Olá

857kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luís Filipe Torgal

Convidado

Professor de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Mestre em História Económica e Social Contemporânea e doutorado em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. Investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

Artigos publicados

Partido Chega

O Chega e o avô fascista

Quanto mais baixo descer o atual regime, mais o Chega tem razões para propagar o seu carnaval. Terá o Chega ideias claras, justas, coerentes e exequíveis, bem como recursos humanos para aplicá-las?
Professores

«Basta pum basta!» Porque lutam os professores?

Aqui e agora, a melancolia agravou-se. Transformou-se numa angústia ainda mais inquieta, por nos sentirmos traídos e menorizados por um ministro da Educação que exige o sacrífico dos professores.
Pedagogia

MAIA, a abelha distópica que vai matar a escola

Os alunos hoje trabalham menos, revelam menos conhecimentos e exibem comportamentos mais indisciplinados. Isto é uma evidência que só escapa aos educadores românticos e aos tecnocratas da educação.
Ministério da Educação

A entrevista

Jamais poderei ignorar a agitação dispensável em torno da dicotomia conhecimentos versus competências, que a maioria dos professores sempre soube, por experiência, serem conceitos indissociáveis.
Religião

A gémea enjeitada da Senhora de Fátima

Numa ramada próxima da ermida de Santa Marinha, Severino Alves, pastor de 10 anos, analfabeto, teria sido surpreendido por um relâmpago que antecedeu a visão de "uma Senhora sentada”.
Ranking Escolas 2019

Oh! Os rankings das escolas!

O Ranking das escolas é uma inutilidade. A menos que sirva para os poderes centrais e poderes locais, implementarem políticas económicas, sociais e culturais estruturantes. Mas isso seria pedir muito.
Ministério da Educação

A proibição dos chumbos

A atual autonomia escolar impôs às escolas menos liberdade e mais dependência dos intricados decretos e portarias ordenados por este ME e a flexibilidade educativa pouco acrescentou ao que já se fazia
Educação

Uma escola nova, um Homem novo

Na escola da flexibilidade não há lugar para incrédulos: quem denuncia as contradições da cartilha é rotulado de professor ignorante, senil e falastrão, aluno arrogante ou pais elitistas e reacionários
Polémica

Regresso do «eduquês» II: resposta a José Pacheco

Tenho um percurso de 28 anos vivido sempre no «árduo chão da escola». Mais: no esgotante soalho da sala de aulas. Será que tal currículo não me confere legitimidade para pronunciar-me sobre educação?
Ministério da Educação

O regresso do «eduquês»

O ardiloso engenho curricular "Autonomia e Flexibilidade Escolar" tornou a escola num processo kafkiano e numa Torre de Babel onde ninguém se entende, com instrumentos opacos, absurdos e inexequíveis.
Política

O caso Berardo e o regresso a Auschwitz

A psicologia de massas, manipulada pelos novos cénicos «chefes providenciais», vai transfigurando a história em mito, crendo num «admirável mundo novo», depreciando a democracia, diabolizando a Europa
Extremismo

A caixa de Pandora

Não é preciso ser historiador, mas é necessário saber História, para compreender que a humanidade está prestes a colidir de novo com um icebergue. Os sinais não enganam.
Educação

A escola pública e o "homem-massa"

O sucesso escolar vai crescer, a olhos vistos, graças a métodos pedagógicos inconsequentes, provas de aferição e exames levianos e critérios de avaliação que tornam os alunos idiotas inimputáveis.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas