480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

João Pires da Cruz

Convidado

Artigos publicados

Taxas de Juro

Inflação, BCE e Erdoganomics

Se achei uma estupidez que em 2012 se passassem as taxas para zero para salvar uns estados governados por gente pouco recomendável, acho hoje uma estupidez que se subam sem saber porquê, nem para quê.
Coronavírus

A gravidade das variantes

Não é possível surgir uma variante mais gravosa para o ser humano por imposição matemática de uma lei conhecida há 150 anos – a lei da seleção natural. Os biólogos sabem-no, os políticos que o aceitem
Inteligência Artificial

O algoritmo censor

Temos as pessoas mais inteligentes do mundo a resolver o problema do ovo e da galinha. Quando, e se, o resolvermos, abriremos a solução de uma quantidade enorme de problemas.
Pandemia

As contas finais

Se todas as decisões podem ser tomadas, se todos os atos estão a coberto de uma situação de exceção, então o que impede que sejamos sujeitos a arbitrariedades semelhantes por uma epidemia de piolhos?
Educação

Quanto custa um cérebro?

A este ritmo, Portugal seria uma economia “arrumada” em 10 anos, não fosse a compensação que vamos tendo com a imigração, que hoje nos vem trazendo alguns cérebros que os outros perdem para nós.
Política

A Renormalização da Democracia

Não há qualquer diferença em termos de transmissão de opinião entre votar num partido ou numa empresa. Em vez de vivermos num regime de partido único, vivemos num regime de partidos.
Pandemia

A unidade atómica

O principal resultado científico que poderia contribuir para a tomada de medidas é completamente ignorado. E, no entanto, as maiores figuras do Estado envolvem-se em reuniões periódicas com cientistas
Liberdade de Expressão

É o fascismo a tendência “natural” da sociedade?

Se começarmos a pensar em todo o tipo de “cancel culture”, há um padrão que se torna familiar: quando se começam a abrir brechas na imposição da liberdade, o que surge naturalmente é a sua supressão.
Energias Alternativas

A esmola

Estamos a assumir de vez que somos Viseu da Europa? Ou estamos a pensar que somos um país independente que vai produzir eletricidade da água como nenhum outro?
Pandemia

O excesso das elites

Sim, nós não percebemos nada disto, façamos o que nos dizem porque não, nós não somos elite! O que se passa na pandemia é ciência e engenharia da mais complicada, da que mata ou faz viver pessoas.
Saúde Pública

O efeito Waze

Onde faria sentido o Estado português ter usado mais especialistas em economia comportamental e menos especialistas em construir apps, seria no caso da app da Covid.
Racismo

A hifenização

Os EUA vão passar décadas até se livrarem da estupidez de referir qualquer pessoa pela cor da pele. A ameaça na Europa é entrarmos no mesmo registo. E reparem que é da esquerda que vem a ameaça.
Economia

O Capital nos anos 20

Nada disto se vai resolver com dinheiro holandês, moratórias ou apoios extraordinários. Não me parece que nesta fase haja outra alternativa que não seja abrir tudo e proteger os mais vulneráveis.
Ciência

Ainda há estrelas no céu, a dourar o meu caminho

Claro que os cientistas são passíveis de ser influenciados por dinheiro, ou por promessas. Mas a economia da ciência não permite que o resultado seja influenciado por política ou por dinheiro.
Liberdade de Expressão

Da opinião livre (lembram-se?)

O não-episódio da Nova SBE é uma demonstração de que, no fundamental, escolas dotadas de gente inteligente até podem colocar individualmente hipóteses que violam os valores últimos da universidade.
Sistema Financeiro

O monopólio do Bem

Se não existisse a regulação e se cada banco pudesse sê-lo da forma que entendesse, o custo para o contribuinte, e para os outros bancos do sistema, atingiria os níveis catastróficos que atingiu?
Coronavírus

O mundo visto pelo vírus

Toda a matemática que usamos confia no pressuposto de que medir um metro, aqui ou na China, é igual. Mas como a propagação do vírus influencia a geometria do problema, os modelos matemáticos falham.
Coronavírus

Os últimos

Posso até estar a ser injusto mas o que parece óbvio nesta fase é que não vamos ter só a sorte de termos sido os últimos a levar com o vírus, vamos ter o azar de sermos os últimos a resolver a questão
Caso BES

Um país de magos da finança

É no mínimo confrangedor que a cada vez que uma das tranches é pedida ao estado apareça um exército de “magos da finança” a dizer que não se percebe porque é que continuamos a pagar ao Novo Banco.
Cidades

Irracionalidade lisboeta

Transformar Lisboa numa espécie de parque temático só é chocante se não pensarmos bem. Na verdade, o que estamos a fazer é algo que tem mesmo de ser feito. As empresas têm de sair do centro da cidade.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.