454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

João Carlos Espada

Colunista

Licenciado em Sociologia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, doutorou-se em Ciência Política na Universidade de Oxford (St. Antony’s College). Integrou o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É director e fundador (1996) do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e da sua revista Nova Cidadania. Preside à International Churchill Society of Portugal e integra o Conselho Editorial do Journal of Democracy. Entre os seus livros mais recentes, encontram-se Portugal, a Europa e o Atlântico, com Prefácio de Manuel Braga da Cruz (Aletheia, 2014) e The Anglo-American Tradition of Liberty: A View from Europe (Ashgate/Routledge, 2016). Foi cronista do Jornal de Notícias, Expresso e Público.

Artigos publicados

Universidades

Confrontando o desafio autoritário

Confrontar o desafio autoritário significa também preservar na Universidade e no Mundo Livre o diálogo tranquilo entre perspectivas diferentes, muitas vezes rivais.
Rainha Isabel II

God Save the Queen

Nas celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, foi unânime a homenagem ao seu sentido de dever e à sua dedicação ao equilíbrio e moderação que há muito distinguem a vida política britânica
Democracia

Liberalismo e os seus descontentes

Sobre um excelente livro de Fukuyama e os sérios desafios à democracia liberal, livro onde se sustenta que os ataques da direita e da esquerda iliberais contra a disposição liberal têm um fundo comum.
Política

Não há só ‘uma’ Direita nem só ‘uma’ Esquerda

A democracia liberal funda-se na concorrência parlamentar e civilizada entre direita e esquerda democráticas, não na ‘guerra civil de classes’ entre direita e esquerda.
Presidenciais em França

Duas culturas políticas: marítima e continental II

A vitória de Macron merece certamente ser celebrada. Mas a “dicotomia infeliz” entre nacionalismo vs. globalismo é ilusória e enfraquece a concorrência moderada entre centro-direita e centro-esquerda.
Eleições

Duas culturas políticas: marítima e continental

Resultados eleitorais na Hungria e em França recordam a diferença entre culturas políticas marítimas e continentais: como recordaram Burke e Churchill, as culturas marítimas não gostam de revoluções.
25 de Abril

Democracia: a superioridade da imperfeição

Como disse Winston Churchill, “a democracia é o pior regime— com excepção de todos os outros”
Guerra na Ucrânia

A democracia liberal e os seus inimigos

Churchill, quando defendeu a democracia contra a aliança nazi-comunista, não defendeu a direita ou a esquerda. Falou em nome do pluralismo civilizado entre ambas: Nunca nos renderemos!
Winston Churchill

Defendendo a Ucrânia. Evocando Churchill

A ‘hora mais negra’ regressou à Europa com a infame invasão da Ucrânia pelo banditismo político-militar do czar soviético Vladimir Putin. É altura de evocar Winston Churchill.
Liberdade Religiosa

Fé e Liberdade sob a Lei

A propósito da outorga do Prémio Fé e Liberdade a Jorge Miranda, uma breve evocação da crítica de Tocqueville à dicotomia entre Antigo Regime e Revolução.
Legislativas 2022

Elogio da civilidade nas eleições

O civismo demo-liberal dos Portugueses constituiu o pano de fundo crucial das eleições. Os resultados vieram naturalmente depois.
Legislativas 2022

Elogio da (não-revolucionária) campanha eleitoral

Gostaria de saudar o sentido de civilidade liberal-democrática e não-revolucionária que tem presidido à generalidade da nossa campanha eleitoral.
Política

Restaurar a aristocrática democracia das maneiras

O meu voto para 2022 é que tentemos restaurar a aristocrática democracia das maneiras que distingue o Ocidente.
Livros

Livros para o Natal

Em vez de guerras entre tribos, classes, gerações, ou ideologias, seria melhor recordarmos a permanente conversação pluralista como tranquilo distintivo das nossas sociedades livres ocidentais.
Democracia

Em defesa da Cimeira para a Democracia

As democracias devem orgulhar-se do que as distingue e reafirmar sem hesitações os seus padrões de liberdade ordeira sob a lei.
Democracia

Recordar Holodomor; celebrar a democracia liberal

Recordar a tragédia do Holodomor implica recordar as trágicas consequências do totalitarismo soviético. Por contraste, implica também celebrar a democracia liberal — assente na recusa do estado total.
Filosofia Política

Direito Natural e Democracia Liberal

A equívoca tentação de entender a modernidade em ruptura com a tradição do Direito Natural — herdada de Atenas, Roma e Jerusalém — abriu caminho aos totalitarismos do século XX.
Estados Unidos da América

Duas contraculturas hostis às pessoas comuns

Costumava haver na América uma contracultura (a da esquerda radical). Agora há duas (a outra vindo da direita radical). Resta saber quem assumirá a defesa dos “valores da classe média”.
Política

Celebrando a democracia liberal

Na semana passada, no luso-anglo-americano Estoril Palace Hotel, decorreu a 29ª edição do maior encontro anual de Estudos Políticos entre nós. E celebrou a democracia liberal.
Autárquicas 2021

A lição dos eleitores: equilíbrio e moderação

A principal mensagem dos eleitores, em Portugal e na Alemanha, foi uma vincada lição de democracia liberal: não aos tribalismos, sim ao equilíbrio e à moderação.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.