535kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Mário Amorim Lopes

Convidado

Artigos publicados

Alojamento Local

O Porto é das suas e de todas as gentes

Pode dizer-se que todo este turismo, todo este alojamento local, está a desvirtuar aquilo que era o Porto Porto, o Porto das suas gentes, o nosso Porto. Estarão olvidados de que aqui não havia gentes.
Serviço Nacional de Saúde

Um SNS para o século XXI

Ao contrário dos mitos, a reforma profunda do SNS não implica a sua privatização. Implica, sim, que os organismos sejam dotados dos meios e incentivos para uma gestão racional e eficiente dos recursos
Pandemia

E todos os outros, Miguel?

É fácil alinhar com a manutenção deste estado de sítio sanitário; difícil é ser das poucas vozes que nos recordam de que há mais vida, ou tem de haver, para além da Covid-19.
Pandemia

A Rerum Novarum de Louçã

Aquilo que o dr. Louçã vendia como uma negociata da iniciativa privada é, na verdade, um hospital do sector social, gerido por uma IPSS que não tem fins lucrativos.
Legislativas 2019

Desde o PREC que a direita não era tão necessária

Nunca foi tão importante como hoje ter uma direita aglutinada, focada, com norte, capaz de encontrar na pluralidade e na heterogeneidade das suas várias correntes a convergência para quebrar este fado
Política

Vencidos da vida

Há 200 anos que Portugal é uma chalaça. Mas o que verdadeiramente mata Portugal é a angústia de saber que não tinha e não tem de ser assim.
Serviço Nacional de Saúde

Quem nos salva de quem nos quer salvar?

Para o Bloco e para uma grande parte do PS a prioridade não são os utentes — daí a sua clamorosa ausência —, mas sim o projecto ideológico: o SNS como um fim em si mesmo, funcione bem ou funcione mal.
Política

De direita e liberal, sem a vossa licença

E o regime assim se foi mantendo. Ao mesmo tempo que se tentava marginalizar qualquer brecha de direita, os outros, os moderados, escreviam odes a Chavez e Maduro e denunciavam a ascensão dos radicais
Ministério da Saúde

A Venezuela aqui tão perto

O Ministério da Saúde, após banir as malfadadas chamuças e os vis rissóis dos hospitais aponta agora as baterias às farmácias, em particular àquelas que — imagine-se o despautério — praticam descontos
Descentralização

A doença do centralismo

Ninguém no seu perfeito juízo, e que não tenha vivido na União Soviética, acreditaria que milhões de pessoas submetiam currículos para um qualquer ministério que depois distribuía as pessoas pelo país
Serviço Nacional de Saúde

PPPs: pela sua saúde

Não há evidência que suporte reverter o modelo de PPPs em Saúde, restando o mero preconceito ideológico. Ora basear políticas públicas em preconceitos ideológicos não garante a saúde da população.
PSD

Por um PSD que não é de esquerda

Precisamos de uma direita moderna, liberal, democrática e burguesa, que represente os homens e as mulheres que não vivem do Estado nem para o Estado. Precisamos de uma direita que não seja de esquerda
Política

Eu, "racista cultural" me confesso

Entramos no terreno pantanoso do relativismo cultural, em que não há culturas boas e más. Assim, que legitimidade existe para condenar alguém que decide forçar a filha à prática de excisão feminina?
Política

O Sistema

A classe média, que nem conhece o programa eleitoral dos populistas, vota neles. É a crença indelével no salvador disto tudo: «O tipo tem defeitos, sim, mas vai acabar com o regabofe», ouve-se por aí.
Porto

Um turista na mão ou dois portugueses a voar?

O turismo trouxe um propósito à vida de muita gente. Antes dois dinamarqueses e uma neozelandesa nas ruas do Porto do que 10 "peritos" portugueses em urbanismo a enunciar as maleitas do turismo.
Governo

Imposto sucessório: o imposto mais imoral de todos

Ao invés do que as gentes do Bloco e do PS julgam, o imposto sucessório não afectará as grandes fortunas, mas os pequenos aforradores, como o Sr José, que gostariam de deixar os filhos um pouco melhor
Saúde

Pelo alargamento da ADSE

Não considerando o alargamento da ADSE, existe o risco real de insustentabilidade desse sistema no actual quadro de benefícios e de contribuições. Esta questão não é, portanto, de somenos importância.
Crise do Petróleo

$30/barril. E agora?

O preço do petróleo vai manter-se tão baixo? E porquê? Como funciona o mercado e qual o peso da OPEP? Portugal ganha ou perde com preços baixos? Algumas explicações e as respostas possíveis.
Saúde

O melhor SNS do mundo?

Tanto em Espanha como em Itália a despesa total em saúde, em % do PIB, é inferior à de Portugal. No caso particular de Espanha, há melhores indicadores com menos enfermeiros e menos médicos no activo.
Serviço Nacional de Saúde

É urgente rever o acesso às urgências

O custo/hora de uma urgência hospitalar é muito superior ao de uma consulta normal. Mais: o recurso permanente a estes serviços põe em causa a boa prestação de cuidados a casos efectivamente urgentes

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.