João Pires da Cruz

Convidado

Artigos publicados

Estatística

A Lei do Doutor Goodhart

133
O problema é quando nós nem mesmo as máquinas compostas por seres humanos conseguimos influenciar para seguirem o objetivo e não a medida dele, como o caso do país abstrato mostra. No abstrato, claro.
Abstenção

Já que ninguém pergunta....

278
Arranjem as vossas razões para não votarem porque as minhas são só minhas. Este meu texto serve para que as pessoas que apelam com profunda vacuidade ao voto entendam as razões de quem não o faz.
Acesso ao Ensino Superior

18.95

491
Ao vermos as notas dos alunos que entraram em certos cursos e pensarmos naqueles que não entraram, só podemos concluir que o sistema de numerus clausus é um absurdo sem qualquer justificação económica
Combustível

O mundo ao contrário

614
Se o seu depósito é mais importante do que aquilo que os pais deste bebé sentiram quando lhes disseram que o filho deles morreu instantes depois do nascimento, é porque tem o mundo ao contrário.
Igualdade de Género

Generalidades identitárias

439
Nos EUA, ao se impor o direito à autodeterminação de género, as provas femininas de atletismo estão a ser dominadas por ‘meninas’ que são marmanjos carregados de músculos que fizeram um totó no cabelo
Discriminação

A cor da pele não define ninguém

2101
Cresci num bairro social e sei que ser a favor de quotas enquanto se acabam com os contratos de associação na educação é a falsídia extrema. O que os desfavorecidos precisam é de educação de primeira.
Alterações Climáticas

O Triunfo dos Porcos

673
A ciência não é uma questão de opinião. Não é uma democracia onde se valoriza a liberdade de expressão. Vive de alguma diversidade, mas só na posse de todos os dados, no conhecimento do que está certo
Igualdade de Género

Não há mulheres gordas no ginásio

2956
A única coisa para a qual poderei contribuir é tentar mostrar à minha filha que mulheres gordas podem e devem ir ao ginásio e que é muito mais valioso ser astrofísica do que princesa.
Educação

Despedir os professores todos

910
A minha proposta é despedir os professores todos e entregá-los a Bruxelas. A escolha dos professores e a sua gestão deve ser feita pelas escolas; o pagamento dos seus salários deve vir de Bruxelas.
Transportes

Passes, propinas e opções

409
A surpresa que temos sempre que vemos países com produtos per capita que são o dobro do nosso, vem do facto de as nossas opções coletivas serem sempre baseadas em instintos básicos.
Dia da Mulher

A igualdade e a estatística

372
Um estudo recente mostrou não há grande diferença salarial entre as mulheres casadas, as mulheres solteiras e os homens solteiros. Onde a diferença se verifica é relativamente aos homens casados.
Liberdades

O Chip

447
Para todos os cidadãos com mais de 20 dias de idade é criado um chip onde se dá um número único a todo e cada um de nós, ao contrário do que estabelece de forma claríssima o artigo 35º da Constituição
Eleições

O tamanho não interessa, mas o que fazemos com ele

248
Os políticos, antes das eleições e qual orquestra do Titanic, repetem à exaustão o discurso contra a abstenção culpando tudo menos o óbvio: as pessoas vão votar quando isso interessa para alguma coisa
Ensino Superior

Das propinas e da ausência delas

177
Faz todo o sentido acabar com as propinas e acabar com a situação em que a educação superior é educação para os filhos dos ricos. Que são dois problemas de gestão e, como tal, possíveis de resolver.
Google

O próximo fim do mundo

135
Não, o fim do mundo que vem aí por a Google ter uma licença bancária não será o pior dos fins do mundo. Achar que com as suas bases de dados vai esmagar o mercado é mesmo porque não se aprendeu nada.
China

A Terra É De Quem a Trabalha

178
Preocupa-me menos o facto de os chineses serem os “donos disto tudo” do que quando os “donos disto tudo” eram outros. O que me preocupa é o facto de termos feito zero para não haver “donos disto tudo”
Educação

Mais vale acabar

1463
Damos atenção aos direitos de todos menos aos daqueles que são mais preciosos, os nossos filhos. Gastamos dinheiro em tudo, menos no que é impossível substituir, o tempo das nossas crianças aprenderem
Eleições no Brasil

O Joaquim, o António e o Manuel

520
Ao contrário dos que berraram que os brasileiros que vivem cá e votaram esmagadoramente no candidato vencedor deveriam voltar para o Brasil, não somos todos imbecis e temos mais que dois neurónios.
Democracia

Fascista!

346
É verdade que não devemos dar a democracia como adquirida. Mas é bom não esquecermos que nunca houve nenhuma ditadura que não tivesse um enorme suporte popular, a começar pela nossa.
Ensino Superior

A grande mentira universitária

716
O Ministério tem eliminado vagas nos locais que os estudantes querem, para as criar nos locais que os interesses regionais e sindicais querem. Vagas para os que não tenham pais com dinheiro e educação
A página está a demorar muito tempo.