267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Luís Filipe Torgal

Convidado

Professor de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Mestre em História Económica e Social Contemporânea e doutorado em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. Investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

Artigos publicados

Religião

A gémea enjeitada da Senhora de Fátima

Numa ramada próxima da ermida de Santa Marinha, Severino Alves, pastor de 10 anos, analfabeto, teria sido surpreendido por um relâmpago que antecedeu a visão de "uma Senhora sentada”.
Ranking Escolas 2019

Oh! Os rankings das escolas!

153
O Ranking das escolas é uma inutilidade. A menos que sirva para os poderes centrais e poderes locais, implementarem políticas económicas, sociais e culturais estruturantes. Mas isso seria pedir muito.
Ministério da Educação

A proibição dos chumbos

677
A atual autonomia escolar impôs às escolas menos liberdade e mais dependência dos intricados decretos e portarias ordenados por este ME e a flexibilidade educativa pouco acrescentou ao que já se fazia
Educação

Uma escola nova, um Homem novo

304
Na escola da flexibilidade não há lugar para incrédulos: quem denuncia as contradições da cartilha é rotulado de professor ignorante, senil e falastrão, aluno arrogante ou pais elitistas e reacionários
Polémica

Regresso do «eduquês» II: resposta a José Pacheco

165
Tenho um percurso de 28 anos vivido sempre no «árduo chão da escola». Mais: no esgotante soalho da sala de aulas. Será que tal currículo não me confere legitimidade para pronunciar-me sobre educação?
Ministério da Educação

O regresso do «eduquês»

837
O ardiloso engenho curricular "Autonomia e Flexibilidade Escolar" tornou a escola num processo kafkiano e numa Torre de Babel onde ninguém se entende, com instrumentos opacos, absurdos e inexequíveis.
Política

O caso Berardo e o regresso a Auschwitz

A psicologia de massas, manipulada pelos novos cénicos «chefes providenciais», vai transfigurando a história em mito, crendo num «admirável mundo novo», depreciando a democracia, diabolizando a Europa
Extremismo

A caixa de Pandora

336
Não é preciso ser historiador, mas é necessário saber História, para compreender que a humanidade está prestes a colidir de novo com um icebergue. Os sinais não enganam.
Educação

A escola pública e o "homem-massa"

290
O sucesso escolar vai crescer, a olhos vistos, graças a métodos pedagógicos inconsequentes, provas de aferição e exames levianos e critérios de avaliação que tornam os alunos idiotas inimputáveis.
A página está a demorar muito tempo.