456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Miguel de Castro Neto

Convidado

Miguel de Castro Neto é Professor Auxiliar e Subdiretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, onde criou o NOVA Cidade - Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana. Dirige o Mestrado em Gestão de Informação e as Pós-Graduações em Smart Cities e Busines Analytics for Hospitality and Tourism. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos e Personalidade Smart Cities do Ano 2017 (Green Business Week/Fundação AIP). Membro Conselheiro da Ordem do Engenheiros, fundador e Vice-Presidente da Data Science Portuguese Asssociation, membro da Plataforma para o Crescimento Sustentável, Presidente do Conselho Técnico-Científico da Vissaium XXI - Associação para o Desenvolvimento de Viseu e ex-Presidente do Conselho de Curadores do Festival Terras Sem Sombra. Desenvolve o seu trabalho de investigação e ensino na área da Business Intelligence e das Smart Cities, com destaque para a criação do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence da NOVA IMS, atualmente classificado como o "World Best Master Program in Business Intelligence" pelo ranking internacional Eduniversal, onde leciona as unidades curriculares de Business Intelligence.

Artigos publicados

Internet

Acessibilidade digital – um direito fundamental

Ainda vamos a tempo de fazer a diferença. Há que tirar partido desta oportunidade única para construir o futuro hoje e fazer da acessibilidade digital um direito fundamental em Portugal.
Mobilidade urbana

Covid em movimento: desafios da mobilidade urbana

Quando vemos notícias como o infetado que foi à padaria e ao supermercado, temos de nos perguntar se não devíamos colocar ao serviço do interesse público abordagens mais efetivas de controlo.
Inovação

Dados, o novo ouro dos tolos

Os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão.
Sustentabilidade

O que podemos aprender com o lince ibérico

Portugal precisa de uma nova visão de território, um território inteligente e inclusivo em que o desenvolvimento está intimamente interligado com o aumento da sustentabilidade e da resiliência.
Cidades

"Smart Tourism" - turismo numa cidade inteligente

Como é que as novas tecnologias podem dinamizar o turismo, criar valor e, ao mesmo tempo, respeitar o cidadão, num contexto de uma "cidade inteligente". Miguel de Castro Neto dá algumas pistas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.