Olá

867kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Maria Botelho

Convidado

João Maria Botelho é investigador associado e membro do Conselho Consultivo do NOVA Green Lab, bem como pesquisador do NOVA Ocean na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA School of Law), concentra os seus estudos nas áreas do Direito, Sustainable Finance e ESG. Desde março de 2023, é Global Shaper (iniciativa do World Economic Forum) no Hub de Lisboa, desempenhando também os papéis de Conselheiro Estratégico no Annual Portuguese Leadership Summit e coordenador da área de Legal & Finance na START LISBON. Além disso, exerce a função de Sustainability Advisor na C-Plastic e atua como Embaixador do Oceano em Representação de Portugal pela Surfrider Foundation. Em 2023, foi líder do movimento "Generation Resonance" da United Nations Association Portugal, representando a voz dos jovens na COP28 nos Emirados Árabes. É também é co-criador do primeiro podcast Português a abordar de forma holística as finanças sustentáveis, o "DSF" (Decoding Sustainable Finance). Reconhecido pela FORBES em 2023 como uma figura destacada nas áreas da sustentabilidade e inovação bem como pelo Financial Times por projetos em prol do impacto social. João, possui ampla formação nessas mesmas áreas, tendo concluído o programa global em finanças sustentáveis pela Clifford Chance. João é ainda Climate Advocate pela LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action). Detém ainda uma especialização em ESG pela Wharton Business School da University of Pennsylvania e em Regenerative Economics. Entre 2022 e 2023 desempenhou o papel de pesquisador na Alliance for Affordable Energy (EUA) e ocupou a pasta de Policy and Strategy na Global Alliance for a Sustainable Planet nos Estados Unidos, onde contribuiu e participou na COP27 e New York Climate Week22.

Artigos publicados

Global Shapers

Sustentabilidade e inteligência artifical 

O futuro da competitividade europeia está intrinsecamente ligado a investimentos  estratégicos em digitalização, IA e sustentabilidade. As propostas do relatório  Draghi não são meras sugestões.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.