457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Jorge Sales Marques

Convidado

Artigos publicados

Comportamento

A inveja, pecado capital

A inveja faz cegar toda e qualquer atitude do ser humano. O invejoso vive consigo toda esta raiva interior. São pessoas doentes mentalmente, frustradas, infelizes, incapazes de distinguir o bem do mal
Pandemia

Novas estratégias, soluções duradouras

A estratégia de combate à pandemia tem de existir em sintonia com os outros países. A credibilidade será muito maior, evitando contradições e mudança de opinião horas ou dias após uma declaração.
Coronavírus

Oportunidade única

Vacinando uma grande parte das crianças e reforçando a terceira dose em pessoas com mais de 50 anos, os sintomas de Omicron poderão manter-se ligeiros e é isto que todos nós queremos.
Coronavírus

As decisões recentes

O mais importante é não entrarmos em pânico e continuarmos o caminho certo vacinando a população e testando caso seja indicado, para evitarmos regressar ao passado recente de confinamento.
Coronavírus

Omicron, a nova variante do SARS-CoV-2

Portugal exige à entrada o certificado internacional e o teste nas últimas 48h por PCR ou antigénio. Não é suficiente! É necessário saber onde o passageiro esteve antes de voo de conexão até Portugal.
Médicos

Ser resiliente e competente não chega

Os profissionais de saúde não querem ser melhores tratados que as outras profissões. Devem é exigir que sejam respeitados e que tenham condições para poderem exercer a sua profissão com dignidade.
Coronavírus

Portugal na sua quinta vaga com 85% de vacinados

O sucesso de controlo de novos casos passa por: 1) vacinar 85% da população; 2) fazer a terceira dose 6 meses depois da segunda dose; 3) vacinar jovens dos 5-11 anos; 4) manter medidas sanitárias.
Hospitais

A saúde em estado de sítio

A falta de uso do sistema imunitário durante o confinamento pode facilitar a infeção pelo vírus da gripe e outros vírus similares. Os jovens e os idosos são os mais sensíveis a este tipo de infeção.
Ensino básico

Escolaridade obrigatória dos três aos cinco anos

Não é aconselhável neste grupo etário a focalização única em ler e escrever. A atividade desportiva e o ensino musical devem fazer parte do currículo escolar para que o crescimento seja bem sucedido.
Pandemia

Portugal vs. Covid-19

Portugal e os Portugueses precisam de continuar atentos ao desenrolar dos acontecimentos e ter o cuidado e a responsabilidade individual de manterem as medidas sanitárias.
Vacinas

Corrida para a liberdade

Para quem conhece bem os jovens, esta corrida à vacinação não constituiu nenhuma surpresa. Era expectável uma reação positiva ao convite da DGS para se vacinarem.
Direitos Humanos

As crianças e as mulheres afegãs

A questão mais importante é e será sempre dar a mão a quem precisa. A solidariedade mundial em plena pandemia para com o povo afegão terá de ser a nossa palavra-chave.
Vacinas

Missão quase cumprida. E depois?

O vice-almirante Gouveia e Melo tem um percurso brilhante à sua frente que não irá terminar quando a pandemia estiver controlada. Alguém duvida?
Pandemia

Esperar ou avançar já?

Não seria mais prudente manter o uso de máscara mais umas semanas, até atingirmos a vacinação completa de 85% da população?
Vacinas

Estão à espera de quê?

A Medicina preventiva tem de ser feita com passos seguros, mas céleres, para ser eficaz. Temos provas evidentes de que não podemos adiar a decisão de vacinar com uma terceira dose os utentes dos lares
Coronavírus

Crianças: o risco de MIS-C e a vacina de mRNA

A vacinação serve precisamente para evitar, com grande probalidade de sucesso, a infeção por Covid-19 e, consequentemente, a evolução da doença para a sua forma mais grave na criança, a MIS-C.
Vacinas

Atitude prudente ou defensiva?

Neste momento não existe nenhuma razão científica válida para que este grupo etário não seja incluído no plano universal de vacinação. Os benefícios são superiores ao risco de miocardite.
Pandemia

Três etapas para voltar ao paraíso

Apesar das vacinas atuais poderem controlar a variante delta, temos de ter em conta o número muito reduzido de pessoas vacinadas na Índia, nos  Países Africanos e da América do Sul.
Vacinas

Terceira dose de vacinação anti-Covid: sim ou não?

A Infarmed, a AEM e a OMS terão de rever a curto prazo a decisão da não aplicação da terceira dose pelo menos em pessoas com doenças crónicas. Não é por acaso que estão a surgir mais casos em Portugal
Pandemia

Apostem forte na vacinação dos jovens

Basta sairmos à rua para entrarmos no mundo real, em que as pessoas não usam máscara e estão todas juntas - para não dizer coladas umas às outras. É isto que temos de evitar.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.