ministro Cabrita aposta no estardalhaço quando falha
Câmara Municipal Lisboa

Dos cravos à ciclovia /premium

1973
Os cravos já foram. A luta de classes também. A ciclovia lisboeta é o símbolo dos novos tempos: não é usada; dificulta a vida a todos e é imposta por pessoas a quem pagamos carro de serviço.
José Sócrates

Eu lembro-me /premium

1642
O PS serviu-se de Sócrates. Agora quer desembaraçar-se dele. O problema não é Sócrates mas sim a forma como o PS governa: tomando conta disto tudo.
Operação Marquês

Uma falsa sensação de democracia /premium

926
Ao ouvir o juiz Ivo Rosa é impossível não perguntar: será isto a justiça igual para todos? Será isto o regular funcionamento das instituições? Será isto uma democracia?
Francisco Louçã

Uma coisa que eu tinha muita curiosidade de saber /premium

201
É esta: quantos anos mais vamos assistir a Francisco Louçã mentir, acusar e insinuar sem nada provar perante o sorrisinho cúmplice dos jornalistas?
Pandemia

A coberto da máscara veio o açaime /premium

3336
Um homem foi multado porque trincava gomas na rua. Outro porque comia uma sandes no carro. Um juiz foi suspenso. Chamaram-no negacionista e chegou. O vírus do abuso do poder é a nova pandemia.
História

Querem contextualizar o Padrão dos Descobrimentos? /premium

578
Vão buscar os caixotes dos retornados. Para lembrar essa mistificação a que se chamou descolonização. E para nos confrontarmos com o óbvio: nesta nova descolonização mandam-se os caixotes para onde?
Politicamente Correto

Obviamente desincluída /premium

2818
Recuso o dialecto dos novos bárbaros. Não sou progenitora. Sou mãe. Não sou companheira. Sou mulher de. Não quero ler "Os Maias" com avisos ao “ismo” do momento.
Câmara Municipal Lisboa

Rui Rio é parvo ou faz-se? /premium

860
Rui Rio, sempre disponível para ajudar o Governo, não teve disponibilidade para formalizar o interesse do PSD no apoio da IL à candidatura de Carlos Moedas.É caso para perguntar:Rio é parvo ou faz-se?
País

Podem não saber o que dizem mas sabem o que fazem  /premium

198
Arrasar brasões ou defender o racismo como exclusivo dos brancos não são doidices mas sim as peças soltas da obra de desconstrução da sociedade livre.A PSP e os tribunais são os próximos alvos.
História

São flores, senhores, são flores /premium

1059
Os brasões da Praça do Império?Já lá não estão – avisa Fernando Medina. Eutanásia? Registe-se como morte natural. Mulheres a engravidar com esperma de maridos já mortos? Projecto comum de parentalidade
Coronavírus

A isto chama-se declínio /premium

1003
Há 60 anos Portugal mantinha uma guerra em África. Há 45 recebia 800 mil retornados. Hoje Portugal não consegue controlar os paióis ou montar um plano de vacinação. Sobrevive graças ao apoio da UE.
Crónica

Já não se pode confiar no povo /premium

1218
Sousa Tavares alerta para riscos dos emigrantes que “votam muito mais à direita”. Francisco Ramos a despropósito das vacinas ataca os “11% ou 12%” que votaram Ventura. Já não se pode confiar no povo.
Política

Eu reflicto, reflecti, reflectia, reflectiria… /premium

719
Sobre tudo menos sobre as presidenciais. Afinal os presidentes tal como os vírus têm prazo para actuar. Já para o confino-socialismo não há limites.
Política

Os passados da cabeça /premium

1305
O ministro da Economia manda esvaziar prateleiras de supermercados; a ministra da Saúde quer confiscar empresas; do ministério da Justiça saem documentos manipulados… e nós a ver cornos no Capitólio.
África

“Omara, a bebé subnutrida”. Por culpa de quem? /premium

437
Onde nasceu a Omara? Quem governa o seu país?… Há décadas que campanhas como esta da UNICEF mais que angariar verbas para acudir às Omaras têm servido para desresponsabilizar os dirigentes africanos.
A página está a demorar muito tempo.