Mário Amorim Lopes

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2019

Desde o PREC que a direita não era tão necessária

635
Nunca foi tão importante como hoje ter uma direita aglutinada, focada, com norte, capaz de encontrar na pluralidade e na heterogeneidade das suas várias correntes a convergência para quebrar este fado
Política

Vencidos da vida

636
Há 200 anos que Portugal é uma chalaça. Mas o que verdadeiramente mata Portugal é a angústia de saber que não tinha e não tem de ser assim.
Serviço Nacional de Saúde

Quem nos salva de quem nos quer salvar?

549
Para o Bloco e para uma grande parte do PS a prioridade não são os utentes — daí a sua clamorosa ausência —, mas sim o projecto ideológico: o SNS como um fim em si mesmo, funcione bem ou funcione mal.
Política

De direita e liberal, sem a vossa licença

199
E o regime assim se foi mantendo. Ao mesmo tempo que se tentava marginalizar qualquer brecha de direita, os outros, os moderados, escreviam odes a Chavez e Maduro e denunciavam a ascensão dos radicais
Ministério da Saúde

A Venezuela aqui tão perto

165
O Ministério da Saúde, após banir as malfadadas chamuças e os vis rissóis dos hospitais aponta agora as baterias às farmácias, em particular àquelas que — imagine-se o despautério — praticam descontos
Descentralização

A doença do centralismo

Ninguém no seu perfeito juízo, e que não tenha vivido na União Soviética, acreditaria que milhões de pessoas submetiam currículos para um qualquer ministério que depois distribuía as pessoas pelo país
Serviço Nacional de Saúde

PPPs: pela sua saúde

197
Não há evidência que suporte reverter o modelo de PPPs em Saúde, restando o mero preconceito ideológico. Ora basear políticas públicas em preconceitos ideológicos não garante a saúde da população.
PSD

Por um PSD que não é de esquerda

909
Precisamos de uma direita moderna, liberal, democrática e burguesa, que represente os homens e as mulheres que não vivem do Estado nem para o Estado. Precisamos de uma direita que não seja de esquerda
Política

Eu, "racista cultural" me confesso

1018
Entramos no terreno pantanoso do relativismo cultural, em que não há culturas boas e más. Assim, que legitimidade existe para condenar alguém que decide forçar a filha à prática de excisão feminina?
Política

O Sistema

179
A classe média, que nem conhece o programa eleitoral dos populistas, vota neles. É a crença indelével no salvador disto tudo: «O tipo tem defeitos, sim, mas vai acabar com o regabofe», ouve-se por aí.
Porto

Um turista na mão ou dois portugueses a voar?

2060
O turismo trouxe um propósito à vida de muita gente. Antes dois dinamarqueses e uma neozelandesa nas ruas do Porto do que 10 "peritos" portugueses em urbanismo a enunciar as maleitas do turismo.
Governo

Imposto sucessório: o imposto mais imoral de todos

7779
Ao invés do que as gentes do Bloco e do PS julgam, o imposto sucessório não afectará as grandes fortunas, mas os pequenos aforradores, como o Sr José, que gostariam de deixar os filhos um pouco melhor
Saúde

Pelo alargamento da ADSE

185
Não considerando o alargamento da ADSE, existe o risco real de insustentabilidade desse sistema no actual quadro de benefícios e de contribuições. Esta questão não é, portanto, de somenos importância.
Crise do Petróleo

$30/barril. E agora?

217
O preço do petróleo vai manter-se tão baixo? E porquê? Como funciona o mercado e qual o peso da OPEP? Portugal ganha ou perde com preços baixos? Algumas explicações e as respostas possíveis.
Saúde

O melhor SNS do mundo?

165
Tanto em Espanha como em Itália a despesa total em saúde, em % do PIB, é inferior à de Portugal. No caso particular de Espanha, há melhores indicadores com menos enfermeiros e menos médicos no activo.
Serviço Nacional de Saúde

É urgente rever o acesso às urgências

119
O custo/hora de uma urgência hospitalar é muito superior ao de uma consulta normal. Mais: o recurso permanente a estes serviços põe em causa a boa prestação de cuidados a casos efectivamente urgentes
Futuro da Grécia

A única saída possível é sair

847
A permanência da Grécia no euro abriria um perigoso precedente com elevado risco moral. Isto é, provaria que o populismo e a quebra das regras de um projecto comum são ferramentas negociais eficazes.
Reino Unido

Bem vindo à Europa

118
A União Europeia tem incontáveis defeitos, mas a livre circulação de pessoas, de bens e de serviços não é um deles. Assim como a comunhão de diferentes credos, ideais, culturas e línguas.
Economia

Seia e Gouveia. E Vítor Bento.

273
Se existe uma lição a retirar tanto da análise de Vítor Bento, como do paralelo entre Seia e Gouveia, é que nenhum artifício monetário ou fiscal consegue resolver problemas da economia real.
Drogas

Legalize it?

130
Este é um bom momento, como qualquer outro, para discutir a despenalização de drogas leves. No Colorado e em Washington já o fizeram, e o balanço parece ser positivo.
A página está a demorar muito tempo.