Dark Mode 114kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

José Conde Rodrigues

Convidado

Artigos publicados

Startups

Web Summit, o dia seguinte

Um dos grandes problemas com que nos confrontamos como povo reside no facto de nos entusiasmarmos com grandes eventos, grandes projetos, dos quais nos esquecemos de seguida sem o devido acompanhamento
Itália

Quando os piratas chegam ao poder

109
Com “piratas” e “palhaços”, o circo chegou à política. Esta, que já era para muitos um mero espetáculo ou paródia para entretenimento das massas, alcança agora o cume da trágico-comédia.
Livros

Os muros do mundo

Se a liberdade de circulação e a mobilidade dos povos pode ser a garantia da sobrevivência e da sustentabilidade de algumas nações, para outras constituiu uma grande ameaça ao seu bem-estar.
Europa

A direita tranquila

François Fillon em França, tal como a continuação de Merkel na Alemanha ou a liderança de Theresa May no Reino Unido, poderão ser o último reduto contra os extremismos baseados no medo da globalização
Guerra

A era dos drones

A uma era dos drones tem de corresponder uma nova resposta da política e jurídica, sob pena de termos de recordar as palavras do presidente Obama e a sua referência a um far west não regulado,
Relações Internacionais

China, a ascensão de Xi

Porque é importante perder algum tempo com a ascensão de mais um líder político como Xi? Por voltamos a viver tempos tempestuosos, desconhecidos, inquietantes e, dirão alguns, potencialmente perigosos
Web Summit

O ciberespaço e a ordem mundial

Não só as tecnologias mudam o mundo, como provocam um novo sentimento de insegurança e um consequente medo difuso em torno de uma eventual ciberguerra claramente não convencional.
Religião

Europa, a reconciliação

André Malraux disse que o século XXI seria o século da religião. Na sua diversidade de povos, nações, etnias, culturas, será possível divisar todos diferentes, todos europeus. Todos juntos em Cristo.
Alterações Climáticas

Portugal e a nova corrida aos recursos

158
Portugal não pode ficar refém do seu passado, refém dos velhos do Restelo que sistematicamente dizem que não temos recursos próprios, pois eles existem, só que não têm sido devidamente aproveitados.
Relações Internacionais

A superclasse e o jogo do poder

A superclasse ou nova elite, apenas passa por “casa” em trânsito, a caminho de um novo “evento”, uma qualquer conferência de alto-nível ou para uma estadia em algum exótico resort.
Relações Internacionais

O “fator” Putin

Foi também o “fator” Putin que esteve presente no momento da escolha de Guterres para a ONU, pois um veto russo viria com certeza a fazer toda a diferença, com consequências nunca fáceis de antecipar.
Impostos

O “pecado fiscal”

É o sistema tributário que nos faz cair nos índices de competitividade internacional e afasta os estrangeiros que por cá querem investir. Tal notícia, em vez de ser desconsiderada, deve ser valorizada
Quantitative Easing

Draghi, o Senhor dos Anéis

Para nós a palavra de Draghi constitui uma espécie de suporte básico de vida ou última amarra ao cais de um país viável. É como se o Banco Central Europeu tivesse “quatro braços que agarram Portugal”.
União Europeia

Europa, uma democracia sem povo

120
É importante manter a nação e apelar à “razão das nações”, como via para o fortalecimento do projeto europeu, caso contrário, continuaremos a caminhar para o abismo duma democracia sem povo.
Tecnologia

O fim da classe média

361
Com todo o aparato tecnológico à nossa volta, os seres humanos estão a ser dispensáveis como trabalhadores e, no futuro, provavelmente, o mesmo acontecerá como militares ou até mesmo como cidadãos.
Geopolítica

G3, o regresso dos impérios e a nova Rota da Seda

Para muitos este novo G3 poderá fazer lembrar a famosa Trilateral ou qualquer Grupo de Bildeberg. Não será, todavia, necessário apelar a teorias da conspiração para concluir pela sua plausibilidade.
União Europeia

A Ilha (Die Insel)

Se a Europa precisa de um impulso sólido, ainda que não necessariamente de uma qualquer onda federal para sair da agonia em que se encontra, nada mais inconveniente do que o apresentar numa ilha.
Sistema Financeiro

O Nó Górdio

Os programas governamentais com ou sem fundos europeus, com ou sem capital de risco, com ou sem instrumentos de quase capital, são anunciados pela enésima vez sem que seja possível recorrer aos mesmos
Incêndios

O Estado Frágil

Sendo a proteção civil uma competência do Estado (a nível nacional, regional ou municipal), não se compreende que em todo o território mais de 2/3 dos bombeiros continuem a ser amadores e voluntários.
Política

A Sociedade Translúcida

A vida humana construiu-se sempre num trágico equilíbrio entre o segredo e a revelação. A humanidade é privacidade. Todos necessitamos de um espaço e de um tempo só nosso, reduto de liberdade interior
A página está a demorar muito tempo.