456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Miguel Pinheiro

Colunista

Sou diretor executivo do Observador desde Fevereiro de 2016. Comecei a trabalhar em jornalismo no semanário O Diabo, passei pelo diário A Capital e fui director-adjunto do jornal 24Horas. Durante nove anos, fui director da revista Sábado.

Artigos publicados

Touradas

Todos têm de pensar como esta esquerda urbana?

Podemos ser o país com as fronteiras mais antigas da Europa — mas os portugueses não pensam todos da mesma maneira. Os espíritos que habitam no Palácio da Ajuda querem acabar com isso.
Coronavírus

Resposta a Henrique Pereira dos Santos

Lamento que alguém que pretende ensinar aos outros o que é “a essência do jornalismo” conheça tão mal o dia a dia do jornalismo que se pratica numa redação com a qual se cruzou.
Coronavírus

É hora de despedir um general

Graça Freitas cometeu dois erros fatais. Um foi político, ao não querer divulgar o parecer sobre o Avante. O outro foi técnico, por causa da norma sobre o isolamento de crianças. Devia sair já.
Governo

Somos o país do nevoeiro político

Quando um regime se transforma num nevoeiro destinado a proteger e beneficiar quem tem poder, os eleitores tornam-se bibelôs. Talvez seja oportuno lembrar que ninguém gosta de ser um bibelô.
25 de Abril

Sempre foi assim: é a época de caça ao "fascista"

Os radicais à esquerda tentam todos os anos impor o 25 de Abril e o 1.º de Maio não como uma celebração, mas como uma prova de poder. E as provas de poder, como se sabe, precisam de inimigos.
Óbito

O Vasco Pulido Valente gostava de nós

Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
Partido LIVRE

A culpa de Rui Tavares, o líder fantasma do Livre

Cumprindo a vontade de Rui Tavares, o Livre não tem líder nem presidente — não há ninguém que mande no partido. Mas, como se comprovou mais uma vez este sábado, quando ninguém manda sobram os berros.
CDS-PP

"Chicão" e Pedro Nuno: a mesma luta

Perante um problema auto-infligido, Francisco Rodrigues dos Santos, candidato a líder do CDS, mimetizou as respostas de Pedro Nuno Santos no Familygate. E ainda dizem que não há consensos na política.
Corrupção

O que o PS profundo pode aprender com o Brasil

António Campos, que vem do PS profundo, atacou as ideias da ministra da Justiça sobre corrupção com a frase “Aprendam com o que se passa no Brasil”. É um bom conselho. Vamos a isso.
Rui Rio

Os explosivos votos em branco de Rui Rio

Sem o combustível da luta política, os votos em branco são apenas uma curiosidade. Além de criar artificialmente um novo problema ao regime, Rui Rio quer colocar-lhe um cinto de explosivos.
Igualdade de Género

O CDS fecha-se na casa de banho

À esquerda, há muitos devaneios relativos à igualdade de género que o CDS podia criticar. Mas, neste caso, preferiu criar um mundo de fantasia para poder ficcionar uma guerra cultural que não existe.
Presidente Marcelo

O que Marcelo não explicou no 10 de junho

Se os portugueses são de facto “os melhores” individualmente, então porque é que, colectivamente, não conseguem o mesmo? Quais os bloqueios que impedem Portugal de ser tão bom como os portugueses?
Eleições Europeias

O vazio que alimenta o PAN

Os 5,1% que o PAN teve este domingo nas eleições europeias são um aviso. E um aviso sério. Os partidos do sistema estão a ignorar um dos temas que mais preocupa os eleitores jovens: o ambiente.
Eleições Europeias

O que seria de nós sem a Europa? Não queiram saber

O último debate com os candidatos a eurodeputados parecia uma entrevista de emprego para cangalheiro da UE. Nenhum sabe (ou quer) explicar que, sem a Europa, seríamos muito mais pobres e menos livres.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo: a mais longa nota de suicídio da História

Há uma coisa que Berardo não percebeu: mesmo num país como Portugal há limites. Pode demorar uma semana, um mês ou um ano, mas o jogo acabou. O regime não pode sobreviver com Berardo a rir-se.
António Costa

A foto mostra que a direita perdeu a cabeça

Depois de serem apanhados numa fotografia com o PCP e o BE a negociar a mãe de todas as devoluções de rendimentos, CDS e PSD refugiaram-se no argumento clássico: “Queridos, isto não é o que parece”.
Extremismo

Como é que se diz "geringonça" em francês?

Pedro Marques foi avisado pelo seu ídolo europeu: os moderados não devem aliar-se aos extremistas de esquerda e direita que querem "destruir a UE". Mas o PS é muito diferente em Bruxelas e em Lisboa.
Ditadura

Obiang, mais um dos nossos ditadores de estimação

Os políticos portugueses não vivem grandes dilemas morais quando se dão com os seus ditadores de estimação. Mas para tudo há limites. Já é tempo de Portugal e a CPLP colocarem Obiang na rua.
PCP

PCP e Salvini, a mesma luta

Quem acha que não há partidos populistas em Portugal devia ouvir o eurodeputado do PCP João Ferreira. Nacionalismo económico? Isolacionismo? Ataque às elites? Mentalidade de cerco? Está lá tudo.
António Costa

"Não fui eu!", "Anita" e outras histórias infantis

Os eleitores estavam sentados em silêncio quando, de repente, CATAPUM!, António Costa veio explicar porque é que tem 11 motoristas no seu gabinete. Parece que a culpa não é dele — é do leopardo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.