268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Miguel Pinheiro

Colunista

Sou diretor executivo do Observador desde Fevereiro de 2016. Comecei a trabalhar em jornalismo no semanário O Diabo, passei pelo diário A Capital e fui director-adjunto do jornal 24Horas. Durante nove anos, fui director da revista Sábado.

Artigos publicados

Touradas

Todos têm de pensar como esta esquerda urbana? /premium

135
Podemos ser o país com as fronteiras mais antigas da Europa — mas os portugueses não pensam todos da mesma maneira. Os espíritos que habitam no Palácio da Ajuda querem acabar com isso.
Coronavírus

Resposta a Henrique Pereira dos Santos

Lamento que alguém que pretende ensinar aos outros o que é “a essência do jornalismo” conheça tão mal o dia a dia do jornalismo que se pratica numa redação com a qual se cruzou.
Coronavírus

É hora de despedir um general /premium

647
Graça Freitas cometeu dois erros fatais. Um foi político, ao não querer divulgar o parecer sobre o Avante. O outro foi técnico, por causa da norma sobre o isolamento de crianças. Devia sair já.
Governo

Somos o país do nevoeiro político /premium

508
Quando um regime se transforma num nevoeiro destinado a proteger e beneficiar quem tem poder, os eleitores tornam-se bibelôs. Talvez seja oportuno lembrar que ninguém gosta de ser um bibelô.
25 de Abril

Sempre foi assim: é a época de caça ao "fascista" /premium

892
Os radicais à esquerda tentam todos os anos impor o 25 de Abril e o 1.º de Maio não como uma celebração, mas como uma prova de poder. E as provas de poder, como se sabe, precisam de inimigos.
Óbito

O Vasco Pulido Valente gostava de nós /premium

174
Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
Partido LIVRE

A culpa de Rui Tavares, o líder fantasma do Livre /premium

142
Cumprindo a vontade de Rui Tavares, o Livre não tem líder nem presidente — não há ninguém que mande no partido. Mas, como se comprovou mais uma vez este sábado, quando ninguém manda sobram os berros.
CDS-PP

"Chicão" e Pedro Nuno: a mesma luta /premium

Perante um problema auto-infligido, Francisco Rodrigues dos Santos, candidato a líder do CDS, mimetizou as respostas de Pedro Nuno Santos no Familygate. E ainda dizem que não há consensos na política.
Corrupção

O que o PS profundo pode aprender com o Brasil /premium

António Campos, que vem do PS profundo, atacou as ideias da ministra da Justiça sobre corrupção com a frase “Aprendam com o que se passa no Brasil”. É um bom conselho. Vamos a isso.
Rui Rio

Os explosivos votos em branco de Rui Rio /premium

Sem o combustível da luta política, os votos em branco são apenas uma curiosidade. Além de criar artificialmente um novo problema ao regime, Rui Rio quer colocar-lhe um cinto de explosivos.
Igualdade de Género

O CDS fecha-se na casa de banho /premium

1427
À esquerda, há muitos devaneios relativos à igualdade de género que o CDS podia criticar. Mas, neste caso, preferiu criar um mundo de fantasia para poder ficcionar uma guerra cultural que não existe.
Presidente Marcelo

O que Marcelo não explicou no 10 de junho /premium

285
Se os portugueses são de facto “os melhores” individualmente, então porque é que, colectivamente, não conseguem o mesmo? Quais os bloqueios que impedem Portugal de ser tão bom como os portugueses?
Eleições Europeias

O vazio que alimenta o PAN /premium

755
Os 5,1% que o PAN teve este domingo nas eleições europeias são um aviso. E um aviso sério. Os partidos do sistema estão a ignorar um dos temas que mais preocupa os eleitores jovens: o ambiente.
Eleições Europeias

O que seria de nós sem a Europa? Não queiram saber /premium

441
O último debate com os candidatos a eurodeputados parecia uma entrevista de emprego para cangalheiro da UE. Nenhum sabe (ou quer) explicar que, sem a Europa, seríamos muito mais pobres e menos livres.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo: a mais longa nota de suicídio da História /premium

1114
Há uma coisa que Berardo não percebeu: mesmo num país como Portugal há limites. Pode demorar uma semana, um mês ou um ano, mas o jogo acabou. O regime não pode sobreviver com Berardo a rir-se.
António Costa

A foto mostra que a direita perdeu a cabeça /premium

668
Depois de serem apanhados numa fotografia com o PCP e o BE a negociar a mãe de todas as devoluções de rendimentos, CDS e PSD refugiaram-se no argumento clássico: “Queridos, isto não é o que parece”.
Extremismo

Como é que se diz "geringonça" em francês? /premium

181
Pedro Marques foi avisado pelo seu ídolo europeu: os moderados não devem aliar-se aos extremistas de esquerda e direita que querem "destruir a UE". Mas o PS é muito diferente em Bruxelas e em Lisboa.
Ditadura

Obiang, mais um dos nossos ditadores de estimação /premium

Os políticos portugueses não vivem grandes dilemas morais quando se dão com os seus ditadores de estimação. Mas para tudo há limites. Já é tempo de Portugal e a CPLP colocarem Obiang na rua.
PCP

PCP e Salvini, a mesma luta /premium

374
Quem acha que não há partidos populistas em Portugal devia ouvir o eurodeputado do PCP João Ferreira. Nacionalismo económico? Isolacionismo? Ataque às elites? Mentalidade de cerco? Está lá tudo.
António Costa

"Não fui eu!", "Anita" e outras histórias infantis /premium

1294
Os eleitores estavam sentados em silêncio quando, de repente, CATAPUM!, António Costa veio explicar porque é que tem 11 motoristas no seu gabinete. Parece que a culpa não é dele — é do leopardo.
A página está a demorar muito tempo.