Miguel Pinheiro

Convidado

Sou diretor executivo do Observador desde Fevereiro de 2016. Comecei a trabalhar em jornalismo no semanário O Diabo, passei pelo diário A Capital e fui director-adjunto do jornal 24Horas. Durante nove anos, fui director da revista Sábado. Pelo meio, escrevi uns livros.

Artigos publicados

Rui Rio

Os explosivos votos em branco de Rui Rio /premium

Sem o combustível da luta política, os votos em branco são apenas uma curiosidade. Além de criar artificialmente um novo problema ao regime, Rui Rio quer colocar-lhe um cinto de explosivos.
Igualdade de Género

O CDS fecha-se na casa de banho /premium

1427
À esquerda, há muitos devaneios relativos à igualdade de género que o CDS podia criticar. Mas, neste caso, preferiu criar um mundo de fantasia para poder ficcionar uma guerra cultural que não existe.
Presidente Marcelo

O que Marcelo não explicou no 10 de junho /premium

285
Se os portugueses são de facto “os melhores” individualmente, então porque é que, colectivamente, não conseguem o mesmo? Quais os bloqueios que impedem Portugal de ser tão bom como os portugueses?
Eleições Europeias

O vazio que alimenta o PAN /premium

755
Os 5,1% que o PAN teve este domingo nas eleições europeias são um aviso. E um aviso sério. Os partidos do sistema estão a ignorar um dos temas que mais preocupa os eleitores jovens: o ambiente.
Eleições Europeias

O que seria de nós sem a Europa? Não queiram saber /premium

441
O último debate com os candidatos a eurodeputados parecia uma entrevista de emprego para cangalheiro da UE. Nenhum sabe (ou quer) explicar que, sem a Europa, seríamos muito mais pobres e menos livres.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo: a mais longa nota de suicídio da História /premium

1114
Há uma coisa que Berardo não percebeu: mesmo num país como Portugal há limites. Pode demorar uma semana, um mês ou um ano, mas o jogo acabou. O regime não pode sobreviver com Berardo a rir-se.
António Costa

A foto mostra que a direita perdeu a cabeça /premium

668
Depois de serem apanhados numa fotografia com o PCP e o BE a negociar a mãe de todas as devoluções de rendimentos, CDS e PSD refugiaram-se no argumento clássico: “Queridos, isto não é o que parece”.
Extremismo

Como é que se diz "geringonça" em francês? /premium

181
Pedro Marques foi avisado pelo seu ídolo europeu: os moderados não devem aliar-se aos extremistas de esquerda e direita que querem "destruir a UE". Mas o PS é muito diferente em Bruxelas e em Lisboa.
Ditadura

Obiang, mais um dos nossos ditadores de estimação /premium

Os políticos portugueses não vivem grandes dilemas morais quando se dão com os seus ditadores de estimação. Mas para tudo há limites. Já é tempo de Portugal e a CPLP colocarem Obiang na rua.
PCP

PCP e Salvini, a mesma luta /premium

374
Quem acha que não há partidos populistas em Portugal devia ouvir o eurodeputado do PCP João Ferreira. Nacionalismo económico? Isolacionismo? Ataque às elites? Mentalidade de cerco? Está lá tudo.
António Costa

"Não fui eu!", "Anita" e outras histórias infantis /premium

1294
Os eleitores estavam sentados em silêncio quando, de repente, CATAPUM!, António Costa veio explicar porque é que tem 11 motoristas no seu gabinete. Parece que a culpa não é dele — é do leopardo.
Presidente Marcelo

Quer falar com o Presidente? Berre-lhe ao ouvido /premium

216
Quem se sentir injustiçado pelo governo, pela banca ou pelo universo só precisa de fazer uma espera a Marcelo e berrar-lhe ao ouvido com televisões por perto. Como se vê com os lesados do BES, resulta
Governo

As confusões do nepotismo na política /premium

1135
Pedro Nuno Santos escreveu que “ninguém deve ser prejudicado na sua vida profissional por causa do marido, da mulher, da mãe ou do pai”. Está quase tudo errado nestas 19 palavras.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: a direita e a esquerda estão enganadas /premium

171
Há um número que está sempre na cabeça de Marcelo: 70,35%. Foi a percentagem que Soares conseguiu quando se recandidatou a Belém — e Marcelo quer superá-la. Depois de conseguir, tudo muda.
Abusos na Igreja

O Observador e os abusos na Igreja

Como foi feito e por que foi feito o trabalho especial do Observador sobre abusos sexuais na Igreja portuguesa? Quais são as dúvidas e críticas dos leitores? E quais são as nossas respostas?
PS

O terrível regresso da "Europa da troika" /premium

300
Nas eleições europeias, o PS é contra a "Europa da troika", contra a "Europa dos populistas" e contra a "Europa do Brexit". Ou seja: é uma soma de confusões, contradições e baralhações.
PCP

Difamação! Calúnia! Perseguição! /premium

298
Para o PCP, os jornalistas incómodos são “preconceituosos”, “provocadores”, “ridículos”, “rasteiros” (pausa para respirar), “insidiosos” e (o meu preferido, de longe) “repugnantes”.
Caixa Geral de Depósitos

A CGD e o palácio de Berardo (com Goucha dentro) /premium

3050
Oito dias depois de ser conhecida a auditoria à Caixa, Berardo, um dos grandes devedores do banco, mostrou um dos seus palácios a Manuel Luís Goucha. Como sabem todos os patriotas, Portugal é assim.
PSD

Cá a direita vale menos do que na Venezuela? /premium

403
Se o PSD é um partido de esquerda, então a direita em Portugal está reduzida ao CDS. Ou seja, vale 7%. Ou menos. Como nem na Venezuela a direita é tão tristemente exígua, alguém anda enganado.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo e os nossos queridos "populistas" /premium

243
O discurso do Presidente da República foi um alerta contra os "extremismos" que podem vir aí ou contra os "extremismos" que já estão cá dentro? Eu não tenho dúvidas (mas há quem tenha).
A página está a demorar muito tempo.