248kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

João Carlos Espada

Colunista

Licenciado em Sociologia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, doutorou-se em Ciência Política na Universidade de Oxford (St. Antony’s College). Integrou o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É director e fundador (1996) do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e da sua revista Nova Cidadania. Preside à International Churchill Society of Portugal e integra o Conselho Editorial do Journal of Democracy. Entre os seus livros mais recentes, encontram-se Portugal, a Europa e o Atlântico, com Prefácio de Manuel Braga da Cruz (Aletheia, 2014) e The Anglo-American Tradition of Liberty: A View from Europe (Ashgate/Routledge, 2016). Foi cronista do Jornal de Notícias, Expresso e Público.

Artigos publicados

Presidente da República

Back to Basics:Liberdade, Moderação, Gentlemanship /premium

Recordando o discurso do Presidente da República no 25 de Abril e sua mensagem crucial contra tribalismos revolucionários rivais.  E recordando também Edmund Burke, defensor da liberdade sob a lei.
Democracia

25 de Abril: Liberdade sob a lei, simplesmente /premium

A democracia não é o regime perfeito.  Como dizia Churchill, é apenas o regime menos mau. Apenas garante a liberdade sob a lei. As culturas tribais não alcançam a vantagem e civilidade da liberdade.
Democracia

Celebrando a democracia no Colégio da Europa (II) /premium

Recordando Mário Soares, bem como o Duque de Edimburgo, e o conceito de democracia constitucional contra os seus inimigos: os revolucionários da esquerda e/ou da direita.
Democracia

Celebrando a democracia no Colégio da Europa (I) /premium

Recordando Mário Soares, Karl Popper e o Duque de Edimburgo — bem como o voluntário sentido liberal de dever, também outrora designado por ‘gentlemanship’.
Democracia

O regresso da causa democrática euro-atlântica (2) /premium

Recordando as nobres causas do multilateralismo democrático euro-atlântico e do sentimento patriótico nacional.
Filosofia Política

Isaiah Berlin: contra o tribalismo /premium

“Liberdade é liberdade, não é igualdade, nem equidade, nem justiça, nem cultura, nem felicidade humana, nem uma consciência tranquila”.
Comunismo

O regresso da causa democrática e euro-atlântica /premium

75 Anos depois do discurso de Churchill contra a “Cortina de Ferro”; 80 anos depois da “Carta do Atlântico” anunciada por Churchill e Roosevelt; 83 anos depois do discurso de Churchill em Paris.
Universidades

A firme causa tranquila da liberdade /premium

Não precisamos de choques fundamentalistas entre ortodoxias rivais que aspiram à supremacia absoluta. Precisamos, simplesmente, de mais liberdade sob a lei.
União Europeia

Em defesa do milagre euro-atlântico /premium

A emergência da Europa resulta da emergência da ideia de Liberdade Ordeira sob a Lei. A democracia americana é simplesmente a outra Europa, para além do Atlântico.
Democracia

Cuidado com as revoluções! /premium

Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Daqui nascem as revoluções. Sabemos onde começam, mas ninguém sabe onde terminam. Por isso, os democratas não gostam de revoluções.
Presidenciais 2021

Eleições presidenciais: “Trust the people” /premium

A expressiva vitória de Marcelo Rebelo de Sousa foi a vitória da moderação e da estabilidade do regime. Como gostavam de dizer Mário Soares e Cavaco Silva, foi a vitória do bom senso dos Portugueses.
Presidenciais 2021

O dia da democracia /premium

Nos EUA e em Portugal, a direita e a esquerda democráticas estão a re-descobrir a causa comum da democracia civilizada contra a guerra tribal — e não-civilizada, “uncivil” — entre facções rivais.
Democracia

Em defesa do “regime” e do “sistema” demo-liberais /premium

A democracia não é um regime revolucionário — da esquerda nem da direita. É o regime da regra imparcial, que por isso permite a civilizada concorrência e alternância entre propostas rivais.
Democracia

Escorregando para o terceiro mundo /premium

O tribalismo cresce no Ocidente porque as vozes do centro não denunciam os extremos tribais das suas próprias famílias políticas. Isso costumava distinguir as repúblicas das bananas do terceiro mundo.
Vacinas

Votos para 2021: Determinação pluralista /premium

O meu central voto de Ano Novo consiste em que possamos continuar a usufruir com orgulho dadeterminação pluralista que sempre distinguiu a democracia liberal — obra comum de partidos rivais.
Livros

Livros para o Natal (II) /premium

Felizmente, temos este ano vários livros portugueses de rara qualidade para oferecer e ler no Natal — e todos eles exprimem um pluralismo tranquilo, em marcado contraste com o primitivismo tribal.
Livros

Livros para o Natal (I) /premium

A linguagem da luta de classes não é apenas condenável quando vem da esquerda. É igualmente condenável quando vem da direita. Como dizia Burke, “as maneiras são mais importantes do que as leis”.
Democracia

Recordando Churchill e Tocqueville /premium

Um olhar retrospectivo sobre dois conceitos de democracia, a partir de dois aristocratas que defenderam a democracia liberal como “regime da regra” que presta contas aos eleitores.
Estados Unidos da América

Parabéns, América! /premium

Os americanos estão de parabéns: derrotaram o general tapioca, mas não deram uma vitória esmagadora a ninguém. O equilíbrio institucional ao centro entre democratas e republicanos é de novo possível.
Estados Unidos da América

Eleições na América /premium

Sobre a dissonância cognitiva entre o pós-modernismo televisivo do sr. Trump e a clássica compostura dos Federalist Papers.
A página está a demorar muito tempo.