236kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Miguel de Castro Neto

Convidado

Miguel de Castro Neto é Professor Auxiliar e Subdiretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, onde criou o NOVA Cidade - Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana. Dirige o Mestrado em Gestão de Informação e as Pós-Graduações em Smart Cities e Busines Analytics for Hospitality and Tourism. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos e Personalidade Smart Cities do Ano 2017 (Green Business Week/Fundação AIP). Membro Conselheiro da Ordem do Engenheiros, fundador e Vice-Presidente da Data Science Portuguese Asssociation, membro da Plataforma para o Crescimento Sustentável, Presidente do Conselho Técnico-Científico da Vissaium XXI - Associação para o Desenvolvimento de Viseu e ex-Presidente do Conselho de Curadores do Festival Terras Sem Sombra. Desenvolve o seu trabalho de investigação e ensino na área da Business Intelligence e das Smart Cities, com destaque para a criação do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence da NOVA IMS, atualmente classificado como o "World Best Master Program in Business Intelligence" pelo ranking internacional Eduniversal, onde leciona as unidades curriculares de Business Intelligence.

Artigos publicados

Internet

Acessibilidade digital – um direito fundamental

171
Ainda vamos a tempo de fazer a diferença. Há que tirar partido desta oportunidade única para construir o futuro hoje e fazer da acessibilidade digital um direito fundamental em Portugal.
Mobilidade urbana

Covid em movimento: desafios da mobilidade urbana

208
Quando vemos notícias como o infetado que foi à padaria e ao supermercado, temos de nos perguntar se não devíamos colocar ao serviço do interesse público abordagens mais efetivas de controlo.
Inovação

Dados, o novo ouro dos tolos

248
Os dados em si não possuem valor, o valor decorre do seu uso ou, mais concretamente, quando através do seu processamento somos capazes de criar informação que suporta a tomada de decisão.
Sustentabilidade

O que podemos aprender com o lince ibérico

321
Portugal precisa de uma nova visão de território, um território inteligente e inclusivo em que o desenvolvimento está intimamente interligado com o aumento da sustentabilidade e da resiliência.
Cidades

"Smart Tourism" - turismo numa cidade inteligente

625
Como é que as novas tecnologias podem dinamizar o turismo, criar valor e, ao mesmo tempo, respeitar o cidadão, num contexto de uma "cidade inteligente". Miguel de Castro Neto dá algumas pistas.
A página está a demorar muito tempo.